65. O filme começa com uma cena do Gavião Arqueiro, e se você prestar bem atenção, verá que ele está em uso de uma tornozeleira. Ele foi colocado em prisão domiciliar por causa de suas ações em “Guerra Civil”. Em Guerra Infinita, descobrimos que ele e Scott Lang aceitaram acordos de prisão domiciliar por ter ajudado o capitão Ameria em “Guerra Civil”. Ele foi colocado em casa e teve toda a sua atividade monitorada. Não está claro se ele foi perdoado por usar isso no final de “Endgame”. Ele ajudou a salvar o mundo, afinal de contas. Não é errado pensar que isso lhe daria algum tipo de aprovação.

64. Ainda na mesma cena, Clint dá conselhos a sua filha sobre como manter a pose enquanto segura um arco e flecha. Nos quadrinhos, Barton é mentor de uma futura Gavião nos quadrinhos, chamada Kate Bishop. A maior diferença é que ela não é filha dele. A parte mais interessante aqui é que Bishop era um membro dos Novos Vingadores. No filme, a filha de Hawkeye é chamada Lila. Talvez o MCU esteja planejando fazer de Lila uma versão de Bishop.

63. Quando a família de Clint desaparece você pode ouvir um trovão ao fundo, assim como ocorreu em Wakanda e em Titã, em Guerra Infinita.

62. Após a família de Clint se tornar poeira, o familiar logotipo da Marvel Studios pisca na tela. No entanto, apenas os personagens que não morreram do estalar de Thanos aparecem no logotipo.

61. Então ouvimos a canção Caro Sr. Fantasia, pela banda Traffic, que diz: Caro Sr. Fantasia, toque para nós uma melodia, algo para nos fazer todos felizes, faça qualquer coisa, nos tire dessa melancolia. Algo muito apropriado após os eventos de Guerra Infinita. A música está tocando provavelmente a partir do Zoom de Peter Quill.

60. Na mensagem de Tony para Pepper ele diz para que ela não publique nas mídias sociais, essa é uma referência a uma outra referência desatualizada do primeiro Homem de Ferro, sobre o MySpace, e Tony grava sua mensagem para Pepper com este capacete, que é uma referência a Homem de Ferro 3.

59. Tony está basicamente pronto para morrer no início do filme e ele vai dormir e esta é uma das muitas maneiras que o filme prenuncia sua eventual morte, como quando o Homem-Formiga lhe provoca uma parada cardíaca.

58. Tony Stark diz que eles ficaram no espaço por 21 dias, antes de se corrigir, dizendo 22. Tony faz uma referência a Ultimato ser o 22º filme do universo cinematográfico da Marvel.

57. Mais tarde, ele chama Nebulosa de “Malvada Azul” como referência aos vilões do filme Submarino Amarelo. Nesse filme, os Beatles, que também foram referenciados em Guerra Infinita, viajam em uma nave mágica através de diferentes reinos, incluindo o mar do tempo.

56. Quando Tony está trabalhando na nave com a Nebulosa ele está usando uma camiseta regata preta como quando ele criou a armadura Mark 1 do Homem de Ferro do primeiro filme.

55. E então em sua mensagem ele diz a Pepper “Porque é sempre com você”, outra referência, desta vez de quando ele fez Pepper CEO da Stark Industries em Homem de Ferro 2.

54. Depois que a Capitã Marvel resgata a nave e eles voltam para casa, Nebulosa e Rocket compartilham um momento de carinho, eles silenciosamente dão as mãos, de forma parecida como quando Drax o consolou após a morte de Groot no primeiro Guardiões.

53. Ao chegar de volta à Terra, Tony diz que achou de verdade que Rocket Raccoon era um bicho de pelúcia Build-a-Bear. No mundo real, a Marvel fez um acordo com a Build-a-Bear, havendo uma versão bicho de pelúcia de Rocket na loja. Mais para frente no filme, ele também o chama de Ratchet, da franquia de videogames Ratchet & Clank.

52. Rocket Racoon estava trabalhando com sua roupa original dos Guardiões da Galáxia! Nos quadrinhos, este traje remete à fase de Abnett & Lanning, que inspiraram a versão de James Gunn da equipe.

