Olá Leitores do Teoria Geek. Hoje estou aqui para falar um pouco da minha infância e de muitos é claro rs. Quando eu era mais novo, acredito que muitos faziam isso na época dos Arcades nos bares, gastava o troco do pão nos fliperamas, e um gênero de game muito famoso na época era o Beat ‘Em Up, tais como os clássicos como Final Fight, Venddeta, The Punisher, Double Dragon, entre outros… todos games do estilo Beat ‘em Up.

Pensando nisso elaborei um top 10 dos melhores games Beat ‘em Up: A ordem dos jogos não significa muito que um é realmente melhor que o outro, afinal todos são ótimos títulos.
Então sem mais demora, vamos começar…

Em 10° Lugar temos: Double Dragon
Taito
Ano: 1987

A historia do game se passa em uma
Nova York  paralela, onde foi tomada pela criminalidade, em uma bela manhã de sol a namorada de Billy Lee é seqüestrada por uma oraganização chamada black warriors e cabe a você ir resgatá-la, mas você não está sozinho seu irmão Jimmy irá ajudá-lo.

O jogo possui uma mecânica simples composta de três comandos  ( soco , chute e pulo) é possível desferir combos alternando entre esses botões.

Este game é um marco na história do gênero e possui várias versões e continuações, altamente recomendado para quem gosta de um bom desafio e que curte o gênero. Double Dragon é considerado um dos primeiros exemplos de sucesso do gênero, culminando na criação de duas sequências para arcade e várias versões. Com certeza uma inspiração para muitos outros títulos futuros.

//youtu.be/rTy6NS7Bciw

9° Lugar: The Punisher
Capcom
Ano: 1993

Com uma história ótima e desafio intenso, o game não poderia ficar de fora da lista.

No jogo você assume Frank Castlle na luta contra o crime organizado e em caso de multiplayer, seu parceiro assumira o lugar Nick Fury o chefão da shield (uma organização secreta que combate o crime, hoje muito mais conhecida, graças aos filmes da Marvel rs). O jogo é ótimo em tudo, gráficos,jogabilidade ( que não muda muita coisa em relação aos demais jogos do gênero) e desafio, que nunca falta neste jogo , recomendadíssimo.

//youtu.be/D1zubjFpvQk

8° Lugar: The Simpsons
Konami
Ano: 1991

Com certeza um dos jogos mais divertidos do gênero.

Densenvolvido pela Konami o jogo The Simpsons é um clássico do gênero, a história começa quando a Megg é sequestrada e cabe a voce escolher um membro desta familia muito loca para ir resgatá-la. A mecanica do jogo é ótima variando entre botões de ataques e pulos que quando combinados geram um movimento especial, gráficos são bons (lembrando de forma satisfatória os traços da animação), pelo menos o desta fase da série, pois nesta época, a animação não tinha um traço tão caprichado ou trabalhado como viria a ter futuramente. O jogo possui um arsenal de armas interessantes que variam de personagens, por exemplo com Marge você tem um aspirador de pó como arma especial, já com Homer voce possui uma bola de boliche, Bart tem o seu Skate e Lisa sua corda de pular.

Um ótimo game tanto para quem não é fã da série quanto para quem curte a série. Um dos jogos de arcade que pode utilizar maquinas para 4 jogadores simultaneamente.

//youtu.be/-BFYzVNgRRQ

7° Lugar: Venddeta
Konami
Ano: 1991

Enredo não muito original e bem clichê, mas com suas qualidades que o credenciam a entrar na lista.

Em uma cidade com cara de Nova York existem duas gangues rivais, os cobras e os dead end. Em uma bela manhã de sol sequestram a pobre Kate que fazia parte dos cobras resultado: briga de rua. Quatro malucos revoltados e corajosos partem para ir salvá-la e cabe a você escolher quem vai ser o revoltado para fazer esta tarefa.

O jogo não é facil talvez seja um dos mais dificeis que esteja nesta matéria, com gráficos medianos e  uma jogabilidade bem inteligente, um pouco travada, o que é bom, pois deixa as coisas menos fáceis, o game não faz feio e mostra que a konami tem capacidade e criatividade com o gênero. Destaque para os chefes de fase, bem criativos e que deixam a experiência de gameplay mais divertida. Esse jogo possui uma versão no Ocidente e outra no Japão, com algumas pequenas mudanças.

