Há 15 anos entrava no ar o primeiro episódio de Lost, uma das séries de maior sucesso da televisão mundial. A produção, que mistura drama e ficção científica, contou, em seis temporadas, os desdobramentos da queda de um avião sobre uma ilha deserta. Ao longo de 127 episódios, um grupo de sobreviventes percebe que, além de lutar pela sobrevivência, terão que enfrentar perigosos mistérios.

A série teve um estilo único que seguia dois tipos de histórias não ligadas entre si: primeiro, a luta dos 48 sobreviventes do desastre para sobreviver e viver juntos na ilha, e segundo, a vida das personagens principais, antes do desastre, através de retrospectivas pessoais, os flashbacks, flashforwards e flash-sideways.

Lost, foi uma série cercada de mistérios, enigmas e teorias que nos deixavamos de cabelos em pé, que sempre após cada episódio, suas teorias dominavam as conversas em chats, grupos e bate papos. Foram tantas as teorias que os próprios autores se perderam dando um dos finais mais decepcionantes de uma série de tv, inclusive deixando várias perguntas sem resposta.

Lost foi criada por Jeffrey Lieber, J. J. Abrams e Damon Lindelof e foi filmada em Oahu, Havaí. O episódio piloto foi ao ar nos Estados Unidos em 22 de setembro de 2004. Lost foi produzida por ABC Studios, Bad Robot Productions e Grass Skirt Productions e foi exibida pela Rede ABC em seu país de origem. A música incidental foi produzida por Michael Giacchino. Os produtores executivos são J. J. Abrams, Damon Lindelof, Bryan Burk, Carlton Cuse, Jack Bender, Jeff Pinkner, Edward Kitsis, Adam Horowitz e Elizabeth Sarnoff. Por causa de seu vasto elenco, entre eles a musa Evangeline Lilly, e os custos de se filmar no Havaí, a série é uma das mais caras produzidas até hoje, e uma das séries com maiores indicações e premiações da TV mundial, entre Emmy Awards, Golden Globe Awards, Golden Reel Awards, Satellite Awards, Saturn Awards, TCA Awards, Teen Choice Awards, Writers Guild of America Award e inúmeros outros. Acumulou em 6 temporadas, um total de 176 indicações, faturando mais de 50 prêmios.

O episódio piloto teve uma média de 18,6 milhões de telespectadores, facilmente ganhando audiência do período das 8 às 9 horas e dando a ABC um rating mais forte desde os anos 2000, quando o programa Who Wants to Be a Millionaire? entrou no ar – batido somente no mês seguinte pela também estreante Desperate Housewives do mesmo canal. De acordo com a revista Variety, a ABC poderia usar o sucesso que a série estava tendo, como uma “carta na manga”, já que não houve outro programa que competisse com ela desde a sua estreia. Lost representa o melhor começo da rede para um drama de faixa etária dos dezoito anos desde Once and Again em 1999 e maior audiência desde Murder One em 1995.

Os misteriosos números de Lost: 4, 8, 15, 16, 23 e 42. Foram os mais usados em apostas de loterias no mundo todo na epoca.

O último episódio, que à época dividiu as opiniões do público, foi ao ar dia 23 de maio de 2010.

E Você leitor? Você fez parte dessa legião de “Lostmaniacos”? Conta pra gente.

Inscreva-se no canal do Teoria Geek no Youtube e nos acompanhe também nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.