ESPECIAL TG | Dia das Crianças: Dicas de Livros

O gosto pela leitura não tem idade para começar, aqui você encontra algumas dicas de livros para os pequenos – válido para adultos também – soltarem a imaginação. Então vamos lá…


O Pequeno Príncipe

Autor: Antoine de Saint-Exupéry

Sinopse: Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.


A história de Emília

Autor: Monteiro Lobato

Sinopse: A “contação de histórias” sempre atraiu a turma do Sítio – fábulas sobre formigas e raposas, mistérios em florestas, bosques e aventuras no fundo do mar. A imaginação de Pedrinho, Narizinho e Emília, famosos personagens criados por Monteiro Lobato, voa longe com as histórias que Tia Nastácia conta todas as noites. Mas, dessa vez, quem assume o posto de contadora de histórias é Emília. Quando cai a noite, a boneca de pano começa uma narrativa que tinha tudo para ser bem convencional, com reis, príncipes, fadas e magia. Mas, como a dona desse faz de conta é a Emília, também não falta humor, muitas surpresas e viradas – um personagem vira outro que, por sua vez, vira outro, e assim a história segue. E dessa maneira Emília prende a atenção de todos até o final. Nesse episódio, extraído da obra Reinações de Narizinho, descobrimos que a danada boneca sabe narrar contos tirados de sua própria cabecinha “que nem gente grande”, como comenta Dona Benta. O livro A história de Emília faz parte da Coleção Pirlimpimpim, publicada pela Globinho, concebida como porta de entrada para as novas gerações ao universo literário de Monteiro Lobato.


A Árvore dos Desejos

Autor: William Faulkner

Sinopse: A Árvore dos Desejos alterna o fantástico com o real, em personagens que encolhem, pôneis e escadas que cabem dentro de sacolas, lerofantes (sim, uma espécie de elefante), rio correndo na vertical e… uma árvore mágica. No dia do seu aniversário, a menina Dulcie desperta com a presença de Maurice, um estranho garoto ruivo, que a promete uma jornada inesquecível em busca da Árvore dos Desejos. Outras crianças se juntam à caravana rumo à floresta, onde conhecem diversos seres curiosos. Por meio de uma narrativa fluente e sem intervalo, Faulkner brinca com o verdadeiro e o imaginário, uma espécie de reflexo de nossos desejos. As figurativas ilustrações de Guazzelli potencializam o onírico da obra. Um Faulkner diferente, para marcar a infância.


As Aventuras de Pedro Coelho

Autor: Beatrix Potter

Sinopse: Quem nunca ouviu falar de Pedro Coelho – o dentuço mais famoso, e levado!, do mundo – e de Beatrix Potter, que escreveu e ilustrou as suas aventuras há mais de cem anos? Com milhares de fãs nos mais diversos países, esses dois já viraram desenho animado, filme, e continuam encantando crianças e adultos. Publicado no Brasil pela Companhia das Letrinhas, mas fora de catálogo há um bom tempo, Pedro está de volta, assim como outros personagens criados por Potter. Em As aventuras de Pedro Coelho os leitores vão conhecer as quatro principais histórias da série – “A história de Pedro Coelho” (o primeiro texto infantil de Beatrix Potter), “A história do coelho Benjamin”, “A história dos coelhinhos Flocos” e “A história do sr. Raposão”. Acompanhadas dos desenhos originais, elas falam sobre as malandragens e apuros do coelhinho, em um texto divertido e charmoso.


O menino que morava no livro

Autor: Henrique Sitchin

Sinopse: Era uma vez um menino… O menino desta história era muito parecido com todos os outros meninos. Só não era igual porque morava em um lugar diferente. E apesar de estar na história de um livro, ele não morava em um castelo encantado, em uma nuvem ou no fundo do mar. Ele simplesmente morava… dentro do livro! Para conhecer esse menino, o leitor precisará entrar nesse universo para descobrir que há muitas coisas escondidas nas histórias dos livros.


“As informações e opiniões expostas são de inteira responsabilidade dos autores e não
refletem necessariamente a opinião oficial do Teoria Geek.”

~ Milena Félix


Inscreva-se no canal do Teoria Geek no Youtube e nos acompanhe também nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram.