ESPECIAL TG | Jogos para aterrorizar

Jogos para aterrorizar

Que tal uma lista de jogos para
aterrorizar nesta sexta-feira 13?

Qualquer sexta-feira que venha acompanhada do número 13 remete a memória um dia de infortúnios, um dia de azar. Não é atoa que existem muitos filmes, séries, livros e claro, games falando sobre o assunto, com uma rica coleção de narrativas. É claro que muitos de nós não levam esse dia fatídico ao pé da letra, mas não é por isso que não curtimos jogos que nos fazem suar frio ou dar aquela congelada após um “Jump Scare“. Sendo assim, hoje (13), decidimos fazer uma lista com jogos para aterrorizar sua sexta-feira.

Outlast

Por Marii Luques

Outlast é um jogo de survival horror que foi desenvolvido e publicado pela empresa Red Barrels tendo mais um jogo da franquia com data de lançamento para este ano. Você, um repórter investigativo, vai atrás de um hospital psiquiátrico aparentemente abandonado e completamente trancado. Mas quando você consegue achar um jeito de entrar, começa a perceber que tem algo errado acontecendo.

O problema desse jogo para mim é que você nunca está calmo ou despreocupado. Outlast sempre te deixa tenso e nervoso, sendo por você ter que se manter escondido a todo momento ou por conta de algo te perseguindo. E como eu quase (ironia) não tenho medo de nada, simplesmente só travo de medo, qualquer barulhinho aleatório já é motivo pra pular da cadeira (risadas).

Inside

Por Natasha Sanches

Inside é um jogo indie que tem uma história totalmente interpretativa, você com certeza achará várias teorias sobre ele na internet. Mas ele basicamente é um jogo onde você terá que seguir sempre para frente ou para trás desvendando quebra-cabeças. O jogo em si é muito sinistro e você se verá fugindo, escondendo e tendo vários frios na barriga com o decorrer da trajetória.

Escolhi Inside para essa lista porque ele é diferentemente muito mais estranho do que os demais jogos interpretativos que temos hoje. Em vários momentos você se verá confuso na história e a todo momento se perguntará “mas que diabos é isso que está acontecendo?” de tão bizarro que o jogo é. Jogue no escuro e aproveite os sustos e agonia.

Dead Space

Por Nathan Antunes

Com o recém anúncio do remake de Dead Space, os olhos da comunidade gamer se voltaram para a clássica franquia de terror espacial da EA. Fortemente inspirado em “Alien” e “O Enigma do Horizonte” e em clássicos games de terror. Dead Space apresenta um mundo denso e frenético, onde a cada segundo você está desconfiando de cada detalhe, fazendo o jogador prender a respiração em seus momentos frenéticos de terror. No jogo somos Isaac Clarke, um engenheiro que é incumbido de investigar, junto com um grupo, uma nave mineradora que surgiu misteriosamente.

Dead Space é perfeito para reviver aquela sensação dos clássicos games de terror e principalmente para curtir a sexta-feira 13.

Visage

Por Vivian Coan

Visage é um jogo survival horror desenvolvido pela SadSquare Studio, conhecido como o sucessor do P.T.. Nele, controlamos um personagem que passa a viver dentro de uma casa, onde já ocorreram diversas tragédias sobrenaturais que permanecem no ambiente. O jogo é dividido por capítulos, e em cada um deles, há uma nova perseguição. As cenas são extremamente aterrorizantes e podem afetar psicologicamente o espectador. Este aviso é dado ao iniciar o jogo.

Sem sombra de dúvida, é o pior jogo de terror que eu já presenciei, mesmo tendo vivenciado vários do mesmo gênero. Além do mais, Visage não é para todos, pois além de super assustador, ele não é fácil. Os sons combinados com as assombrações, em conjunto com o cenário, levam qualquer jogador à loucura.

Jogos para aterrorizar - Clock Tower

Clock Tower

Por Sávio Cross

Exclusivo para o território japonês, Clock Tower canaliza o elemento assustador a um nível que não é visto entre outros jogos mais coloridos e infantis do SNES. O game conta a história de uma menina órfã chamada Jennifer, que acabou de ser adotada, junto de algumas outras meninas órfãs, pela família Burrows, e estão se estabelecendo em sua nova casa. Tudo vai bem até que uma figura misteriosa conhecida como “Scissorman” (homem da tesoura) mata uma das garotas! Agora cabe a Jennifer impedi-lo de causar danos a ela ou a qualquer um dos outros.

Lançado já no fim da vida do Super Nintendo, em 1995, trata-se de um jogo no estilo point-and-click adventure, com elementos de puzzle. Um gênero que você não esperaria em um jogo projetado para causar medo e tensão. Mas usar esse conjunto incomum de mecânica realmente funciona a favor do jogo, enaltecendo mais ainda aspectos visuais ou sonoros que causem terror no ambiente da mansão.

É um jogo de SNES raro, o que significa que não é fácil conseguir uma cópia física. Para aqueles que quiserem experimentar o game, este conta com traduções feitas por fãs para outros idiomas além do japonês.

Jogos para aterrorizar - Fatal Frame

Fatal Frame

Por Ígara Ferreira

Fatal Frame é uma série de jogos de survival horror desenvolvida pela Koei Tecmo, onde sempre existe algum mistério voltado para o sobrenatural. Nesse jogo somos capazes de visualizar fantasmas e com nossa máquina fotográfica é possível exorcizá-los. Recentemente tivemos o lançamento de Fatal Frame Maiden of Black Water e seu sucesso foi tanto que pode proporcionar uma sequência!

Esse é o pior jogo de terror pra mim, pois em jogos de zumbis, vampiros, lobisomens e tal sei separar na minha mente – é ficção. Mas espíritos? Nossa senhora, começo a ver vultos, sombras e até o farfalhar de uma folha do outro lado da rua me assusta. Vai saber se não tem um por perto pra me pregar uma peça!

Max Payne

Por Raphael Deway

Max Payne é um jogo de ação e tiro em terceira pessoa que foi desenvolvido pela Remedy Entertainment em 2001. Nessa série, Max Payne é um policial que teve sua família brutalmente assassinada e que busca vingança com sede de sangue. Apesar de não ser um game de terror, ele possui os seus momentos aterrorizantes e são realmente aprimorados por conta da dublagem espetacular que fizeram para o português.

Além de passagens em que lidamos com rituais satânicos, invocações de demônios e gritos ensurdecedores, a cena na qual o nosso protagonista está tendo uma alucinação, correndo pela sua casa em meio a escuridão, acompanhado por uma música tensa, ouvindo gritos e choro de uma bebê e vendo rastros de sangue, consegue ser perturbadora e criar um clima de terror.

Jogos para aterrorizar - LN

Little Nightmares 1 e 2

Por Natasha Sanches

Little Nightmares com certeza precisava fazer parte dessa lista. Nele você controlará uma criança em fuga dentro de um mundo assustador e distorcido. Cada um deles tem sua história (subentendida) e contexto sinistro, além dos “vilões” pra lá de bizarros. E você basicamente estará em fuga resolvendo alguns puzzles e tentando evitar que alguém te capture.

Separei Little Nightmares para a lista, porque apesar de ter despedaçado meu coração com o 2, o jogo ainda está dentro dele. Em plena sexta-feira 13 e falando sobre jogos, não tem como não lembrar dos momentos de imensa aflição fugindo da famosa professora com pescoço longo, ou dos irmãos gêmeos gordinhos tentando te pegar para virar ensopado.

Para mais notícias sobre games, largue o controle e clique aqui.