ESPECIAL TG | Melhores Aberturas nacionais de Animes

Capa_melhores_aberturas_nacionais_animes

E aí leitores do Teoria Geek, como estão indo nessa quarentena? Espero que estejam todos bem. Para tentar melhorar o dia de vocês cá estou eu novamente fazendo uma lista de aberturas de animes (já postei um tempo atrás essa lista aqui). Dessa vez irei listar o meu Top 10 de Aberturas nacionais de Animes!

É óbvio que, devido ao tema, todos os animes dessa lista são antigos, já que atualmente consumimos muito mais animes legendados, e mesmos os animes recentes que recebem dublagem nacional, nem sempre recebem uma versão nacional para suas aberturas.

Caso ainda não tenha ficado claro, esse top 10 é uma opinião pessoal, logo representa apenas o gosto do autor que vos escrever =), mas gostaria muito de saber qual seria o top 10 de vocês, então não deixem de comentar! Vamos aos critérios:

  1. Não repetirei anime;
  2. Não repetirei artista/banda que interpretam a abertura;
  3. Apesar de parecer óbvio, não custo ressaltar: apenas animes que possuem versões nacionais de sua abertura;
  4. O intuito não é julgar a qualidade do anime, mas sim da abertura. Então vão ter diversos animes aqui que estão longes de serem meus favoritos, mas que possuem aberturas legais.

Agora sim, sem mais enrolação vamos para as 10 Melhores Aberturas nacionais de animes:

10. Sailor moon

  • Música: A Lenda da Luz da Lua
  • Intérprete nacional: Sarah Regina
  • Anime: Sailor Moon

Sailor moon nunca foi um anime que eu gostasse tanto, mas vamos lá jovem, admita: a versão nacional de Moonlight Densetsu é boa sim! A Lenda da Luz da Lua é interpretada pela Sarah Regina, que é bem conhecida por cantar diversas outras aberturas de animes que passaram por aqui. Além da abertura passar bem a vibe de Sailor Moon, ela já merece créditos por conseguir colocar a palavra caleidoscópio na letra.

9. Fly, O Pequeno Guerreiro

  • Música: Herói de Verdade
  • Intérprete nacional: Rodrigo Firmo
  • Anime: Fly, o Pequeno Guerreiro

Na época eu não fazia ideia de que Fly, o Pequeno Guerreiro era um anime adaptado de Dragon Quest, o nome original é Dragon Quest: Dai no Daiboken, que se fosse traduzido ao pé da letra ficaria Dragon Quest: A Grande aventura de Dai, mas aqui no Brasil ficou eternizado como Fly, o Pequeno Guerreiro. Bem, essa abertura é muito nostálgica para mim e, apesar de não ser minha abertura favorita interpretada por Rodrigo Firmo, é contagiantemente divertida. Se você leu os critérios direitinho, sabe que colocar Herói de Verdade significa que não poderei colocar Cha la Head Cha La né? Daí vocês podem imaginar o quanto gosto dessa abertura. Mas não se preocupem fãs de Dragon Ball, continuem lendo que tem conteúdo para vocês ainda.

8. Hunter x Hunter

  • Música: Bom dia
  • Intérprete nacional: Ricardo Cruz
  • Anime: Hunter x Hunter (1999)

Sem dúvidas meu anime favorito dessa lista. Nesse caso me refiro exclusivamente a abertura da primeira versão do anime de Hunter x Hunter, aquela de 1999 (para falar a verdade, nem sei se o anime de 2011 teve algum tipo de localização aqui para o Brasil). A versão nacional dessa abertura, chamada de Bom dia, é bem good vibes e te deixa com muita vontade de assistir as aventuras daquelas quatro carinhas que são mostrados: Gon, Killua, Leorio e Kurapika…todos se preparando, logo pela manhã, para as jornadas que estavam por vir. Enfim, uma ótima abertura para um ótimo anime.

7. El Hazard

  • Música: Ilusão
  • Intérprete nacional: Nil Bernardes
  • Anime: El Hazard

Ah Band Kids, Band Kids….que época boa. Entre as atrações do programa, apresentado pela lindíssima Kira (Renata Sayuri), tínhamos El Hazard, que apesar de não ser tão lembrado quanto outras atrações do programa, era um anime bem legal. Pra mim, um dos grandes destaques de El Hazard era a versão nacional da abertura: Ilusão, tanto que, mesmo sem lembrar muito do plot do anime, lembro de toda a letra da abertura. O responsável por cantar a versão nacional da abertura é Nil Bernardes, cantor, compositor e produtor musical, que também adaptou e cantou as aberturas de Digimon e Pokémon.

6. Yu Yu Hakusho

  • Música: Sorriso Contagiante
  • Intérprete nacional: Luis Henrique
  • Anime: Yu Yu Hakusho

Yu Yu Hakusho é, ainda hoje, a melhor localização de um anime aqui para terras tupiniquim. Além da dublagem sensacional, cheio de bordões e frases icônicas, a abertura Sorriso Contagiante é absurdamente boa. Basta ouvir aquele início “O corre corre da cidade grande, tanta gente passa…estou só” que bate uma emoção forte e sou automaticamente transportado para minha infância. A versão nacional da abertura é cantada por Luis Henrique, que também cantou alguns encerramentos para o anime. Se a abertura de Sailor Moon já merece créditos por conseguir colocar a palavra caleidoscópio na letra, não podemos deixar passar batido o “Arigatou gozaimasu” colocado no final da letra de Sorriso Contagiante .

