Oh, Hey! Como estão? Posso dizer que, particularmente, não estou muito bem…

Na madrugada do dia 19/05/2021, fomos acometidos por uma terrível notícia: Kentaro Miura havia falecido. Conforme já noticiado aqui anteriormente, foi publicado no twitter da “Berserk Project”, uma nota de que o Professor haveria falecido no dia 06 de maio de 2021, devido a uma dissecção aguda da aorta.

Mas você deve estar se perguntando: quem foi Kentaro Miura? O que ele fez? Por qual motivos as pessoas estão tão abaladas?

Bom, querido leitor, nesse especial irei apresentar a você Miura Sensei e sua obra. Venham comigo, nessa aventura emocionante.

História:

Kentaro Miura Especial

Kentaro Miura nasceu na cidade de Chiba, no Japão, em 1966. Com apenas 10 anos, Miura fez seu primeiro mangá, que recebeu o nome de Miuranger. O mangá, que alcançou 40 volumes, só foi publicado para seus coleguinhas de aula. Em 1977, Miura surge com sua segunda obra: o mangá chamado Ken e no michi (剣 へ の 道 O Caminho para a Espada). Seu primeiro dōjinshi (revista independente ou fanzine) foi publicado, graças a ajuda de seus amigos, em uma revista em 1982.

Ao fazer 18 anos, Miura foi trabalhar como assistente do lendário George Morikawa, de Hajime no Ippo. Morikawa reconheceu rapidamente o alto nível artístico de Miura e o dispensou, dizendo que não havia nada que ele pudesse ensinar que Miura já não soubesse.

Em 1985, após apresentar seu projeto Futanabi para exame, Miura é aprovado em uma faculdade de arte na Universidade de Nihon. Mais tarde, graças a essa obra, foi nomeado como Melhor Novo Autor no Revista Shōnen Semanal. Seu primeiro trabalho serializado, Noa, foi publicado na revista, mas não deu muito certo.

Então, em 1989, na Monthly Animal House da Hakusenshaem, Miura nos presenteia com o primeiro volume de sua maior obra, e com certeza uma das maiores obras em mangá de todos os tempos: Berserk. E foi nesse momento que as lendas de Kentaro Miura e Guts, começam a se desenvolver e andar lado a lado.

Berserk, a maior obra do Professor:

Kentaro Miura Especial

A história de Berserk se passa em um mundo de fantasia sombria inspirado na Europa medieval, com foco no solitário Guts, um ex-mercenário e agora um espadachim amaldiçoado, forçado a vagar sem descanso para sobreviver e buscar vingança; e em Griffith, o líder de um bando de mercenários chamado de “Bando do Falcão”. Temas de isolamento, traição, a ilusão do livre-arbítrio, autopreservação, e a questão de se a humanidade é fundamentalmente boa ou má permeiam a história, explorando o melhor e o pior lado da natureza humana

Berserk nos apresentou a genialidade de Miura Sensei em seu grau máximo. Além de possuir um roteiro impecável, a arte era algo estonteante. Kentaro foi responsável por alguns dos painéis mais lindos da história dos mangás. Cenas com profundidade de tirar o fôlego. Todos seus personagens eram cativantes, até mesmo os mais malignos. A originalidade da obra e a influência que gera até hoje no ramo da Fantasia, só confirma ainda mais como Miura é um mestre insubstituível.

Kentaro Miura Especial

Berserk e a história da obra:

Kentaro Miura Especial

Guts é um guerreiro errante e antigo Comandante da Tropa de Assalto da renomada unidade mercenária conhecida como o “Bando do Falcão”. Ele, agora, caça criaturas demoníacas chamadas Apóstolos, humanos que fizeram um pacto com um grupo de arquidemônios conhecidos como “A Mão de Deus”. Essa Mão exige o sacrifício de qualquer coisa ou pessoa que for mais próxima a eles em troca de um poder sobrenatural incrível. O próprio Guts carrega um chamado Estigma do Sacrifício, vinda deste mesmo ritual; ele é uma das poucas pessoas que sobreviveram a isso, mas, ainda assim, demônios são atraídos incessantemente até ele, não importa onde esteja. O Estigma se tornando mais doloroso e sangrento, conforme a proximidade e o poder de seus adversários.

Depois de uma briga de infância problemática no bando mercenário de seu pai adotivo, Guts é recrutado pelos Falcões por seu carismático líder Griffith. Entretanto, em sua ambição de se tornar governante, ele seduz a filha do rei, levando-o a ser aprisionado e torturado por um ano, quando é resgatado por seus companheiros. Com seu corpo horrivelmente mutilado, tornando-o aleijado mudo e imóvel, Griffith invoca a Mão de Deus e concorda em sacrificar os seus amigos, assim como seu grupo mercenário, num ritual demoníaco, para poder continuar com seu sonho de conquistar o mundo através de um renascimento, como membro da própria Mão de Deus.

