Então você veio ler sobre um especial do Borderlands? Um especial sobre grandes Vault Hunters e suas caçadas, se for isso que você quer, eu tenho um prontinho para você.

Mas o que é um Vault, você se pergunta, O Vault é uma lenda, é como um cofre que contém tecnologia avançada, riqueza infinita, poder, que pode lhe dar fama e tudo o que quiser, e existe um “anjo guardião” que guia esses caçadores para seu tão sonhado prêmio.

Até mesmo muitas crianças pensam em se tornar caçadores quando escutam essas histórias, e tudo isso se passa aqui em Pandora, o nosso planeta, então se você ficou curioso(a), vem comigo descobrir mais sobre e se você gostar, que tal se juntar a eles?

Imagem Corpo - especial Borderlands

Uma carona para Pandora

Vou te passar uma visão geral sobre essa maravilhosa saga que é Borderlands.

Borderlands é uma saga de jogos de ação, Looter-Shooter, com tiro em primeira pessoa, co-op e mundo aberto dividido por ambientes, ou zonas, no caso o mundo aberto vai de cada um, sendo algo discutido até hoje se é ou não, com uma pitada de RPG e ambientado em um mundo pós-apocalíptico, com gráficos mais cartoons com cel-shading, sendo uma mistura de mad-max com fallout tornando essa saga única e maravilhosa.

Produzidos pela: Gearbox Software, 2K Australia, Aspyr, Gearbox Studio Québec e tendo até mesmo um jogo canônico onde escolhas importam, fugindo do normal sendo um jogo totalmente focado na história igual The Wolf Among Us e The Walking Dead, produzido pela Telltale Games que é a mesma criadora dos jogos citados de exemplo.

Vou estar deixando no final desse especial um link do Linktree, site onde pode ser feito uma lista de links, para quem quiser comprar ou ver sobre os jogos, para evitar o excesso de links no meio do especial.

Borderlands 1

Aqui é onde tudo começa, em um planeta chamado Pandora, logo de início temos Marcus contando um pouco mais sobre o que é o Vault, sobre os Vault hunters e até mesmo conduzindo nossos grandes caçadores para o começo de sua jornada, sendo 4 personagens com árvores de skills completamente diferentes entre cada um, sendo eles:

imagem-corpo-borderlands1
Edição: Glaucio Wayne

Brick, o Berserker: Um grande homem que não liga para armas sendo a sua habilidade entrar em modo fúria, descendo o soco em todo mundo, reduzindo todo dano causado a si e tendo uma regeneração de sua vida.

Lilith, a Siren: Lilith é uma das poucas mulheres que tem esses poderes, com sua habilidade de ficar invisível e com ganho de velocidade, Lilith consegue se reposicionar e ainda causar dano em área assim que sua invisibilidade acaba.

Mordecai, o Caçador: Um verdadeiro atirador de elite, juntamente de sua fiel companheira Bloodwing podendo dar um comando para ela atacar e após seu ataque, retornar a ele, conseguindo limpar a área de maneira fácil e rápida.

Roland, o Soldado: Um homem sério, preparado para qualquer que seja o problema, sendo sua habilidade uma torreta, atirando em tudo o que aparecer, assim impedindo que existam ataques surpresas.

Imagem Corpo - Borderlands 1 / 2

Apresentando sistemas interessantes como:

  • Veículos 
  • Artefatos: Um equipamento que modifica sua habilidade dando alguma passiva.
  • Modificador de classe: Equipamento que aumenta os status do seu personagem aumentando vida, dano, capacidade de escudo entre outros podendo dar também um bônus para sua habilidade.
  • Elementos: Fogo que é dano por segundo, corrosivo que é igual ao fogo só que enquanto corroendo o inimigo sofre mais dano de qualquer que seja a fonte, choque que é bom contra inimigos com Shields podendo causar dano por segundo e com chance de paralisar, e o elemento mais aleatório, o elemento explosivo que consiste em dano massivo e em área mas sem dano por segundo ou afins, todos esses elementos podem vir tanto em granadas como também em armas, então sim, sua pistola pode estar atirando foguetes.
  • Escudos: uma vida a mais, dando melhorias como regeneração de vida, velocidade que o escudo recarrega, e afins.
  • Mais de 17,000,000 armas aleatórias.
  • Co-op para 4 pessoas e tela dividida para 2 pessoas, mas na versão remaster é possível jogar 4 pessoas no mesmo console.
  • Sistema de maestria com arma: Quanto mais você usa, mais um tipo de arma vai ganhar melhorias de acordo com o nível de sua maestria.
  • Customização: Muito fraca, sendo um pouco melhor na sua versão remasterizada, podendo trocar os estilos de cabeça.
  • Lute por sua vida: Sistema em que você cai no chão antes de morrer tendo uma segunda chance quando matar um inimigo.
Imagem Corpo - Borderlands1 / 3
imagem/reprodução: Melhores momentos, Glaucio Wayne

Eu lembro que vi alguém jogando e fiquei impressionado pensando em tudo o que dava para fazer, mas só tive a oportunidade de jogar anos após, afinal, eu não tinha um computador bom na época kk mas que mesmo nos dias de hoje, continua sendo um dos melhores jogos para se jogar, recebendo uma nota 8, mas vamos seguindo…

 Borderlands 2

Cinco anos após os acontecimentos do primeiro jogo, Handsome Jack tomou conta da empresa Hyperion, uma das grandes empresas de armas do jogo, se declarando o Ditador de Pandora, mantendo base gigante em forma de H próximo a lua, pronta para acabar com o planeta a qualquer momento, assumindo todo o crédito por ter descoberto o Vault e agora busca acabar com todos os caçadores que existem.

Acha que tem o que é preciso para matar o Handsome Jack e restabelecer a paz em Pandora juntamente de nossos caçadores? E falando de caçadores são eles:

imagem-corpo-borderlands2
Edição: Glaucio Wayne

Axton, o comandante: Um ex soldado e ex marido, demitido e divorciado Axton vai atrás de suas próprias aventuras como caçador juntamente de sua torreta.

Mayah, a Siren:  Mayah, umas das poucas Sirens que existem, foi usada pelos monges de seu planeta natal para extorquir dinheiro e respeito das pessoas, após descobrir e matar quem a controlava, Mayah vai para Pandora explorar e descobrir mais sobre sua origem e das sirens, se tornando uma caçadora com sua habilidade de manter o inimigo preso no ar por um momento.

Salvador, o Gunzerker: O menor do grupo por uso excessivo de esteroides, Salvador ama ser extremamente violento e tem como habilidade segurar duas armas ao mesmo tempo e sair atirando em tudo loucamente.

Zero, o assassino: A única coisa que se sabe sobre ele é que ele é um caçador em busca de desafios maiores, sua roupa cobre seu corpo todo, e tudo sobre ele é um segredo, nem mesmo sabem se ele é um humano ou um robô, sua habilidade coloca um clone holográfico em seu lugar, deixando-o completamente invisível.

Contando também com 2 personagens a mais de DLC são eles:

Gaige, a Mechromancer: Uma estudante do ensino médio que ficou fascinada pelo Vault, Eridium, um minério que é uma fonte de poder universal, que se tornou Caçadora justamente da sua habilidade, um robô voador de combate que sai batendo em todo mundo.

Krieg, o psicopata: Um bandido que foi sequestrado e exposto a experimentos absurdos que visava transformar a todos em psicopatas, Krieg manteve uma voz interior que o ajudou a sobrevier até o momento em que ouviu sobre o experimento ser realizado em crianças, fugindo da área e matando quem coordenava tudo, se tornando um caçador louco com uma voz interior que tenta fazer com que ele seja uma boa pessoa, sendo sua habilidade puxar um machado para arremessar e bater em tudo a sua frente em um surto psicótico. (Obs: ele gosta da Mayah)  

Imagem Corpo - Borderlands 2 / 22

Apresentando sistemas interessantes como:

  • Veículos: Agora com mais veículos, tendo também os de DLC.
  • Relíquias: Diferente dos artefatos, ele não dá nenhuma modificação de skills, sendo somente buffs para os status do seu personagem.
  • Modificador de classe: Os modificadores de classe além de buff, dão levels para determinadas skills em sua árvore.
  • Elementos: Aqui foi adicionado o Slag, um elemento que marca o inimigo e faz com que outras fontes de dano dobrem o dano causado. 
  • Mais que o dobro de armas que tinha no primeiro.
  • co-op para 4 pessoas e tela dividida para 2 pessoas, sendo possível você entrar no jogo de um amigo que está começando com um personagem que já zerou o jogo.
  • Sistema de new game+, você recomeça o jogo com todos os seus itens porém a dificuldade aumenta total, vida e dano dos inimigos é aumentada e etc.
  • Sistema melhorado de customização de personagem podendo alterar as cabeças e roupas tendo vários estilos mudando até mesmo como é a roupa ao invés de só uma cor diferente.
  • Rank Badass: completar desafios para ganhar esses pontos e trocar por melhorias de status para todos seus personagens.
  • Os inimigos dropam customizações como cabeças e cores de roupas diferentes.
Imagem Corpo - Borderlands2 / 3
imagem/reprodução: Melhores momentos, Glaucio Wayne

Esse jogo me marcou de várias formas, tive vários colegas ao longo da minha jornada, tantas horas que passei explorando e conhecendo sobre, as quests, as histórias contadas, personagens com características únicas, easter eggs impressionantes como o do Minecraft, Dark Souls ou o do Tartarugas Ninjas, até mesmo as lutas contra os chefes e o Handsome Jack.

É quase a mesma sensação de jogar skyrim pela primeira vez, foi um dos primeiros jogos que joguei do gênero, e não demorou muito pra ser o jogo que me fez amar outros do gênero, é divertido e cativante. Nota 9.

Borderlands the pre-sequel!

Se passando entre o primeiro e o segundo jogo, borderlands the pre-sequel tem sua história narrada por uma Athena capturada e obrigada a contar tudo o que aconteceu, então sua progressão aqui vai de acordo com o que está sendo falado, mas vamos lá!

Aqui 4 Caçadores novatos se unem a Handsome Jack, acompanhando seu progresso de um bom homem até se transformar em um tirano cruel, começando com a estação espacial Helios sendo capturada pelo coronel Zarpedon, então Jack e seus caçadores vão fugindo da nave até terem de ser enviados a superfície de Elpis, a lua de Pandora, para ver se encontram um jeito de recuperar a estação. Nessa Jornada estão:

Imagem Corpo - Borderlands pre-sequel

Athenas a Gladiadora: Uma Lancer assassin que se tornou mercenária e carrega com ela um escudo, que é sua habilidade, quando ativado, reduz todo o dano recebido, e quando acaba o tempo ou é ativado de novo, ele é arremessado causando dano.

Wilhelm, o Executor: Um engenheiro da Hyperion que buscar melhorar seu corpo com partes robóticas sendo sua habilidade um par de drones um de combate e um de suporte. Wilhelm aparece como um boss no Borderlands 2.

Nisha, a portadora da lei: Uma sociopata armada que tem como habilidade mirar automaticamente em inimigos a sua frente tendo seu dano, velocidade da bala e de recarga da arma aumentados, Eu não chegava nem perto dessa dai, afinal, ela também é um boss no Borderlands 2

Claptrap, um grande erro: Um dos vários robôs Claptrap só que nesse foi instalado um super software, no caso, era um vírus, sendo sua habilidade algo totalmente aleatório, podendo trazer tanto vantagens como desvantagens para si e seus aliados.

Claptrap é com certeza o mais legal de ser jogado, ainda mais quando se está com os amigos e você acaba fazendo todo mundo pular igual louco com uma boia de patinho na cintura. 

Trazendo também outros 2 personagens em DLC:

Jack, o sósia: Ele é um dublê do Handsome Jack, que tem como habilidade colocar clones de si para lutar e morrer por ele.