5. Shurato

  • Música: Abertura Shurato (versão nacional de Shining soul)
  • Intérprete nacional: Graça Cunha
  • Anime: Shurato

S-H-U-R-A-T-O…Churrasco, perdão eu tinha que fazer essa piadinha. Shurato, assim como muito outros animes, surfaram na onda de sucesso gigantesco de Os Cavaleiros do Zodíaco, mas no caso de Shurato fica ainda mais claro, pois além das pequenas semelhanças na história (que sendo sincero são clichês em quase todos shonen), tínhamos guerreiros que usavam armaduras, e isso já era o suficiente para a criançada ver Shurato como a “versão hindu de CDZ”, só que Shurato é muito mais do que isso, mas esse debate fica para outro momento. De toda forma, a versão brasileira de Shining Soul é simplesmente perfeita, sendo interpretada pela belíssima voz de Graça Cunha, que também canta o encerramento do anime.

OBS: Não pesquisei a fundo, mas tenho quase certeza que esse início soletrando o nome do anime (que fiz o famigerado trocadilho) é totalmente Made in Brazil.

4. Os Cavaleiros do Zodíaco

  • Música: Os Cavaleiros do Zodíaco
  • Intérprete nacional: Larissa Tassi e William (Will Kawamura)
  • Anime: Os Cavaleiros do Zodíaco

Primeiro gostaria de deixar claro que acho sensacional a versão de Pegasus Fantasy cantada por Edu Falaschi, mas só de está escrevendo essa lista fica claro que o saudosismo venceu fácil né? Então, não podia ser diferente, a segunda abertura (na Manchete) de Os Cavaleiros do Zodíaco é fácil a minha favorita do anime. Eu não gostava nada da primeira abertura Os Guardiões do Universo, mas Os Cavaleiros do Zodíaco (o nome da abertura é o mesmo do anime) cantado pela dupla Larissa & William foi um sucesso estrondoso! Para que tenham uma ideia do sucesso dessa abertura, Larissa e William foram cantá-la no programa da Xuxa! É isso aí, o sucesso foi tão grande que a gigante Rede Globo teve que se curvar e dedicar um espaço no principal programa infantil para abertura de uma atração que nem passava na emissora.

OBS: Diferente da maioria das aberturas nacionais, esta abertura não é apenas uma versão da abertura original, mas sim algo totalmente novo e criado aqui para o Brasil.

3. Pokémon

  • Música: Abertura Pokémon (versão nacional da Original Theme Song de Pokémon)
  • Intérprete nacional: Janaína Bianchi
  • Anime: Pokémon

Logo que lançado aqui no Brasil, o anime baseado no game da Nintendo (de mesmo nome) foi uma verdadeira febre. O sucesso da animação de Pokémon rendeu diversos produtos, mesmo atualmente a franquia se mantém firme, forte e, principalmente, muito lucrativa. Mas não coloquei a abertura de Pokémon no pódio apenas para agradar os diversos editores do Teoria Geek que são fãs da franquia. A versão brasileira da abertura de Pokémon é realmente uma das minhas favoritas, mesmo não sendo um grande fã do game ou do anime. Ainda assim, a música cantada pela talentosíssima Janaína Bianchi sempre está presente nas minhas playlist de músicas de anime.

2. Dragon Ball GT

  • Música: Sorriso Resplandescente
  • Intérprete nacional: Ricardo Fábio
  • Anime: Dragon Ball GT

Sejamos sinceros, se tem duas coisas que podemos salvar em Dragon Ball GT são: a abertura e a transformação SSJ4. Como disse no início da postagem, a ideia não é julgar a qualidade dos animes, afinal até o mais fanático fã de Dragon Ball sabe que o GT é bem ruim. No entanto, contraponto a qualidade duvidosa do anime, a versão nacional de Dan Dan Kokoro hikareteku, chamada de Sorriso Resplandescente, é praticamente um hino para os otakus brasileiros. Experimente procurar na internet a quantidade de pessoas que escolheram os versos (ou mesmo a abertura inteira) da música Sorriso Resplandescente para tocar em seus casamentos! E o motivo é claro: a música cantada por Ricardo Fábio é simplesmente uma belíssima declaração de amor!

1. Bucky

  • Música: Destino
  • Intérprete nacional: Nísia Moraes
  • Anime: Bucky

É isso, minha abertura nacional favorita de anime é Destino do anime Bucky! Surpreso né? Como é um anime que não fez tanto sucesso aqui, é bem provável que muito de vocês nem lembram (ou mesmo nunca ouviram) dessa obra prima, e não estou me referindo ao anime em si, que até gosto bastante (novamente….bons tempos de Band Kids), mas sim a música cantada pela Nísia Moraes, cantora com currículo bem extenso no mundo dos animes: Bucky, El Hazard, Pokémon, Slayers, Sakura Card Captors, entre outros. Destino é a versão nacional da música “Dare Mo Shiranai chizu de” cantada por ninguém menos que Yumi Matsuzawa.

Então, esse foi o meu TOP 10 de Melhores Aberturas nacionais de animes, e ai curtiram? Como disse no início, gostaria de saber como seria o TOP 10 de vocês, obviamente utilizando os mesmo critérios que citei. Vamos lá, comentem abaixo sua lista!