51. Quando Tony retorna à Terra, ele faz referência a um pouco de diálogo diretamente de A Era de Ultron, em certo momento em que perde a paciência com o Capitão. No filme de 2015, Steve diz que, se fosse para vencer, venceriam juntos, e juntos perderiam também, se fosse o caso. Tony fica bravo com Steve, colocando a culpa nele por fugir e não querer se registrar como um super-herói com o governo, para possivelmente impedir que o ataque de Thanos acontecesse. Por fim, Stark diz a Cap que ele disse que eles venceriam juntos e perderiam juntos também. Essa é uma referência direto à conversa em Era de Utron.

50. “Uma armadura ao redor do mundo” é uma linha original do Vingadores de 2015: Era de Ultron, quando Tony Stark disse isso a Banner, depois que ele propôs fazer um programa defensivo inteligente usando a Joia da Mente. O processo saiu pela culatra, e Stark acabou criando a desonesta inteligência artificial, Ultron.

49. Após o salto de 5 anos do estalar de dedos, Steve assume o lugar de Sam no grupo de apoio.

48. No mesmo grupo, vemos um dos diretores do longa, Joe Russo. Seu personagem é o primeiro personagem assumidamente gay do MCU. Russo disse ao Deadline que era importante para os irmãos Russo, que tivessem um personagem gay em um dos seus 4 filmes do MCU. Ele também não é o único dos Russo no filme. Suas duas filhas fazem participações no longa, uma delas interpreta a filha de Clint Barton. Joe Russo também teve participações em seus outros filmes do MCU.

47. Ainda na cena da terapia de grupo, um dos participantes é ninguém menos que Jim Starlin, o criador de Thanos.

46. Joe e Anthony Russo, os diretores de Ultimato, já trabalharam com Dan Harmon no seriado de comédia Community, da NBC, o que justifica as participações de 2 atores do seriado aqui: o primeiro é Ken Jeong como o segurança que libertou Scott Lang do depósito. A segunda é Yvette Nicole Brown, que era a mulher no elevador que eventualmente relatou a presença de Tony e Steve na base militar.

45. Cassie Lang, filha de Scott Lang, tem agora cerca de 16 anos de idade no filme. Nos quadrinhos ela faz parte dos Jovens Vingadores, atuando como Estatura.

44. Todos os Vingadores parecem exibir alguns sinais de algum estágio das fases do luto. Cada um lidou com os eventos de Guerra Infinita à sua maneira. Nem todos concordam com os cinco estágios do luto de Elizabeth Kubler-Ross, mas as pessoas frequentemente os citam como negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Alguns dos Vingadores restantes exibem graus variados destes cinco estágios nos cinco anos que passam depois de matar Thanos. Alguns exemplos:

  • Clint Barton leva a perda de sua família de forma difícil e deixa a raiva tomar conta dele, assassinando um número incontável de pessoas sob o disfarce de Ronin.
  • O salto no tempo foi uma coisa boa para Bruce Banner. Ele foi capaz de aceitar e encontrar a paz com o Hulk para se fundirem em uma versão de si mesmo que ele considera o melhor dos dois mundos.
  • Tony foi o que melhor soube aceitar o que aconteceu. Ele mudou-se com Pepper e os dois têm uma filha de 5 anos chamada Morgan. Ele inicialmente é cauteloso em ajudar os Vingadores porque ele não quer perder o que ganhou. No entanto, é nítido que ele ainda é um pouco assombrado pela perda de Peter Parker. Ele mantém uma foto deles dois em sua cozinha, perto de outra de seu pai, Howard.
  • Thor exibe sinais de depressão e negação. Ele ganhou muito peso e Valkyria diz que ele costuma sair só uma vez por mês e só para conseguir mais bebida. Quando Rocket e o Hulk o encontram, ele está bêbado e parece que não toma banho há algum tempo. Seu cabelo está despenteado e ele tem migalhas na barba. Ele nem quer ouvir o nome Thanos.
  • Natasha e Steve parecem estar em algum lugar entre barganha e negação. Quando Nat descobre que há nem que seja uma ínfima chance de que eles possam trazer todo mundo de volta, ela é impulsiva e já agarra a chance de cara, porque não quer acreditar que o destino deles está definido. Steve diz a Natasha que ele vai às reuniões do grupo de apoio para ajudar os outros a seguir em frente, mas eles não praticam o que pregam. Ao contrário de Tony e Bruce, os dois estão tendo dificuldades em encontrar maneiras de encontrar um sentido em suas vidas quando muitas pessoas próximas a eles foram levadas embora.

43. Thor estava interpretando claramente uma referência ao personagem Big Lebowski.

42. A pequena cidade de Nova Asgard com os remanescentes asgardianos é uma referência à época em que uma “Asgard flutuante” existia acima de Broxton, Oklahoma. Aquela Asgard específica existia devido aos eventos do Ragnarök nos quadrinhos e abrigava os remanescentes asgardianos vivos.

41. Existe uma parceria com Fortnite e Vingadores. Os irmãos Russo são grandes fãs do game, e é por isso que você pode ver o jogo sendo jogado durante a cena da Nova Asgard.

40. Após a sua sequência de abertura, Clint – agora sob a identidade Ronin, um manto que vários super-heróis da Marvel adotaram ao longo dos anos – viaja para o Japão para exterminar brutalmente alguns membros da Yakuza. Por quê? Qual é a sua ligação com a Yakuza? Basicamente, Ronin acredita que a Yakuza, liderada por um homem chamado Akihiko, é o tipo de vilão que deveria ter sucumbido ao estalo, ao invés de sua família inocente. Akihiko, interpretada por Hiroyuki Sanada, de Westworld, parece ser um gangster bastante normal, mas nos quadrinhos de 2017, Akihiko tinha uma armadura robótica de samurai e estava construindo um canhão na lua que a Yakuza poderia usar para provocar terremotos. Coisa de quadrinhos.

39. Durante uma das sessões de planejamento de assalto do tempo, o Hulk está comendo uma caixa de sorvete do Ben & Jerry’s Ice Cream. Presumivelmente, um dos dois sabores mencionados em Guerra Infinita, Hulk-a-Hulk-a-Burning-Fudge e Stark Raving Hazelnuts.

38. Quando Homem de Ferro e companhia voltam aos eventos da Batalha de Nova York em 2012, vemos que Loki usou sua magia de ilusão para se disfarçar de Capitão América enquanto os heróis o escoltavam do topo da Stark Tower. Isso significa que quando Loki se transforma em Cap em Thor: O Mundo Sombrio, não é a primeira vez que ele se passa por Steve Rogers.

37. A Anciã estava em Nova York e não em Kamar-Taj, estranhamente. Ela mencionou que Strange ainda estava trabalhando como neurocirurgião a poucos quarteirões de onde eles estavam.

36. Existe uma versão do Capitão América que na verdade era um agente da Hydra nos quadrinhos. Então, quando ele disse “Hail Hydra”, foi uma referência que poucos conseguiram correlacionar a essa fase. E a cena em si foi um retorno da cena do elevador de Soldado Invernal!

35. O encontro dos dois Steves em Nova York é uma referência aos dois Steves que existem no Universo 616, o segundo é o Comandante Supremo do arco do Império Secreto (que famosamente proferiu “Hail Hydra”).

34. Quando Steve Rogers estava em uma briga de beco nos anos 40 em Nova York, ele disse a um valentão: “Eu posso fazer isso o dia todo”. Ele disse isso novamente a Tony Stark quando os Vingadores se dividiram em Capitão América: Guerra Civil.

33. Loki está vivo … pelo menos em uma linha do tempo alternativa. Ele pegou o tesseract nessa linha do tempo e escapou.

32. Esta foi, supostamente, a última aparição gravada de Stan Lee, de como ele era nos anos 70.

31. Enquanto disfarçado em uma instalação da S.H.I.E.L.D. com Tony Stark, no ano de 1970, Steve usa um uniforme de manutenção com o nome “Roscoe”, que é possivelmente uma referência a Roscoe Simons, um personagem secundário que adotou brevemente o manto do Capitão América em uma história de quadrinhos dos anos 70.

30. O primeiro capacete do Homem Formiga original é visto na mesa de trabalho de Hank Pym, na sequência do assalto ao tempo, na visita à base militar.

29. O Jarvis original fez uma aparição ao buscar Howard Stark na base. Esta é também a mesma versão de Jarvis do programa de TV, Agente Carter.

 

28. Enquanto o filme é um filme de team-up em todos os sentidos da palavra, a história, como o universo inteiro do filme Marvel, começa com Tony Stark. E, felizmente, a sua visita a Camp Lehigh em 1970 acaba por deixá-lo conhecer o seu pai antes de ele entrar na sua vida como filho, onde um detalhe importante não deve ser perdido. Em Guerra Civil, os fãs puderam ver a última conversa de Tony com sua mãe e seu pai. Quando saem, a mãe de Tony diz a ele para dizer algo de bom para o pai, e ele diz: “eu te amo, pai. E sei que você fez o melhor que pôde ”, o que revela-se uma fantasia, conforme o verdadeiro Tony diz, “é assim que eu gostaria que acontecesse”. Ao dizer adeus a seu pai desta vez, Tony consegue falar para ele pessoalmente.

27. Clint e Natasha têm uma história juntos, que nunca foi contada. Tudo que sabemos é que foi em Budapeste. A primeira vez que isso foi mencionado foi no Vingadores, de 2012, durante a Batalha de Nova York, quando Natasha disse que aquela situação a lembrou de Budapeste, ao que Clint responde: “Você e eu nos lembramos de Budapeste de maneira muito diferente”. Em Ultimato, Budapeste é novamente citada, quando se dirigiam ao planeta Vormir, em busca da Joia da Alma.

26. Em Guerras Secretas n º 4, o Hulk segura uma montanha de 150 bilhões de toneladas, a fim de impedir que seus companheiros Vingadores sejam esmagados. As ruínas do QG dos Vingadores em Ultimato não podem pesar muito, mas a cena no filme ainda é bem parecida com a cena na capa daquele quadrinho de 1984.

25. O Capitão empunha o martelo na batalha final. Nos quadrinhos, o Capitão América é uma das poucas pessoas que conseguiram empunhar o martelo de Thor. Caso você não se lembre, o Visão também foi capaz de levantar o martelo em Era de Ultron. Outros “dignos” de empunhar o martelo nos quadrinhos incluem Loki, Hulk e até mesmo Mulher Maravilha durante um evento de crossover!

24. Assim como o Capitão América tem uma história de levantar Mjölnir durante grandes momentos climáticos, ele também tem um histórico de quebrar seu escudo. Thanos quebrou o escudo quase inquebrável nos quadrinhos de Desafio Infinito.

23. Quando os heróis falecidos reviveram, perceberam que Cap necessitava de sua ajuda, e começaram a infiltrar-se no campo de batalha vindo de Wakanda e Titã. Mas o momento que leva a essa montagem é uma das mais esperadas referências ao quadrinho original de Desafio Infinito. Quando todos os heróis estavam caídos e somente o Capitão América permanece em pé. A imagem de Cap confiantemente caminhando até Thanos, e dizendo a ele que, enquanto um homem se opõe a ele, Thanos nunca pode afirmar que ganhou. O filme corta o diálogo e coloca um exército atrás de Thanos, mas o poder e o significado de Cap marchando para a linha de frente sozinho permanecem completamente intactos.

22. Depois de uma década de provocações, mais cruelmente quando Era de Ultron sobe os créditos antes que o Capitão América possa terminar de dizer este slogan icônico, o MCU finalmente deixa os fãs ouvirem a linha “Avante Vingadores”, que Steve diz em uma quantidade verdadeiramente gigantesca nos quadrinhos de Vingadores, para a batalha final contra as forças de Thanos.

21. As primeiras palavras de Sam para o Capitão América quando ele é trazido de volta são “à sua esquerda”. Esta é também a primeira coisa que Steve disse a ele no começo de Soldado Invernal, enquanto eles corriam juntos na mesma área.