Aurelia, a Baronesa: A irmã trilionária do Sr. Hammelock, personagem apresentado a nós no Borderlands 2, sendo sua habilidade a jogar um fragmento de diadema congelado que persegue inimigos e se prende nele causando dano constante.

Imagem Corpo - Borderlands pre-sequel / 2

As mecânicas daqui não fogem muito das do Borderlands 2 tendo somente algumas diferenças e adições, tal como:

  • Você precisa de oxigênio por estar na lua, então as relíquias foram substituídas por kits de oxigênio, Oz kit, que dão buffs de status, te protege de não morrer sufocado, te permite dar um pulo duplo e uma super esmagada.
  • O elemento Slag foi substituído pelo elemento de cryo que vai congelando o inimigo impedindo-o de atacar ou de se mover.
  • Agora tem armas lasers.
Imagem Corpo - Borderlandsps / 3
imagem/reprodução: Melhores momentos, Glaucio Wayne

Provavelmente o que eu gostei aqui é o que você vai gostar também, os plots que a história tem, você vai ficar impressionado descobrindo a verdade. Afinal, em questão de gameplay não se tem muita diferença. Nota 7.

Tales from the Borderlands

Mais uma vez em Pandora, você vai controlar Rhys e Fiona, isso mesmo que você entendeu, dois personagens completamente distintos em questão de ideias, se passando logo após os acontecimentos do Borderlands 2. Então vamos começar pelo Rhys e vou precisar dar um Spoiler.

Imagem Corpo - Tales from the Borderlands

Rhys é um funcionário na empresa Hyperion e busca ser promovido logo após a morte de Handsome Jack, afinal todos que trabalham aqui querem ser igual ele, você é chamado na sala de seu superior mas ao chegar o superior que você bajulou durante vários anos foi morto pelo o seu novo superior que é Hugo P. Vazques e ele não gosta de você.

Ele te promove a zelador mas com seu Eco-Olho, um olho que te permite analisar tudo, você descobre analisando o computador, que seu superior está prestes a comprar uma chave que abre o Vault, então agora você está indo roubar a compra do seu superior, fingindo ser ele.

Quando criança, Fiona e sua irmã Sasha tentam sobreviver com todo o dinheiro que podem encontrar, geralmente roubando e enganando as pessoas. Um dia, elas tentaram roubar de Felix, que também é um vigarista. Ele então cuida das irmãs e as cria para uma vida de crime. 

Até que chega o grande momento, o namorado de sua irmã fecha um acordo com Vazques, para vender uma chave do Vault, então Fiona, Sasha e Felix criam uma chave falsa para ser vendida, e é logo depois disso que as histórias se juntam…

Imagem Corpo - tales from the Borderlands /2

Aqui a história é sua, você escolhe como ela vai se desenrolar, as vezes tendo de tomar decisões de forma mais rápida, se você tem costume com os jogos da TellTale você sabe como funciona, mas se você conhece Life is Strange vai tirar de letra também kk

Eu posso dizer com toda a certeza que foi um dos melhores jogos nesse estilo que eu já joguei, você ainda tem a comédia, tem os momentos marcantes e o melhor de tudo, os plots que a história dá, todos os relacionamentos com os personagens, e é impossível discordar ao dizer que todos os personagens são cativantes do seu jeito, os bonzinhos pelo menos kk, o modo como quebrou o jeito como a história estava sendo contada tirando os jogadores da zona de conforto em relação a Borderlands mas mesmo assim atraindo a quem acompanha a saga,  eu do nota 10 fácil.

Imagem Corpo - tales from the Borderlands / 3

mas vamos ao ultimo da lista porém não menos importante e muito menos o ultimo da saga, acredito eu que é o final de um arco, porém não o final da história do Borderlands.

Borderlands 3

Se passando alguns anos após o segundo jogo e o Tales from the Borderlands, Lilith está recrutando caçadores para irem atrás de descobrir sobre os Filhos do Vault e seus lideres, os Gémeos Calypso, são eles Tyreen a irmã que é realmente forte e é uma Siren e Troy que é um sangue suga, tem de ficar recebendo os poderes de sua irmã.

