Don’t Panic! Eu vou te explicar o porquê do Dia da Toalha e caso você não se sinta satisfeito, eu posso responder com mais precisão: 42!

Referências à parte, pegue sua toalha e vamos lá!  

A data é uma homenagem dos fãs ao autor, da Trilogia de Cinco (eu não escrevi errado) do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams.

Dia da Toalha

O autor, Douglas Adams, faleceu em 11 de maio de 2001 em decorrência de um ataque cardíaco e os seus fãs queriam lhe fazer uma homenagem que acabou por se tornar um evento global. 

Dia da Toalha

A proposta dos fãs era a seguinte: 

Douglas Adams fará falta para seus fãs em todo o mundo. Para que todos os seus fãs em todos os lugares possam homenagear este gênio, proponho que duas semanas após sua morte (25 de maio de 2001) seja marcado como “Dia da Toalha”. Todos os fãs de Douglas Adams são incentivados a carregar uma toalha com eles durante o dia.

Certifique-se de que a toalha esteja visível – use-a como um ponto de conversa para encorajar aqueles que nunca leram o Guia do Mochileiro a ir buscar um exemplar. Enrole-o na cabeça, use-o como arma, embebe-o em nutrientes – o que quiser!” – trecho da proposta postada no fórum “Binary Freedom”, por D. Clyde Williamson, em 14/05/2001. 

Mas se ele morreu em 11 de maio, por que comemorar no dia 25 de maio? 

Segundo o site oficial do Dia da Toalha, um dos motivos mais relevantes é que era necessário um tempo para espalhar, entre os fãs, a vontade de fazer uma homenagem ao autor. Por isso, foi necessário organizar duas semanas depois da morte de Douglas Adams. 

Contudo, outras datas foram especuladas, como: 

  • O 42º dia do ano (Feliz Dia do Adams); 
  • O 42º dia após a sua morte (Segundo dia da Lembrança); 
  • 11 de março (Data do Aniversário de Adams) e
  • 25 de maio (Duas Semanas do Falecimento de Adams). 

Por fim, a proposta que mais ganhou significância entre os fãs foi 25 de maio, que acabou por ganhar um status de feriado no mundo geek. 

E em 25 de maio de 2001, foi oficialmente o primeiro Dia da Toalha

Dia da Toalha

Por que uma data tão aleatória diante de tantas outras possibilidades?

Ora, vou responder com a própria resposta do site oficial: 

Como o universo que Douglas Adams criou era cheio de absurdos e aleatoriedade, pode ser uma escolha adequada, afinal. E se você precisar de um motivo adicional: se você adicionar os número hexadecimais 25 e 5 e converter o resultado em decimal, você obterá 42!”

E a questão da Toalha?

Porque a TOALHA é muito importante para os livros do Mochileiro da Galáxia e, consequentemente, virou um ícone aos fãs da obra. 

Dia da Toalha

Confira algumas vantagens de se ter uma toalha segundo o próprio Guia:

“Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos.

Você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz).

Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa”. 

E mais: 

“Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc.

Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito” – capítulo 3 – O Guia do Mochileiro das Galáxias.  

Ou seja, não entre em pânico e pegue sua TOALHA!

Curiosidade:

O dia 25 de Maio também é conhecido como o Dia do Orgulho Nerd, tanto por conta do Dia da Toalha, como também pela data de estreia do primeiro filme da série Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977 – não confunda com o Dia Star Wars (4 de maio), que você confere a explicação todinha AQUI

Dia da Toalha

Aqui, no Teoria Geek, muitos colaboradores são fãs da série do Mochileiro das Galáxias e vão te dizer um pouquinho do primeiro contato que tiveram com a obra que conquistou e ainda conquista milhares de fãs pelo mundo todo:

Descoberta do Mundo Nerd por Larissa Pansani:

Dia da Toalha

O primeiro contato que eu tive com o Guia do Mochileiro das Galáxias foi ainda mais nova, na época em que eu descobri Star Wars e Star Trek e, consequentemente, me descobri nerd. O gênero ficção científica sempre me chamou a atenção e ler esse livro foi incrível, porque também abriu portas para outras histórias de ficção. Essa, inclusive, é uma ótima dica para os leitores iniciantes que estão se descobrindo “nerds” igual eu.

Demorei, mas virei fã por Lu Guedes:

Dia da Toalha

Vou te dizer que o Guia teve que ter um pouco de paciência comigo! Eu não sabia o que era o Guia do Mochileiro das Galáxias. E não dei muita bola para o lançamento do filme. Até porque sempre fui mais ligada ao Universo de Star Wars. Então, alguns poucos anos atrás, fiquei sabendo do Dia do Orgulho Nerd e, consequentemente, do Dia da Toalha.

E queria saber o que a toalha tinha a ver com isso tudo. Foi aí que conheci o Guia do Mochileiro das Galáxias, mas mesmo assim não fui atrás (eu disse, foi difícil a conquista). Até que meu primo veio morar aqui comigo por conta da faculdade e trouxe o Guia. Órfã de algo legal para ler, peguei o primeiro. E aí, não teve jeito. Virei fã da Trilogia dos Cinco. Tanto que é até a minha despedida aos leitores é uma referência a série com o famoso “Até Mais e, Obrigado Pelos Peixes”.

O filme não faz jus aos livros por Marii Luques

Dia da Toalha

Conheci o Guia do Mochileiro das Galáxias por meio do filme, que com todo respeito não faz jus aos livros. Depois disso, procurei os livros para comprar em sebos da vida, mas nunca tive sorte.

Anos depois consegui ler os livros e me apaixonei pela história. O meu personagem favorito é com toda certeza o Marvin! E só para não esquecer, nunca saia de casa sem a sua toalha!

Livro Clássico do Nicho Geek por Marina Silvia

Dia da Toalha

O meu contato com O Guia do Mochileiro das Galáxias começou quando pesquisei livros clássicos do nicho geek e então descobri esse livro incrível! A escrita é interessante e consegue nos levar a viajar pelo Universo. Aqui em casa compramos a versão definitiva que reúne “a trilogia de cinco” livros da saga em uma edição especial. Indico a quem curte um bom clássico geek e viagens fora da casinha! Lembre-se: Pegue a sua toalha e NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Reencontrei um velho amigo por Nathan Antunes 

Dia da Toalha

Vim diretamente do restaurante no fim do universo para contar sobre meu primeiro contato com “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Bom eu conheci a obra por meio do filme e me apaixonei rapidamente por tudo, principalmente pelo Marvin kkk. Com o tempo foi escutando cada vez mais sobre o livro e corri atrás pra ver o que era, quando li pela primeira vez foi como reencontrar um velho amigo. Cada página escrita por Douglas Adams me atraíam cada vez mais e mais e aos poucos devorei todos os livros dessa obra maravilhosa e uma das mães da cultura pop. Até mais, e Obrigado pelos Peixes! Ahh e não esqueçam da toalha kkk.

E vocês já sabiam o porquê do Dia da Toalha!? Contem aqui para a gente.

Quer ler os livros? Então, confira o volume único da série aqui!

Até mais, e Obrigado pelos Peixes!