20. Quando praticamente todas as mulheres do MCU (menos a falecida Viúva Negra) se alinham para lutar contra Thanos, é um vislumbre tentador de como um filme de Força A pode parecer. A equipe dos Vingadores de todas as mulheres fez sua estréia nos quadrinhos em 2015, mas há algumas indicações de que uma grande versão pode acontecer. A atriz da Valkyria, Tessa Thompson, teria tido uma conversa com o diretor da Marvel Studios, Kevin Feige, sobre a possibilidade de um filme da Força A, e ela estava junta de várias outras atrizes do MCU. Nada foi confirmado embora.

19. O traje Pepper Potts é chamado de “Resgate” dos quadrinhos.

18. Nebulosa desempenha um papel grande em Ultimato, mas ela provavelmente desempenha um papel maior nos quadrinhos de Desafio Final, no qual o filme é baseado. Na história em quadrinhos, Thanos tortura Nebulosa, mas ela consegue escapar e colocar as mãos na Manopla do Infinito, essencialmente se transformando em uma deusa e temporariamente derrotando Thanos. Isso não acontece em Ultimato, mas Nebulosa pega a manopla, e ela é fundamental para derrotar Thanos.

17. O Pantera Negra uma vez empunhou uma luva infinita. Isso aconteceu no arco das Guerras Secretas 2 da história em quadrinhos mais recente e pode ter sido referenciado durante a grande batalha final. T’Challa ajudar o Homem-Aranha com a manopla Gauntlet durante o pique-pega poderia ser uma referência a isso.

16. Quando Peter está em apuros, o Capitão América joga o martelo de Thor em seu caminho, dizendo: “Ei, Queens, atenção“. Quando os dois se conheceram em “Capitão América: Guerra Civil”, Peter disse-lhe de onde ele era, enquanto Capitão o respondeu que ele era do Brooklyn.

15. Finalmente conseguimos ver o modo Instant Kill do traje do Homem-Aranha, o qual foi citado no filme Homem-Aranha: De Volta ao Lar, mas Peter imediatamente o desativou antes que pudesse ser usado.

14. A Capitã Marvel é tão forte que Thanos precisou da Joia do Poder para dar um soco nela para longe.

13. Você pode ter deixado passar, mas quando o Homem de Ferro olhou para o Doutor Estranho durante a batalha, o Doutor Estranho levantou um dedo, indicando o caminho para vencer a batalha… que teria que ser Tony sacrificar sua vida.

12. No primeiro Homem de Ferro, de 2008, antes dos créditos rolarem, é dita a fala final e muito memorável de Stark: “I am Iron Man”.

11. O item sobre o carro alegórico de Tony no funeral, que diz “Prova de que Tony Stark tem um coração”, era na verdade o primeiro arco reator que Tony construiu para seu traje. Era o segundo objeto em seu peito, uma versão atualizada do construído nas cavernas pelo médico para primeiramente salvá-lo. Tony o substituiu quando voltou para casa e pediu a Pepper para ajudá-lo a trocar. Pepper enquadrou aquele e deu a Tony como um presente no primeiro Homem de Ferro, de 2008.

10. O garoto no funeral de Tony que ninguém conhecia, é na verdade o garoto do Homem de Ferro 3 que ajudou Tony. Rumores apontam de que ele possa se tornar o “Iron Lad”.

9. Mais uma vez, em 2008, em Homem de Ferro, um dos primeiros pedidos de Stark ao retornar aos EUA é “um cheeseburger americano”. Em seguida, Happy, interpretado pelo próprio diretor do longa, Jon Favreau, dá a ele um Whopper. Enquanto o hambúrguer era um merchan óbvio do Burger King, que vendia brinquedos licenciados do Homem de Ferro como parte de suas refeições infantis, na época. O ator Robert Downey Jr. credita à rede de fast food por salvar sua vida. Em uma entrevista de 2008 ao New York Daily News, Downey Jr. disse que cinco anos antes, enquanto no meio de um abuso de drogas bem divulgado, ele parou no Burger King em um carro cheio de “toneladas de droga”. “Eu tenho que agradecer ao Burger King”, disse Downey Jr. “Foi um hambúrguer tão repugnante que pedi. Pedi isso, e um refrigerante grande, e pensei que algo realmente ruim iria acontecer. ” Imediatamente depois, Downey Jr. dispensou suas drogas e procurou ajuda. Anos depois, ele foi escalado como Tony Stark em Homem de Ferro. Onze anos depois, Ultimato faz referência ao gosto de Stark por hambúrgueres. Gosto esse que vimos ter sido passado para sua filha, na cena do funeral.

