8 ANOS APÓS O FIM DA MTV BRASIL, RELEMBRE OS PRINCIPAIS ACÚSTICOS PRODUZIDOS PELA EMISSORA

Só quem viveu os anos 90/2000 sabe a importância que a exinta MTV Brasil teve, não somente na música, mas na formação de caráter de toda uma geração. A antiga MTV Brasil foi o canal mais autêntico, visionário e ousado da TV brasileira. Responsável por revelar muitos apresentadores pra lá de talentosos, como a Sarah Oliveira, o João Gordo e a Didi Wagner, o canal foi descontinuado no dia 30 se setembro de 2013, há exatos oito anos, após uma série de crises internas no Grupo Abril, cortes nos gastos, e claro, a popularização da internet, sobretudo do YouTube. Entretanto, quem teve a oportunidade de acompanhar a antiga MTV Brasil consegue ajudar a manter de uma certa maneira o imenso legado da emissora vivo até hoje.

De toda a vasta contribuição em diversos segmentos que a MTV Brasil nos proporcionou ao longo dos seus 23 anos, um dos mais importantes, com toda a certeza, é a série de caprichadíssimos shows acústicos que a emissora produzia e que foram de suma importância para a música brasileira. Inicialmente, o “Acústico MTV” nasceu como um programa de televisão e, na sequência, virou um selo musical. Para a indústria fonográfica brasileira, a série levou o mercado musical ao seu auge, sendo bastante lembrada até hoje por artistas que o fizeram, bem como pelos fãs da extinta emissora.

Hoje, o Teoria Geek traz uma lista com alguns dos melhores discos da série, todos disponíveis na íntegra nas principais plataformas digitais do gênero. Confira:

Acústicos MTV

MENÇÃO HONROSA – ACÚSTICO MTV SANDY & JUNIOR (2007):

A icônica dupla pop, responsável por marcar o coração de toda uma geração, finalizou sua parceria com essa empreitada, que caiu como uma luva para o encerramento de seu promissor ciclo. Com participações de Ivete Sangalo, Lulu Santos e Marcelo Camelo, os irmãos Lima se despediram de sua vasta legião de fãs com um trabalho que passeou por toda a sua discografia em uma abordagem mais madura, tornando o show em um significativo momento para a música brasileira:

acústicos MTV

5 – ACÚSTICO MTV ENGENHEIROS DO HAWAII (2004):

Com uma sequência de excelentes arranjos de instrumentos de sopro, corda, bateria e piano, o show acústico dos Engenheiros do Hawaii se diferencia da maior parte dos outros por não ter participações especiais, apenas “fraternais”: Clara Gessinger, filha do líder Humberto Gessinger na faixa “Pose” e o ex-baterista e fundador da banda, Carlos Maltz em “Depois de Nós” (música de sua autoria). Aqui, os Engenheiros conseguiram oferecer um belíssimo trabalho, agradável e marcante para quem o escuta:

https://open.spotify.com/album/26A68nUfZ08rQSrwjSdcR5?si=fHWdnHfQS6q86obED1Je3g&dl_branch=1

acústicos MTV

4 – ACÚSTICO MTV KID ABELHA (2002):

Embalado pelo grande hit “Nada Sei”, o acústico do Kid Abelha pode ser considerado como um dos mais promissores da série. O repertório escolhido faz um apanhado geral na vasta carreira da banda, incluindo vários de seus maiores sucessos como “Como Eu Quero”, “Te Amo Pra Sempre”, “Lágrimas e Chuva” e uma versão mais intimista para”Os Outros”, interpretada  apenas com a líder Paula Toller e o pianista Humberto Barros no palco. O disco também se destaca pelas regravações de “Quero Te Encontrar”, da dupla funk Claudinho & Buchecha (homenagem a Claudinho, morto em Junho de 2002) e “Brasil”, grande sucesso do cantor Cazuza:

https://open.spotify.com/album/5v4f06g11UyBtDZS5x8p4u?si=b2ad386852eb41ed

acústicos MTV

3 – ACÚSTICO MTV CÁSSIA ELLER (2001):

Lançado nove meses antes de seu falecimento, o disco acústico da Cássia Eller pode ser considerado como o melhor de sua discografia. O eclético repertório do álbum vai de músicas escritas especialmente para serem interpretadas pela Cássia por grandes nomes, como Cazuza, Renato Russo e Nando Reis, até regravações muito bem feitas, como as de “Por Enquanto” do Legião Urbana, “Non, je ne regrette rien”, da Édith Piaf e . “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos The Beatles:

Legião Urbana

2 – ACÚSTICO MTV LEGIÃO URBANA (GRAVADO EM 1992 E LANÇADO EM CD E DVD EM 1999):

Apesar de uma inicial relutância, o icônico acústico do Legião Urbana acabou saindo. Podemos dizer que esse foi, de todos shows já gravados, o mais simples no que tange a questão do repertório escolhido e da estética do show, mas essa simplicidade não tirou seu brilhantismo. Afinal, estamos falando de Renato Russo, certo? Com direito a um cover de “Hoy Me Voy Para México”, da boy band portorriquenha Menudo, gravado de brincadeira mas que acabou virando hit com uma extensa execução nas rádios, Esse é sem dúvida um dos melhores discos lançados pela série da antiga MTV:

Charlie Brown Jr..

1 – ACÚSTICO MTV CHARLIE BROWN JR. (2003):

Posso dizer que esse foi o disco da série de acústicos mais importantes para mim. Esse álbum foi lançado em uma das melhores fases da carreira do Charlie Brown, o que acabou o tornando um enorme sucesso comercial, extremamente bem recebido por público e crítica. Lembro de ouvir as músicas desse acústico tocando em diversos lugares onde eu ia. Um dos discos que mais esteve presente na trilha sonora da minha adolescência. Com participações de Marcelo Nova, Negra Li e alguns outros nomes importantes do rock e do hip-hop, esse para mim sempre será o show acústico mais lembrado:

Esses são só alguns dos diversos importantíssimos álbuns acústicos já lançados pela nossa querida, saudosa e inesquecível MTV Brasil. Você lembra de mais algum? Em breve, vamos trazer por aqui alguns dos melhores discos da série da MTV gringa. Até a próxima, pessoal!

Agradecimento especial: minha amiga Ana Luiza do Portal Freaks pela grande ajuda com as imagens do post!