Acredita-se que eles possuem um mapa do Vault que há muito está perdido, então vocês recuperam o mapa e entram a bordo da Sanctuary III, uma espaçonave que leva o nome da cidade principal do borderlands 2, para viajarem pela galáxia indo entre os planetas para abrirem os Vaults e evitar com que os Gémeos Calypso fiquem mais fortes e acabem com tudo.

Eles tem um show próprio para seus seguidores que os consideram Deuses, é como se eles fossem streamers e isso é mostrado durante toda a campanha, eu achei muito interessante kk.

imagem-corpo-borderlands 3

Vamos conhecer os nossos caçadores da vez:

Amara, a Siren: Nascida na favela, Amara é uma heroina desde jovem na luta contra o crime, usando suas habilidades para acabar com os opressores, sendo uma das suas habilidades a de criar braços mágicos fortes a ponto de conseguir até mesmo se projetar a frente causando dano aos inimigos.

Fl4k, o Domador de feras: Um robô que trabalhava para um homem, que adquiriu consciência e sede por assassinado, não se sabe como, e vagueia pelos mundos para se descobrir, sentido uma conexão com a sabedoria primordial dos animais sendo sua habilidade de ter um companheiro animal, podendo variar entre 3 tipos, podendo comandá-los a atacar.

Moze, a Atiradora: Pertencia ao exercito da Vladof, outra fabricante de armas, em uma divisão da infantaria que utilizava mechs, foi manipulada até perder seus aliados em uma missão e ser dada como morta, confiando somente em seu mech, Moze vai em busca de tesouros junto dos outros caçadores para continuar reparando seu “Iron Bear” (urso de ferro), sendo a sua habilidade ativar esse mech e poder atirar em tudo por ai.

Zane, o Operativo: Irmão do Baron Flynt (boss no Borderlands 1) e Captain Flynt (boss no Borderlands 2) Zane os largou para entrar para os mercenários, se tornando um dos melhores fazendo o que for para quem pagar mais, indo ficar escondido em pandora por um tempo para descansar só que acaba sendo recrutado, sendo sua habilidade principal a de criar um clone de si.

Imagem Corpo - Borderlands 3 / 2

Aqui existe muita mecânica nova e mudança nas que já existiam, então vamos lá!

  • você pode escolher a dificuldade entre fácil e normal no inicio do jogo como também pode escolher como vai ser o loot, individual ou cada um por si, quem pegar pegou kk
  • Modo Mayhem um sistema de aumento de dificuldade que você libera, podendo aumentar até o nível 11.
  • Uma maquina de loots perdidos, que recolhe armas e itens que foram deixados para trás nos mapas e missões os entregando ao caçador na nave.
  • Emotes: você pode dançar e fazer ações agora.
  • Barris agora podem ser arremessados tanto por ataques corpo-a-corpo como deslizando, e agora você pode deslizar kk
  • Agora pode se agarrar em bordas para alcançar lugares mais altos.
  • Você pode fazer viagens rápidas independente de onde estiver, isso até que deixa o jogo chato
  • As skills podem variar, na descrição dos personagens eu falei suas skills principais, mas todos os personagens possuem variações.
  • Aqui todos os personagens tem falas especiais respondendo as falas dos npcs.
  • Rank de guardião: substitui o rank badass, de uma forma mil vezes melhor e com recompensas.
  • Dano Elemental radioativo foi adicionado substituindo o slag, causando dano por segundo, dano em area e fazendo com que inimigos explodam quando mortos.
  • Mais de 1 bilhão de armas tendo cada fabricante diferentes peças fazendo cada arma ser única.
  • Na luta por sua vida, você pode se mexer, podendo até mesmo se jogar na frente de um npc aliado para ele te reviver.
  • Sistema de e-mails, para você pegar recompensas de caçadas, itens de dlc e quando você mata uma quantidade de inimigos com a arma de uma marca especifica, essa marca lhe envia por e-mail um agradecimento bem genérico e uma arma nova kk.
  • Veículos melhores: temos 3 veículos e existem veículos espalhados pelo mapa que podem ser recuperados para lhe dar partes novas para adicionar ao seu atual, tendo também todo um sistema melhorado de customização, podendo alterar peças, rodas, blindagem pintar do jeito que quiser e mudar as skins.
  • Quartos: o sistema mais legal que foi adicionado, cada caçador que estiver em jogo tem seu quarto especifico na nave tendo detalhes ligados ao seu caçador, igual no quarto do Fl4k que possui uma caminha para seu Skag, tendo também como colocar modificações nas paredes como quadro ou um letreiro, e contendo também um cofre e uma parede para você expor suas armas mais importantes.
  • Os inimigos continuam dropando customizações só que agora dropam até emotes.
  • Modo fotografia, se você gosta de tirar ScreenShot, esse jogo é pra você!
  • Armas agora tem mais de uma forma de atirar, tal como rajada, automática, semiautomática, fazendo as vezes o personagem mirar até de maneira diferente.
  • Mapa melhorando, contendo camadas para se localizar melhor.

