ESPECIAL TG | Anne de Green Gables, conheça mais sobre a série de livros

É notório que Anne With an “E” – série adaptada dos livros de Lucy Maud Montgomery pela Netflix – conquistou diversas almas irmãs por aí. Tanto que seu cancelamento – logo após o término da terceira temporada – causou até um certo burburinho na redes sociais promovendo a hashtag #SaveAnneWithAnE

Mas a sorte de uma série adaptada de um livro, é que você sempre pode recorrer a fonte original não é mesmo? E eis que a querida autora canadense Lucy Maud Montgomery não escreveu um, mas uma série de livros.

Livros de Lucy Maud Montgomery
As Livrarias Família Cristã já possuem todos os livros disponíveis para a venda.

São milhares de páginas!

A coleção Anne de Green Gables possui diversas edições, sendo as 6 primeiras delas contando a história da Anne, 2 contando a história de seus filhos, 3 focando na família Blythe e outros 2 com crônicas de diversos personagens daquele mesmo universo. Então se você é aquele fã de coração partido por não ter tido um desfecho, saiba que existe pelo menos 13 livros já traduzidos da autora pare serem devorados com os olhos. São eles:

Anne da Ilha
Anne de Windy Poplars
Anne e a Casa dos Sonhos
Anne de Ingleside
Anne de Avonlea
Vale do Arco-Íris
Rilla de Ingleside
Crônicas de Avonlea
Mais Crônicas de Avonlea
Os Contos dos Blythes Vol. 1 
Os Contos dos Blythes Vol. 2
Os Poemas dos Blythes

Não pague caro e leia muito

É lógico que já existem diversas edições da Anne espalhadas por aí, com uma capa mais linda que a outra. Mas confesso que o custo benefício das Livrarias Família Cristã – utilizando a editora Ciranda Cultural – me chamou a atenção, afinal eles cobram apenas R$9,90 por cada livro lindo de brochura.

 

A tradução realizada pelo João Sette Camara trás o texto na sua forma integral, apenas traduzido do inglês original. E muitas das citações usadas por Anne ainda ganham direito a referências no rodapé das páginas. Mostrando que a obra, além de bela, possui um vasto recurso cultural de época. As ilustrações das capas ainda ganham um charme, devido ao trabalho da ilustradora Beatriz Mayumi.

 

Levando kits de livros, mais descontos são concedidos e até brindes conquistados. Se você levar por exemplo a coleção completa com todos os 13 livros + um bloco de anotação de brinde, você deve gastar pouco mais de 100 reais. Até porque eles trabalham com vários tipos de entrega e muitas delas oferecem um custo bem baixo de acordo com a sua região. E a confiabilidade? Só estou recomendando porque acredito que os livros hoje em dia estão quase virando objetos de luxo, e a qualidade e custo desse pessoal me deixou satisfeita e agradecida.

O que esperar dos livros da
Lucy Maud Montgomery?

Espere risadas, choros copiosos e muita moralidade em cada uma de suas páginas. Lucy tem uma delicadeza para escrever que só percebemos no estilo da Kiera Kass, mas ainda conta com um lado cômico que deixaria a Sophie Kinsella com inveja. Sua narração é fluída e gostosa de ler e seus personagens são muito carismáticos. Os detalhes são tão bem descritos que você consegue com facilidade se posicionar nos ambientes e ficar maravilhada com a beleza dele.

Vale ressaltar que os livros são de teor religioso – talvez por isso que a Livraria Cristã tenha nos trazido essa história – não que você vá perceber logo de cara ou isso seja explicito. Mas Lucy Maud Montgomery coloca em suas páginas muitas questões morais que são divinamente expressadas por diálogos espetaculares de Anne, se você for um bom leitor e souber ler nas entrelinhas. Digo isso com a minha experiência através do primeiro livro.

Série baseada nos livros de Lucy Maud Montgomery.
Série baseada nos livros de Lucy Maud Montgomery.

Ah sua louca! Ta dando opinião com um livro só? Pois bem, o primeiro livro Anne de Green Gables trás consigo todo o conteúdo das 3 primeiras temporadas da série. É claro que a Netflix retirou algumas coisas e acrescentou outras – e me pergunto se foi por conta disso, pelo menos em parte que resolveram cancelar, afinal, nem todo mundo tem a imaginação da Lucy pra dar cabo de personagens imaginários. Mas de todo modo, fica aquela sensação de curiosidade no ar, o que acontecerá agora?

Assim sendo, se você é amante dessa ruivinha tagarela e de suas aventuras, não vai querer ficar de fora dessa! Termino esse especial com uma das minhas citações favoritas do livro que nos instiga a nunca deixar o medo do fracasso ser um impedimento em nossas vidas:

Isso talvez me deixe mal amanhã, Josie – disse Anne rindo -, mas agora eu sinceramente sinto que, contato que eu saiba que as violetas estão nascendo todas roxas na ravina abaixo de Green Gables e que as pequenas samambaias estão despontando na Trilha dos Amantes, não faz muita diferença  que eu ganhe ou não a bolsa Avery. Fiz o melhor que pude, e agora começo a entender o significado da expressão “alegria do conflito”. Tentar e conseguir é tão bom quanto tentar e fracassar.