Kentaro Miura Especial

Somente Guts e sua amada Caska escapam vivos. Depois de se separar de Caska, que perdeu a memória devido ao trauma do ritual, Guts começa a caçar os Apóstolos, buscando vingar-se de Griffith. Tempos depois, reencontra-se, com Caska bem a tempo de resgatá-la antes que fosse queimada como uma bruxa. Enquanto Guts e Caska viajam ao país élfico de Elfhelm, procurando um refúgio seguro, acompanhados por um novo grupo de companheiros com os quais fizeram amizade durante suas jornadas, um Griffith reencarnado cria um segundo Bando do Falcão.

Griffith, agora conhecido como Falcão da Luz, luta contra as forças invasoras do leste/oriente, terminando por estabelecer seu reinado sobre Midland e fundando um nova e massiva capital, Falconia. Nesse local, os humanos se refugiam dos ataques de demônios que não param de aumentar, sem saberem que seu próprio líder também é um demônio.

Kentaro Miura Especial

Adaptações:

Primeiro anime (1997-1998)

A primeira adaptação da obra, foi dirigida por Naohito Takahashi e produzido pelo estúdio OLM, transmitido pela Nippon Television. Foi ao ar entre 7 de outubro de 1997 e 31 de março de 1998, com um total de 25 episódios. A série começa adaptando o arco “Espadachim Negro”, e depois o arco “Era de Ouro”. Embora a história do mangá permanece em grande parte intacto, muitas mudanças foram feitas na adaptação. Mudanças essas, todas aprovadas por Kentaro Miura, que estava sempre na supervisão. O que ficou posteriormente conhecido como Berserk de 97, se tornou um dos maiores animes de todos os tempos.

Kentaro Miura Especial

Série de filmes (2012-2013)

Em 4 de fevereiro de 2012, foi dado inicio ao lançamento de uma trilogia de filmes para a obra, começando por Berserk Ōgon Jidai-Hen I: Haō no Tamago.Na sequência veio Berserk Ōgon Jidai-Hen II: Doldrey Kōryaku, lançado em 23 de junho de 2012, e Berserk Ōgon Jidai-Hen III: Kōrin, em 1 de fevereiro de 2013.

Segunda série (2016-2017)

Em 1 de julho de 2016, no canal de televisão paga WOWOW, um novo anime da obra iniciou sua transmissão. Kentaro Miura atuou como supervisor executivo do anime, adaptando um dos melhores arcos da história.

Kentaro Miura Especial

Legado:

Kentaro Miura Especial

Kentaro Miura se despede da gente porém, seus ensinamentos serão eternos! Miura Sensei influenciou uma geração inteira, sendo responsável por inspirar milhares de obras ao longo dos anos. O gênero Dark Fantasy só existe hoje da forma que é, graças ao que ele produziu.

Sua influência não se limita aos mangás ou livros. A genialidade de Miura inspirou filmes, séries, games e até mesmo bandas. God of War existe graças a Miura; Final Fantasy também deve muito a Berserk; o próprio criador de Dark Souls sempre fala em como Miura foi um mestre para ele.

Onde você acha que surgiu a figura do Espadachim Negro, que porta uma espada gigante, típico de obras assim? Em Berserk!

No mundo dos RPG’s de mesa e dos MMO’s, Kentaro também deixou sua marca. Em servers de todo mundo, fãs tem se juntado para prestar homenagem a memória dele. No tweet e nas respostas abaixo, você pode ver alguns vídeos e imagens desses momentos:

Um adeus com gosto de muito obrigado…

Kentaro Miura Especial

Eu acredito que uma pessoa só desaparece, quando sua memória é esquecida. Kentaro Miura com certeza jamais irá sumir, pois seu legado e ensinamentos serão eternos. Sugiro que todo o fã de fantasia reserve um tempo para explorar o que Miura nos presenteou, ele falará eternamente através do que produziu.

Sua marca com certeza foi deixada no mundo, uma vivência única e um mestre insubstituível. Termino esse especial com lágrimas nos olhos, mas sou extremamente grato por tudo que aprendi com ele e como fui moldado por suas criações.

Parta em paz e obrigado por tudo, Mestre Kentaro Miura! Espero que agora, possa estar descansando…

Kentaro Miura Especial