Hoje é comemorado o dia do Rock e para entrarmos no clima separamos uma lista de filmes muito especial onde a história e trilha sonora nos conectam com o ritmo em questão.

Escola de Rock

Escola de Rock

Por Augusto César

Lançado em 2003, ano em que o rock tinha bastante destaque no cenário da música mundial, “Escola de Rock” narra a saga de um professor roqueiro que, demitido da banda que fazia parte, se vê sem saída diante de um amontoado de dívidas e aceita dar aulas em uma rígida escola particular dos EUA. O estilo descolado do novo professor rapidamente conquista seus alunos, que acabam querendo ajudar ele a montar uma nova banda escondido dos seus pais. Esse é um filme que podemos considerar como um grande clássico, do cinema e também da história da música. Com um enredo divertidíssimo e uma trilha sonora impecável, que vai de “Back In Black” a “Chain Of Fools”, “Escola de Rock” é um filme obrigatório para todos os fãs do gênero!

Pulp Fiction

Pulp Fiction

Por Camila Couto

Um bom filme precisa de uma boa trilha sonora, se não não fica perfeito. Por isso,  Quentin Tarantino garantiu que Pulp Fiction tivesse uma eclética variedade de canções surf e, principalmente, rock & roll. O filme é considerado um clássico dos anos 90 e foi estrelado por atores de renome como Uma Thurman, John Travolta e Samuel El Jackson, esse longa é um destaque até hoje quando o assunto é cinema e trilhas sonoras marcantes.

O álbum com a trilha sonora da obra conta com grandes músicos como Chuck Berry, The Centurions, Neil Diamond, Dusty Springfield e Kool and the Gang, a trilha atingiu a 21ª posição da Billboard 200 com canções de forte influência musical. Além disso, o álbum recebeu o certificado de platina três vezes e colocou nas paradas de sucesso a cover de Urge Overkill para um som alternativo de Neil Diamond, “Girl, You’ll Be a Woman Soon”.

 

Yesterday

Yesterday

Por Marina Ravena

Você já pensou se um dia acordasse e ninguém lembrasse dos lendários: Beatles? No filme Yesterday, Jack Malik é um cantor-compositor que após sofrer um acidente acorda numa realidade alternativa, onde é o único a lembrar de sucessos dos Beatles. Então Jack faz sucesso, mas a fama tem seu preço…

Gosto bastante de algumas músicas deles, então achei a ideia original, apesar de contar com alguns clichês, que sabemos ser parte do estilo, principalmente por ser uma Comédia Musical. A direção fica por conta de Danny Boyle e o roteiro por Richard Curtis.

Himesh Patel dá vida a Jack Malik com uma atuação interessante de um cantor em ascensão, como ele é o único a lembrar de Beatles, a trilha sonora fica por conta de muitos sucessos da banda!

Além de Patel também vemos Lily James e Ed Sheeran, que arrasam igualmente! Confesso que me surpreendi positivamente com o trabalho de Sheeran, mesmo ele interpretando ele mesmo…
E se nesse dia do Rock você quiser ver algo leve, diferente, criativo e com muito Beatles, recomendo o filme!

Bill & Ted

Bill & Ted: Encare a Música

Por Mari Luques

Esse é um filme que mostra uma outra cara para o conhecido Keanu Reeves que interpreta o frio e calculista John Wick. Prepare – se para entrar no trem da nostalgia com essa sequencia que veio 30 anos depois do original. E que garante boas risadas para quem estiver assistindo.

Sinopse: Bill & Ted: Encare a Música acompanha Ted (Keanu Reeves) e Bill (Alex Winter), dois rapazes que atingiram a meia idade, fazendo com que suas preocupações voltem-se para suas famílias e outras responsabilidades da vida adulta. Depois de anos lidando com a frustração de ainda não terem escrito a melhor música de todos os tempos, eles recebem a visita de um homem do futuro e descobrem que apenas uma música criada por eles pode salvar o mundo.

Bohemian Rhapsody

Bohemian Rhapsody

Por Nathália Sanches

Não dá para negar a importância do Queen para a música, bem como a relevância de adaptar essa trajetória cheia de altos e baixos para as telonas. Eu sou suspeita para falar pois amo ambos.

Conhecer um pouco mais da história de músicos tão geniais é um privilégio, e tenho certeza que esta obra de arte merece muito ser enaltecida. Sendo assim não poderia estar de fora da lista.

Freddy foi uma pessoa intensa, e brilhante, e o longa conseguiu retratar isso esplendorosamente bem. Claro que o destaque fica para a cena final que foi simplesmente perfeita. Sempre fico espantada quando vejo as comparações, pois os atores e diretores foram impecáveis. Para quem ainda não conferiu, está disponível no Telecine.

Rock of Ages

Rock of Ages

Por Taís Wölfert

Rock of Ages é um filme de 2012, que em resumo conta a história da criação da música Don’t Stop Believin’. Repleto de boas músicas dos anos 70 nós temos um astro do rock interpretado por Tom Cruise que vai tocar em um antigo bar de música. Porém, tal bar está para fechar até porque existem protestos contra ele e o que ele representa. Isso inclusive gera maravilhosas batalhas de música. Assim, o filme se move e é acompanhado por mais de uma história de romance que vai sendo construída ao longo da trama.

O filme também pode ser chamado de High School Musical do Rock com músicas antigas. Pois sim, ele é um musical onde os personagens começam a cantar do nada e eu acho isso maravilhoso. Mas mesmo que você não seja tão fã de musicais esse é um que merece ser assistido. A trilha sonora é divina e as atuações são tão maravilhosas quanto. Então se você não assistiu ou nunca nem ouviu falar de Rock of Ages bora dar o play.

Detroit Rock City

Detroit Rock City

Por Thiago Lehn

Nada é mais rock n roll que juntar os amigos e fazer um som. Tudo isso fica melhor quando temos gostos em comum. Em Detroit Rock City os amigos Hawk, Jam, Lex e Trip são os maiores fãs da banda Kiss. Amigos do colegial em Cleveland os meninos tem uma banda cover do Kiss chamada Mistery. O filme conta a jornada do quarteto em busca de ingressos para banda mais famosa do glam rock, enfrentando as mais diversas enrascadas para um rockeiro dos anos 70, como pais evangélicos, fãs de Disco e valentões, afinal estamos falando de uns moleques da escola.

Agora queremos saber de vocês, qual filme sobre o Rock, ou com aquele trilha sonora de tirar o fôlego que mais curtem? Nos contem nos comentários.

Feliz dia do Rock!