CLÁSSICOS: CONFIRA 5 ÁLBUNS QUE COMPLETAM 50 ANOS EM 2021

Em meio à expectativa por lançamentos e shows em 2021, muitos fãs se apegam aos clássicos para manter a paixão pela música acessa. Assim, nada melhor do que celebrar estes cinco discos que completam 50 anos em 2021 e, da sua forma, mudaram a história da música:

BLACK SABBATH – MASTER OF REALITY

álbuns 50 anos 2021
Ficha Técnica
Artista: Black Sabbath
Álbum: Master Of Reality
Faixas: 08
Formação: Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (contrabaixo) e Bill Ward (bateria)
Gravadora: Sanctuary Records
Ano: 1971

 

O terceiro álbum de estúdio do Black Sabbath mantém a saga épica da formação clássica da banda. Assim, Master Of Reality, além de ser um clássico do Heavy Metal, foi responsável pela fase embrionária do Doom e do Stoner Metal. Não apenas, o disco proporcionou clássicos como “Sweet Leaf”, “Children Of The Grave” e “After Forever”.

THE WHO – WHO’S NEXT

álbuns 50 anos 2021
Ficha Técnica
Artista: The Who
Álbum: Who’s Next
Faixas: 09
Formação:  Pete Townshend (guitarra), Roger Daltrey (vocal), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria)
Gravadora: Decca Records
Ano: 1971

 

Dono de clássicos monumentais como “Baba O’Riley”, “Behind Blue Eyes” e “Won’t Get Fooled Again”, Who’s Next surgiu do fracasso do projeto Lifehouse de Townshend. Com a missão de superar a ópera-rock Tommy, bem como, elevar o The Who a outro patamar, o álbum foi responsável por inovar no uso de sintetizadores e violinos.

 

LED ZEPPELIN – LED ZEPPELIN IV

álbuns 50 anos 2021
Ficha Técnica
Artista: Led Zeppelin
Álbum: Led Zeppelin IV
Faixas: 08
Formação: Robert Plant (vocal), Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo), John Bonham (baterista)
Gravadora: Atlantic Records
Ano: 1971

 

O quarto álbum do Led Zeppelin possui uma aura fantástica. Por nunca ter recebido um título oficial, o disco ficou popularmente conhecido como Led Zeppelin IV. Dessa forma, a obra foi imortalizada por “Black Dog”, “Rock N’ Roll” e pela marcante balada “Stairway To Heaven”. Trazendo elementos de Folk Rock aliados ao Blues e ao Hard Rock, Led Zeppelin IV, não apenas, é o maior disco da carreira da banda, como é um dos maiores álbuns de todos os tempos.

 

JOHN LENNON – IMAGINE

John lennon
Ficha Técnica
Artista: John Lennon
Álbum: Imagine
Faixas: 10
Formação: Solo
Gravadora: Apple Records
Ano: 1971

 

O segundo álbum da carreira solo de John Lennon atingiu o primeiro lugar nas paradas dos EUA e do Reino Unido. Não apenas, Imagine contou com participação de Yoko Ono e Phil Spector na produção, além da colaboração de George Harrison. Obviamente, o seu maior sucesso é a faixa autointitulada, conhecida até hoje como um hino antiguerra.

THE ROLLING STONES – STICKY FINGERS

Rolling Stone - Sticky fingers
Ficha Técnica
Artista: The Rolling Stones
Álbum: Sticky Fingers
Faixas: 10
Formação: Mick Jagger (vocal), Keith Richards (guitarra), Mick Taylor (guitarra), Bill Wyman (baixo e piano) e Charlie Watts (bateria)
Gravadora: Rolling Stones Records
Ano: 1971

 

Sticky Fingers é o primeiro disco dos Stones com Mick Taylor como membro oficial. Aliás, a participação do guitarrista foi o grande acréscimo à snoridade da banda no disco. Com os hits “Brown Sugar”, “Wild Horses” e “Dead Flowers”, Sticky Fingers é, até hoje, um dos discos mais aclamados dos britânicos.

Então, esses são alguns dos discos mais marcantes de 1971. Esquecemos de algum disco? Deixe nos comentários os seus álbuns favoritos que estão completando 50 anos em 2021.