Agora é na parte de cosméticos

  • Você tem muito mais opções de customização podendo alterar a cabeça, o corpo, a cor da roupa do jeito que quiser tendo uma palheta de cores para escolher igual no veículo, a skin da roupa.
  • Armas agora podem ter skins e chaveiros igual no Rainbow six ou Valorant.
Imagem Corpo - Borderlands3 / 3
imagem/reprodução: Melhores momentos, Glaucio Wayne

Esse jogo é perfeito tanto para quem está querendo jogar o primeiro jogo do gênero como para os que já conhecem e querem conhecer a franquia, tendo sua gameplay mais fluida do que os outros, acaba sendo mais atrativo e divertido, com uma ótima história porém com momentos tristes e também reveladores.

Esse eu comprei na pré-venda e zerei sozinho (igual todos os outros tirando o BL2) mas joguei a campanha toda com o Fl4k e só o fato de eu poder apertar E no meu companheiro e ele ficar feliz ou reagir de alguma forma já me fez perder a sensação de estar sozinho enquanto jogo. Merece um 9.

Pontos positivos no geral de todos os jogos.

Borderlands tem pontos positivos e negativos que não precisam estar separados entre os games para serem citados então vamos lá!

O jogo possui gráficos lindos para quem gosta do estilo, melhorando cada vez mais entre os jogos, fazendo até com que fiquem bem conservados com o tempo envelhecendo bem.

As histórias são tão divertidas quanto sair por ai atirando em tudo, e os jogos em si dão importância para a história, tendo até o Pré-sequel que é focado na historia do Handsome Jack.

A trilha sonora é linda, independente do jogo, combinam perfeitamente com o que querem passar, sendo seus efeitos sonoros muito bem feitos também.

As mecânicas são muito bem encaixas, até mesmo a dos elementos, sendo um dos melhores que já joguei com esse sistema.

Mas nem tudo é um mar de rosas.

Mesmo eu que sou um grande fã, sendo o BL um dos grandes companheiros dos momentos em que eu estive mais triste antes de conhecer minha esposa, tenho que admitir os erros e problemas que os jogos tem ou enfrentam, afinal, um fã de verdade sabe admitir quando está errado.

Borderlands conta com má otimizações, tendo até engasgadas e congelamentos no BL 3

Excesso de DLCS pagas, não existe DLC grátis, tendo muitas desnecessárias sendo elas somente roupas diferentes, que poderiam ser itens dropaveis em alguma DLC de histórias e mapas que tem, tendo até mesmo excesso das DLCs de histórias, fazendo assim os preços subirem absurdamente caso você queira ter o jogo completo, então caso você não tenha como gastar muito, compensa esperar as promoções.

Então é isso, chegamos ao final desse nosso Especial Borderlands, espero que eu tenha conseguido te convencer a se unir a mim nessas aventuras, vamos conquistar todos os Vaults!

Agradecimento

Link do Linktree mostrando onde comprar os jogos da saga aqui! Estando disponível para Pc(Steam e Epic Games), PlayStarion, Xbox e Nintendo Switch.

Que nosso futuro seja brilhante! Mas vem ver isso aqui!