Naruto ontem completou 20 anos desde a publicação de seu primeiro capítulo em mangá, em 21 de setembro de 1999, no Japão. Como homenagem ao aniversário desse que é um dos mangás mais queridos dos otakus, separamos 10 curiosidades sobre a franquia:

*O texto abaixo contém pequenos spoilers sobre a obra, se ainda pretende lê-la em algum momento futuro, prossiga por sua conta e risco!

1 – Masashi Kishimoto, o mangaká da obra, pensou no nome de Naruto enquanto comia lámen, e baseou a história de Naruto em sua própria infância.

2 – Por falar em lámen, o restaurante de lámen Ichiraku existe na vida real e serviu de inspiração para sua versão fictícia. Ele fica localizado próximo à universidade de Kyushu, onde o autor se graduou.

3 – Existe uma história de um padre japonês que supostamente encantou um bule para nunca ficar vazio em uma festa e acreditava-se ser um tanuki. O nome dele era Shukaku. O demônio tanuki de Gaara, sua bijuu, se chama Shukaku.

4 – Os 3 sannin são baseados em personagens de um conto japonês chamado “O Conto do Galante Jiraiya”, Jiraiya Gōketsu Monogatari, no original.

5 – A fala recorrente “Dattebayo”, que Naruto repete nos diálogos, no original japonês, foi alterada para nossa versão em português para “Tô certo”. Em inglês ficou “Believe It”, enquanto na versão em espanhol, foi alterado para “De veras”. Isso se deve principalmente ao fato de manter as palavras alinhadas com os lábios na pronúncia. Naruto, em algumas ocasiões, apenas encurta a palavra para “‘Ttebayo.”

6 – O personagem Kankuro da Nação da Areia foi nomeado com base em um famoso ator do teatro Kabuki e é um nome comum para corvos. O personagem Kankuro usa marionetes como sua arma contra oponentes, que também foram amplamente utilizados no teatro Bunraku. A roupa de Kankuro é a de um marionetista típico do Bunraku. O mais conhecido de seus bonecos é chamado “Karasu”, corvo em japonês.

7 – A versão alemã de Naruto, censurou lâminas que apareciam em tela, conferindo momentos confusos e estranhos, como por exemplo quando Zabuza sobe em sua espada, aparentando que ele estivesse flutuando.

 

8 – O motivo pelo qual os ninjas da obra usam bandanas protetoras é porque Naruto originalmente usava um óculos de proteção (no episódio piloto), mas Kishimoto achou que demorava muito tempo para desenhar os óculos, então ele os substituiu pelo protetor da testa, agilizando assim os desenhos.

9 – Os sapos invocáveis por Naruto, Jiraiya e Minato têm nomes de atores famosos da década de 1980. Shima recebeu o nome de Shima Iwashita, Gamabunta recebeu o nome de Bunta Sugawara e Gamaken recebeu o nome de Ken Takakura.

10 – A série tem inúmeras referências a Dragon Ball Z, como o fato de o protagonista usar trajes laranjas e azuis e seu rival azul e branco; em um dado momento da história, para ser aceito como pupilo de Jiraiya, é exigido pelo futuro mestre de Naruto que este busque uma garota “dotada”, semelhante à maneira que Kame Senin agiu com Goku e Kulilin em Dragon Ball; o próprio Jiraiya tem um comportamento pervertido igual ao eremita das tartarugas; o Jinchūriki da bijuu de 4 caudas (referência à esfera de 4 estrelas), chama-se Roshi, em alusão a Mutenroshi, nosso querido Mestre Kame, enquanto sua bijuu chama-se Son Goku, e tem a forma de um macaco, em referência ao oozaru, uma transformação em que Goku perde a consciência ao ver a lua cheia; assim como Naruto que fica enfurecido e se transforma em uma fera também gigante e também perde a racionalidade, a Kyubii, ou Kurama; o quarto hokage confere o futuro de Konoha a seu filho, na luta contra Tobi, similarmente como Bardock o fez em sua luta contra Freeza.


Gostou das curiosidades? Conhece mais alguma que queira compartilhar conosco? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe nas suas redes sociais.

Inscreva-se no canal do Teoria Geek no Youtube e nos acompanhe também nas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.