//youtu.be/8XiD-okU6GY

6° Lugar: Golden Axe
Sega
Ano: 1989

No game, o jogador pode controlar Ax Battler, um bárbaro, Tyris Flare, uma amazona, e Gilius Thunderhead, um anão. Durante o gameplay, além de executar golpes físicos, como dar espadadas ou voadoras, era possível utilizar magias que variavam de personagem para personagem, com certeza um diferencial para a época, você ficava curioso para ver como eram todas as magias de todos os personagens. A mais marcante delas, sem dúvida, era o dragão que Tyris evocava após coletar o máximo de magia possível. Outro diferencial, pode se dizer que é o enredo e a época em que o game se passava, com certeza um frescor para o gênero. Outra ótima possibilidade do game, era a possibilidade de montaria, você podia subir em dragões e utilizá-los contra os inimigos, mas eles podiam fazer o mesmo, inclusive derrubando você para tomar seu lugar. Com certeza um ótimo título e merece entrar na lista.

//youtu.be/1v7VL4P4tbI

5° Lugar: Captain Commando
Capcom
Ano: 1991

O jogo traz a jornada do Team Commando na luta contra o terrível Genocide. O game traz um alto índice de diversão, pois possui uma ação intensa que é levada desde o primeiro estágio que se passa em uma rua até o último em um planeta chamado Callisto.

O game é um tradicional beat em up trazendo a velha mecânica de dois botões ( soco, chute e pulo ) com a possibilidade de se fazer um movimento especial combinando os botões. Os personagens do game são um show à parte, trazendo uma múmia (Jannet) um bebê super inteligente montado em um robô ( Hoover), um verdadeiro shinobi ( Ginzu ou Sho na versão japa ) e claro o bonitão que esta no meio da capa (Captain Commando). Cada um deles tem itens diferentes e métodos de utilização diferentes trazendo assim uma jogatina meio diversificada. A diversidade de inimigos é um outro ponto positivo do game, e algumas semelhanças com outra franquia conhecida por todos nós, produzido pela mesma empresa, que iremos encontrar em breve em nossa lista.

//youtu.be/ta2UnwzcPLg

4° Lugar: Teenage Mutant Ninja Turtles ll The arcade game
Konami
Ano: 1989

Este game foi lançado em 1989 pela Konami, no momento em que as Tartarugas alcançavam o estrelato absoluto e não houve um garoto sequer que não tenha tido um ataque histérico feito uns loucos quando via esta máquina nos fliperamas! Sério, ainda mais com a possibilidade de jogar 4 jogadores ao mesmo tempo, era uma febre.
Turtles era um beat’em up com mecanismos bastante simples, similares aos de Final Fight: Um botão para ataque outro para pulo e era isso.

As tartarugas possuiam um repertório de ataques bem vasto, com arremessos, diferentes tipos de voadoras, combos bacanas e o especial que não gastava energia do personagem.

Este permanece o único beat’em up de todos os tempos onde o golpe especial dos personagens não gasta energia e mesmo assim é letal. Só apertar ataque e pulo juntos e sua tartaruga dará um giro com a arma e derrubará qualquer inimigo que esteja por perto.

Exceto pelo Raphael, que tinha uma cambalhota com ataque ao invés de um giro com a arma. Não me perguntem por que, mas Raphael era o único personagem que tinha um golpe individual, todos os demais ataques eram comuns aos quatro personagens.

O jogo era fiel ao desenho animado da época, todos os chefes de fase bem fiéis a animação, sua dificuldade era bem desafiadora como qualquer jogo papa ficha.
Os gráficos eram fantásticos para a época, do tipo que causavam aquela frase “Esses videogames de hoje parecem desenho animado” que os nossos pais adoravam proferir e que nós, cheios de orgulho, concordavamos de peito estufado.

Bom, este game mostra o quanto a Konami sempre foi esperta, ( pelo menos costumava ser ) criando games ótimos, de muita qualidade e respeitando o material original.
Outro ponto positivo e marcante do game era sua trilha sonora, ótima e que dava um toque especial ao game.
Com certeza um ótimo título e merece entrar na lista.

//youtu.be/Bv1M5SSk7f8

3° Lugar: Street of Rage 2
Sega
Ano: 1992

Streets of Rage 2 recebeu um banho de loja extremo, nenhum gráfico do game anterior foi reutilizado. Todos os personagens foram refeitos e os sprites deste game são GRANDES, praticamente o dobro do tamanho dos personagens do game anterior, o que era um ponto negativo em comparação com outros games do gênero.

