ESPECIAL TG | Os Círculos do Inferno de Dante

A Divina Comédia é um clássico da literatura, a mesma está divida em 3 partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. O poema possui 3 personagens principais: Dante (O Homem), Beatriz (A Fé) e Virgílio (A Razão).

Em sua primeira parte conhecemos o Inferno, descrito por Dante Alighieri como espiral, que vai descendo em círculos, ao todo ele nos apresenta 9 círculos, e em cada um temos deles temos almas que estão recebendo seus castigos de acordo os pecados cometidos.

Quando mais se avança nos círculos, maiores são os pecados e piores são as punições pelos mesmos.

Mas antes de entrar nos círculos, temos o vestíbulo onde encontramos as almas dos ignavos, são almas que quando em vida foram indecisas (em cima do murro), não foram fiéis a Deus e nem rebeldes, as mesmas não são aceitas no céu nem no inferno. Como castigo elas estão nuas e eternamente sendo picadas por vespas.

A separação do vestíbulo e dos círculos se dá pelo Rio Aqueronte, e o barqueiro Caronte é quem faz a travessia das almas.

CURIOSIDADE: Na mitologia clássica Caronte é o barqueiro do rio Estige. E só transportava almas que tivessem sido sepultadas com uma moeda embaixo da língua, para pagar o frete.


Sobre os Círculos

1º Círculo – Limbo

Nesse estão os que não tiveram a opção de escolher Cristo, como os que não foram batizados ou que nasceram A.C. e viveram virtuosamente (Virgílio está aqui). No Limbo não existe sofrimento (as almas não recebem nenhum castigo), porém também não há esperança.

2º Círculo – Luxuriosos

É aqui que Minos julga as almas e as destinas para um dos 9 círculos. Nesse mesmo círculo é onde estão os luxuriosos, pessoas que se deixaram levar pelos prazeres “carnais”.  Como castigo as almas são arrebatadas continuamente por ventos e furacões.

“Lá ‘stava Minos e feroz rangia:
Examinava as culpas desde a entrada,
Dava a sentença com ilhais cingia” (CANTO V)

CURIOSIDADE: Dante classifica o pecado da luxúria como o menos grave.

3º Círculo – Gulosos

Castigados os que cometeram o pecado da gula. A pena é ficarem atolados na lama, com uma chuva forte de granizo caindo sobre os mesmos, e serem dilacerados por Cérbero (O Cão de 3 cabeças).

4º Círculo – Avarentos e Esbanjadores

Pluto (deus da Riqueza) guarda a entrada desse círculo, e é aqui que são punidas as almas dos avarentos e pródigos, condenados a rolar com os próprios peitos grandes pesos e fadados a trocarem injurias entre si. (Uma analogia a roda da fortuna?)

5º Círculo – Irados e Rancorosos

Punidos os que cometeram o pecado da Ira e os Rancorosos. Os acusados de Ira ficam se torturando nas águas sanguinárias do Rio Estige. E os rancorosos ficam no fundo, impedidos de subir à superfície.

CURIOSIDADE: Foi nesse rio que a mãe de Aquiles o mergulhou, deixando de fora apenas o calcanhar, por onde a mesma o segurava (O calcanhar viria a se tornar o ponto fraco de Aquiles).

Antes do sexto círculo nos é apresentada a Torre de Dite, onde encontramos a Medusa e também as 3 fúrias (Criaturas que torturam as almas pecadoras no inferno dos gregos).

6º Círculo – Hereges

Aqui são punidos os que acreditavam que a alma morria junto com o corpo. Os que não creem em Deus. Suas almas se encontram sepultadas em túmulos flamejantes.

7º Círculo – Violentos

Esse círculo é guardado pelo Minotauro e dividido em 3 compartimentos.

1- Os que foram violentos com o próximo, são punidos no rio de água fervente e se tentam sair levam flechadas dos Centauros.

2- Os que foram violentos contra si próprio e contra seus bens, as que não respeitaram seus corpos tornam-se árvores  e são devoradas por harpias, já os que não valorizaram seus bens são perseguidos por cães.

3- Os que foram violentos contra Deus (Deus, Natureza e a Arte), são condenados a um “deserto” com fogo caindo do céu, um lugar totalmente sem vida, contrário ao mundo criado por Deus.

8º Círculo – Fraudadores

No oitavo círculo, chamado Malebolge, são punidos os fraudadores e maliciosos, esse círculo é dividido em 10 compartimentos. Em cada um deles é punida uma espécie de pecado:

“Tem o inferno, de rocha construído,
De férrea cor, de muro igual cercado
Um lugar; Malebolge o nome havido.”

1 – Sedutores, açoitados continuamente pelos demônios.

2- Aduladores e lisonjeiros, estes estão imersos em fezes e esterco.

3- Simoníacos, enterrados de cabeça para baixo e com as pernas sendo queimadas por chamas.

4 – Adivinhos, que como punição têm suas cabeças voltadas para as costas. Não conseguem olhar para frente. É o contrapasso por alegar saber o futuro que só a Deus pertence.

5 – Corruptos, submergidos em um lago de piche fervente.

6 – Hipócritas, vestidos em pesadas capas de chumbo dourado. Como em vida não tiveram peso na consciência, agora suas almas carregam um grande peso.

7 – Ladrões, aqui eles são eternamente picados por serpentes.

8 – Maus conselheiros, aqui eles são envolvidos por infinitas chamas, e padecem ardendo. Pois os mesmo induziram outros a praticarem fraudes.

9 – Aqui fica os que semearam a discórdia, e são então esfaqueados e mutilados por demônios.

10 – Falsários, eles são punidos com úlceras fétidas e enfermidades nauseantes.

Antes de chegar ao próximo círculo, nos é apresentado um poço com gigantes rebeldes, onde um deles ajuda Dante e Virgílio a chegarem no nono círculo.

9º Círculo – Traidores

Os que cometeram traição são punidos no fundo do inferno, onde ficam mergulhados em um lago congelado. Esse círculo é divido em 4 partes:

1- Caina: Traidores do próprio sangue (O nome faz referência a Caim, que matou o próprio irmão). Mergulhados no gelo até o peito;

2 – Antenora: Traidores da Pátria e do próprio partido (O nome faz referência a Antenor, troiano que ajudou os Gregos na conquista de Tróia). Mergulhados no gelo até o pescoço;

3 – Ptolomeia: Traidores dos próprios amigos (Referência a Ptolomeu, que traiu Pompeu). Mergulhados no gelo com apenas o rosto para fora, enquanto suas lágrimas congelam os olhos.

4- Judeca: Traidores dos benfeitores e dos seus senhores (Referência a Judas, traidor de Jesus). Mergulhados completamente no gelo.

No centro do nono círculo está Lúcifer, que com 3 bocas dilacera 3 pecadores: Judas, Bruto e Cássio.

CURIOSIDADE: Bruto e Cássio, estiveram envolvidos diretamente na morte de Júlio César. E Judas Iscariote, traiu Jesus.


• ONDE COMPRAR •
• Amazon

Milena Félix
“Palavras são, na minha não tão humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de ferir e de curar.” Dumbledore, Alvo