Só quem foi criança nos anos 90, sabe a alegria de chegar da escola e ligar a televisão na Cultura. Diferente dos demais canais, ela transmitia desenhos aparentemente bobinhos. Os quais, na verdade, carregavam muitas lições importantes! Lições essas, que ajudaram a moldar o caráter de toda uma geração.
Rupert
Feito entre 1991 e 1997, por produtoras do Canadá, França e Reino Unido, o desenho narra as aventuras de Rupert, um urso branco bastante inteligente e espirituoso, que tem muitos amigos em todos os cantos do planeta.
Apesar de morar num pequeno vilarejo de origem medieval, chamado Nozópolis, o protagonista gosta de viajar pelo mundo. Descobrindo novas culturas, vivendo grandes aventuras, desvendando mistérios e desmascarando vilões.
A cultura nórdica dos países europeus exerce influência no visual do desenho, com muitos castelos, cidadelas e vestimentas. Isso além de personagens como duendes e o monstro do Lago Ness.
As Aventuras de Babar
Baseada nos livros de Jean de Brunhoff e Laurent de Brunhoff, a série conta a história de Babar, um jovem elefante que acaba se tornando rei.
A bela trama do desenho foca no simpático paquiderme narrando suas aventuras de infância para os filhos Pom, Flora e Alexander. Como, por exemplo, os constantes embates contra o rinoceronte Rataxés e a fundação da linda capital do reino, Celesteville.
Bouli
Bouli é uma série animada de televisão elaborada, originalmente, na França entre 1989 e 1991.
Nela a Lua traz à vida, magicamente, o personagem principal e seus amigos, todos bonecos de neve, impedindo-os de derreter.
Eles vivem numa pitoresca vila escondida na floresta. Sendo o principal objetivo do protagonista se tornar bom para os outros, ajudá-los, sorrir e envolvê-los numa variedade de atividades e peripécias. Incluindo viagens marítimas, esqui, patinação no gelo, culinária, música, dentre outras.
Doug
Produzido pela Nickelodeon entre 1991 e 1994, o desenho acompanha a história de Doug Funnie. Um jovem tímido, porém cheio de imaginação, que mora na cidade fictícia de Bluffington.
Ao lado do seu cachorro de estimação, Costelinha, e de seu melhor amigo, Skeeter Valentine, ele tenta não parecer um perdedor no colégio, ao mesmo tempo em que vive uma paixão platônica pela simpática Patti Maionese.
O Pequeno Urso
Concebida pela Nelvana entre 1995 e 2003, a animação gira em torno das travessuras do Pequeno Urso e seus amigos. Os quais moram numa floresta e vivem desde problemas comuns do cotidiano, até situações mágicas e fantásticas que ocorrem no decorrer do seu dia a dia.
O personagem tema da trama reside com os seus pais, em uma bela cabana na mata. Sendo o Papai-Urso e a Mamãe-Urso, figuras sempre presentes durante toda a série.
As Aventuras de Tintim
A série, baseada nos famosos quadrinhos do belga Hergé e concebida entre 1991 e 1992, segue as investigações do jovem e inteligente repórter. Cujo qual, na companhia de seu fiel cachorrinho Milu, viaja pelo mundo em busca das mais intrigantes matérias.
Além de desvendar mistérios, Tintim faz muitos amigos inesquecíveis durante suas aventuras. Como o rabugento Capitão Haddock, o excêntrico Professor Girassol e os atrapalhados detetives Dupond e Dupont. Que ajudam-no a enfrentar todo tipo de inimigos singulares!
Animais do Bosque dos Vinténs
Praticamente uma versão infantil de Game of Thrones, a animação baseada nos livros escritos por Colin Dann foi produzida pela Telemagination em 1993.
Dona de uma trilha sonora emocionante, belos traços e história para lá de intensa, o desenho acompanha a jornada do grupo de animais nativos do Bosque dos Vinténs até a sua nova casa, o Parque da Corsa Branca.
Desalojados graças à destruição causada pelos humanos, liderados pela Raposa e guiados pelo Sapo (o único a conhecer o caminho do Parque), eles cruzam campos envenenados, rios caudalosos, estradas movimentadas, áreas de caça, predadores cruéis e diversas outras ameaças mortais no trajeto.
Deixando amigos pelo caminho e torcendo para não serem as próximas vitimas da impiedosa marcha!
Conheça nosso canal no YouTube: