Aposto que todo mundo tem seu game de luta preferido, ou pelo menos quase todo mundo. Estamos falando de um gênero hardcore,onde muitos tem suas franquias preferidas, personagens marcantes e momentos épicos. Mas e aqueles que pretendem começar a jogar games de luta agora, conhecer esse gênero de jogo de tanto sucesso pelo mundo, pensando nisso, criei essa lista de jogos indispensáveis para quem quer conhecer o gênero. Não significa que um é melhor que o outro, na minha opinião todos são ótimos títulos e igualmente indispensáveis, então sem mais demora, vamos lá…

X-Men vs Street Fighter

X-Men vs Street Fighter é um daqueles games que não se pode ficar pouco tempo jogando, pois o game é genial! Talvez um dos crossovers mais amados da história, e os motivos são diversos, mas o principal foi ter reunido os melhores heróis do mundo das HQs com os melhores lutadores dos videogames. Naturalmente que alguns combates chegavam a ser covardia, mas diabos, é disso que se faz um game bacana não é? Com certeza um ótimo título e vale a pena não somente conferir, mas jogar muito com os amigos.

Tekken 3

Tekken 3 foi o primeiro que joguei da série no meu PlayStation 1, uma qualidade ímpar numa era em que os games de luta estavam em baixa, reuniu lutadores de tantos estilos diferentes em combates divertidos, tinha uma jogabilidade fácil e fluída, seus gráficos eram realmente legais na época do PS1 (fato), possuía um roll de personagens habilitáveis muito grande (o que contribuí muito para o fator replay), e por fim, era um dos melgores games de luta do PS1, era muito legal poder jogar com os primos e amigos, a diversão era garantida.

Killer Instinct

Gráficos pré-renderizados, jogabilidade genial, personagens (quase todos) dignos de adoração. E é claro que não podemos deixar de mencionar que o game foi feito pela Rare em seus bons tempos. O sistema de combos Ultra certamente inspirou os brutalities, já os “fatalities” de Killer Instinct foram inspirados em MK, o que posso dizer, é isso: Killer Instinct é uma mistura de bons elementos para fazer um belo jogo. Sem muito mais a dizer, apenas pegue seu SNES e jogue!

Marvel vs Capcom

Marvel vs Capcom
é o mais bacana de todos os crossovers da Capcom,( o meu preferido) seja o 1, 2 ou 3 ( o 2 para um contra é a melhor opção). Ambos possuem personagens muito legais, um sistema de combates e especiais que não enjoa nunca e para não deixar de mencionar tem um dos chefões mais demoniacamente bem feitos da história das HQs e videogames: Onslaught. Apenas jogue Marvel vs Capcom, pena que o último deixou muito a desejar e ficou muito abaixo das minhas expectativas.

Mortal Kombat 2

Mortal Kombat 2 é um daqueles velhos clássicos que simplesmente parecem teimar de sair da nossa caixa craniana por mais que novos games da série surjam. Ele não tinha um sistema de combos inteligentes, não tinha mil e duzentos personagens habilitáveis, não tinha especiais no meio da luta e comparado com seu rival mais próximo tinha uma jogabilidade um pouco mais lenta. Mas ainda assim Mortal Kombat 2 tinha algo que nenhum outro game tinha até então: espírito hardcore, posso dizer que esse jogo separa os meninos dos homens. Posso enumerar vários motivos para MK 2 estar aqui na lista, mas simplesmente deixarei a mera palavra dizer por si só o que era MK 2: Fatality, com certeza um ótimo título e uma ótima continuação para MK 1, que com toda a certeza foi um game que inovou o gênero, além de ser ótimo.

King of Fighters 97

A SNK tem games tão marcantes que escolher um deles para representar a empresa não foi tarefa fácil, leia-se Art of Fighting, Samurai Showdown, Fatal Fury… Mas acredito que KOF é supremo. Para quem não sabe Kof é um crossover também, mas só dos personagens da SNK, a saber uma junção de Art of Fighting e Fatal Fury mais a adição de personagens novinhos em folha. Mas o que torna Kof tão legal? As batalhas rápidas? Os personagens maneiros? Os especiais premiativos? Tanto faz, este game é genialmente genial! E escolhi o 97 como o melhor, porque simplesmente possui os melhores lutadores ever, talvez o 98 pudesse estar aqui, mas não há nada melhor do que ver uma saga terminando em grande estilo, e Orochi foi uma saga com muito fator “OMFG”! Com certeza o meu jogo de luta preferido entre todos, tudo nele é ótimo e com certeza vale a pena jogar e conhecer.

Street Fighter II

Street Fighter 2. As razões são diversas, mas vamos falar apenas algumas. É o game que popularizou os games de luta, suas influências são notadas até hoje em Marvel vs Capcom 3 e Street Fighter IV, popularizou os ataques especiais. Foi um dos games mais jogados em todos os tempos, colocou a Capcom no mapa. Inspirou bandas que tocam games music, inspirou vários jornalistas e blogueiros como o blog Hadouken e pra fechar é um dos poucos games cujo chamou atenção das pessoas em fazer um filme (ainda que ruim), também tem animes e mangás baseados antes mesmo de toda a cultura pop estar interligada. Minha primeira experiência com jogos do gênero.

Street Fighter II é o maior marco nos games de luta, é o que posso dizer.