Não apenas os personagens, mas os cenários foram mais trabalhados também e ficaram bem mais detalhados e bonitos, algo que sempre impressiona quando estamos falando do Mega Drive e sua quantidade limitada de cores simultâneas na tela, a variedade de inimigos melhorou consideravelmente também, o que torna a experiência melhor e menos repetitiva.

O frame rate também melhorou muito e as animações do jogo correm de forma bem mais fluida que na versão anterior.

E quanto à trilha sonora? Lembremos que este era um dos principais pontos de venda do game anterior: a capacidade de nos fazer ficar ouvindo o Sound Test por horas e horas seguidas, impecável e uma das melhores até hoje quando falamos de soundtrack em games. Streets of Rage 2 é a prova de que um beat’em up pode ser tão melhorado de uma versão para outra quanto qualquer outro estilo de game. Que pena que a maioria das produtoras nunca aprendeu essa lição na maioria das vezes.
Com certeza Street of Rage 2 é um dos melhores games do gênero e merece entrar na lista.

//youtu.be/9uUnZMxgpbo

2° Lugar: Cadillacs and Dinossaurs
Capcom
Ano: 1993

Embora não tenha sido lançado para consoles, Cadillacs and Dinosaurs, de 1993, merece estar nesta lista. Não apenas por ser extremamente divertido, mas por apresentar um mundo completamente bizarro que mistura gangues, dinossauros e heróis porradeiros — além de carros. A bagunça é grande, mas torna a experiência marcante, divertida e nenhum pouco enjoativo. Os oito cenários pelos quais o jogador passa são todos memoráveis e os inimigos sendo atingidos pelos dinossauros traz uma certa satisfação.
Cada um dos personagens possuem atributos diferentes sendo quem alguns são mais rapidos e outros mais fortes e ainda, outros com mais alcançe na hora de bater. A mecânica é a mesma de sempre: dois botões bater e pular sendo que combinados faz o especial. Cadillacs possui os gráficos mais belos já vistos em um Beat ‘em Up, lembrando desenhos animados, o game trás ainda ao jogador um índice de desafio que aumenta conforme os estágios e  claro diversão garantida.

//youtu.be/5i1pca5aCms

1° Lugar: Final Fight
Capcom
Ano: 1989

Esse é um verdadeiro clássico, uns dos melhores beat em up já lançados na historia, trazendo um clima de filmes de ação B.

Considerados por muitos o melhor jogo de beat’n up,( Sou uma dessas pessoas rs )ou mais conhecido “briga de rua”, Final Fight é até hoje um dos games clássicos que não conseguiram ser superados tanto por suas sequências (fracas por sinal) nem por outros jogos do mesmo gênero.

Lançado pela Capcom em Dezembro de 1989, Final Fight conseguiu reunir em 6 fases, uma essência bem “anos 80” de cultura e moda. A trilha sonora do jogo é recheada de boas musicas e que quem gosta do jogo, não as esquece.

Final Fight é um jogo cuja dificuldade é encontrada no início, porem depois de algumas ( muitas rs ) fichas gastas, você logo se acostuma com o padrão de jogo chegando a decorar onde e quais inimigos encontrará pelo caminho além dos itens.

Mesmo assim, os chefes ao final de cada fase proporcionam certo desafio e se você não “engatar o esquema certo” para derrotar cada um deles, pode enfrentar problemas.
Sua jogabilidade é ótima, uma das melhores do gênero.

O jogo ainda traz várias referências, vários inimigos fazem alusões a bandas ou integrantes de bandas famosas. Slash e Axl (Guns’n Roses), Poison e Roxy, Abigail (disco do King Diamond cuja maquiagem em ambos é similar)

O inimigo Two P. tanto em aparência como em nome é similar a um personagem do jogo Forgotten Worlds e não passava de uma indicação de ser apenas o Segundo Jogador ou Player Two.

Jogo ultra recomendado para quem curte o gênero mais diga-se de passagem – quem curte o gênero conheçe muito bem este jogo, pois o mesmo é o rei! Referência do gênero e inspiração para vários títulos do gênero.
Com certeza merece o primeiro lugar.

//youtu.be/wymIQ1FywrA

Menções Honrosas

Altered Beast
Sega
Ano: 1988

Spider Man The Video Game
Sega
Ano: 1991

Alien vs Predador
Sega
Ano: 1994

Bem, é isso, espero que gostem da lista, se não concorda, nos diga qual é a sua, até a próxima.