Trilhando nossa terceira e última matéria os estilos dos boardgames modernos (acesse aqui!), vejamos os próximos da nossa listagem.

Estratégico (Strategic Games)

Aqui nos jogos que utilizam da estratégia como estilo, naturalmente podem possuir algum tema ou serem mesmos abstratos. Um exemplo clássico de um jogo estratégico e ao mesmo tempo temático é Puerto Rico. E suas mecânicas aplicadas podem eventualmente mesclar características dos estilos Ameritrash e EURO. Logo, o que deverá prevalecer será sempre o gerenciamento e planejamento de ações ou recursos, havendo pouquíssima sorte envolvida. Costumam apresentar regras robustas e bem complexas, além da duração do jogo que pode variar de média a alta.

Imagem relacionada Imagem relacionada Imagem relacionada Imagem relacionada

Jogos de Civilização (CIV games)

Os jogos de civilização possuem a maior complexidade entre todos os estilos, tendo em vista sua ampla diversidade de jogadas/ações possíveis. O objetivo desse tipo de jogo é gerenciar e desenvolver uma civilização inteira do zero, avançando nas eras futuras e dominando assim o tabuleiro sobre as civilizações adversárias. Em geral, mesclam características do estilo EURO com Ameritrash. É o estilo que mais irá gastar horas, já que seu tempo médio tende a variar entre 4 a 9 Hrs de gameplays.

Imagem relacionada Resultado de imagem para nations board game Imagem relacionada Resultado de imagem para Through the Ages

 

Jogos de Guerra (War Games)

Os jogos de guerra são aqueles onde o objetivo é simples e direto, havendo a simulação de batalhas históricas e/ou hipotéticas, visando a eliminação dos adversários ou cumprimento dos objetivos.

Imagem relacionada Resultado de imagem para Star Wars – X-Wing Imagem relacionada Imagem relacionada

Com tantos tipos de boardgames à disposição no mercado, basta escolher o estilo que mais lhe agrada e ao seu grupo, para curtir de forma lúdica e socialmente.

Tem alguma outra dica de boardgame ou dúvidas sobre este fantástico universo?
Então deixe seu comentário!