Você provavelmente conhece a franquia Call of Duty, que também é a franquia de FPS (First Person Shooter) mais lucrativa da história. Call of Duty adota um formato anual para jogos, ou seja, todo ano nós temos um novo game da franquia. Para conseguir produzir todo ano é necessário mais de uma desenvolvedora. Então conheça quais são as desenvolvedoras.

Ao todo, são 5 desenvolvedoras. 3 principais e 2 de suporte. Sendo elas:

Treyarch (Primária)

Que desenvolveu Call of Duty: 2 Big Red One, Call of Duty 3, Call of Duty: World At War, Black Ops, Black Ops 2, Black Ops 3 e Black Ops 4. Ela é a que mais lucra com o nome da franquia e é a mais respeitada. Ela sempre foi a mais “inovadora” na franquia. Ela que introduziu o excelente sistema “Pick 10” na franquia.

Infinity Ward (Primária)

Que desenvolveu: Call of Duty, Call of Duty 2, Call of Duty 4: Modern Warfare, Call of Duty: Modern Warfare 2, Call of Duty: Modern Warfare 3, Call of Duty: Ghosts e Call of Duty: Infinite Warfare. Ela, apesar de ser muito respeitada por conta da trilogia Modern Warfare, não é considerada a mesma empresa que foi a anos atrás devido a uma série de demissões e reformulações que a desenvolvedora sofre entre o Modern Warfare 2 e Modern Warfare 3.

Sledgehammer (Primária)

Que desenvolveu: Call of Duty: Advanced Warfare e Call of Duty: WWII. Essa desenvolvedora era uma suporte da Infinity Ward, mas em 2012 ela oficialmente virou uma desenvolvedora principal na franquia e lançou seu primeiro CoD em 2014 (Advanced Warfare).

Raven Software (Secundária)

Que desenvolveu: Call of Duty: Modern Warfare Remastered e Call of Duty: Online (Exclusivo da China). MUITOS fãs da saga, pedem constantemente pra Activision tornar a Raven uma desenvolvedora principal, pois ela é EXTREMAMENTE competente no que faz. Ela esteve presente no desenvolvimento da maioria dos jogos da saga e já fez antigamente um game bastante elogiado “Singularity”.

Beenox (Secundária)

A Beenox é uma empresa de suporte desconhecida na franquia, mas ela fez o Modern Warfare Remastered em parceria a Raven. Muitos que a conhecem, a consideram uma desenvolvedora ruim, pois foi ela quem fez a versão de Xbox 360 e PlayStation 3 do game Call of Duty: Black Ops 3. Foi um péssimo porte, tendo servidores extremamente ruins, um gráfico MUITO piorado e teve muitas coisas cortadas.

O game mais recente da franquia é Call of Duty: Black Ops 4. Disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC. (No PC é via Battle Net).