8. Quando Clint e a Feiticeira Escarlate estavam conversando sobre a esperança de que a Viúva Negra soubesse que eles venceram, e Wanda diz “Eu acho que ambos sabem” – eles estavam se referindo ao Visão, já que ele também se foi permanentemente, quando Thanos arrancou a Joia da Mente dele.

7. A conversa de Bucky e Capitão no fim de Ultimato é paralela a uma conversa em O Primeiro Vingador, que acontece quando Bucky está prestes a se alistar no exército. Em ambas as vezes é dita a frase “não faça nada idiota até eu voltar …”.

6. Apesar da confiança de Banner nele, Steve Rogers não retorna cinco segundos depois que ele sai do ano 2023 para devolver as Joias do Infinito. Em vez disso, ele permanece no passado e vive uma vida plena com Peggy Carter, seu verdadeiro amor. Há precedente nos quadrinhos para Steve Rogers ficar com a aparência de sua idade real. Em 2014, em Capitão America #22, uma luta com um supervilão neutraliza o super-soro no sangue de Steve, fazendo-o envelhecer rapidamente, de modo que ele realmente parecia e se sentia como se ele realmente fosse de 90 anos. Eventualmente, isso foi revertido, mas por um tempo Steve Rogers era velho demais para servir como Capitão América.

5. O Falcão de fato se tornou o Capitão América por um tempo nos quadrinhos, assim como Bucky, após o Capitas ser forçado a passar o escudo para Sam quando o soro do super soldado em seu sangue começou a decair e a iniciar um envelhecimento acelerado. Outros que assumiram o manto de Capitão América incluem Scott Summers, Danielle Cage e Shannon Carter.

4. Se o Capitas retornou todas as joias, o que isso significa para a Joia da Alma? Ele tentou devolvê-la ao Caveira Vermelha? De acordo com Gavião / Ronin, o retorno da pedra da alma não pode ser feito (e suas consequências não podem ser desfeitas). Mas e o universo de bolso que a gema cria no cânone dos quadrinhos? Onde a pedra foi parar afinal?

3. Depois que Thor deixa o restante de Asgard sob a proteção de sua nova rainha, ele encontra uma nova casa a bordo do Benatar com Rocket, o Senhor das Estrelas e o resto da tripulação do Guardiões da Galáxia, dando uma batidinha no ombro do Senhor das Estrelas e notando que eles agora se tornaram os “Asgardianos da Galáxia”. Os fãs da Marvel Comic sabem que os Asgardianos da Galáxia são, na verdade, outro time autônomo de heróis. O nome é provavelmente apenas uma referência para os fãs de quadrinhos, já que a lista do time inclui a irmã de Thor, Angela; outra Valquíria; o Sapo Thor; Skurge (morto no Ragnarok) e outros.

2. A partir do primeiro filme do Capitão América: O Primeiro Vingador, é dito várias vezes no decorrer dos longas sobre a dança não realizada do escoteiro com Margaret “Peggy” Carter. Dança essa que finalmente acontece e é a última cena vista no longa, antes dos créditos.

1. Não há cenas pós-créditos, mas houve um som pós-créditos. Era o som de marteladas no aço. O som de Tony Stark construindo seu primeiro traje de Homem de Ferro – isso é extremamente simbólico, pois foi o início do Universo Cinematográfico Marvel, que levou a tudo isso! 

————————————————————————————————————-

Referências:

Wheninmanila, ScreenRant e Inverse