Hoje é o Dia Mundial do Rock e nós resolvemos indicar as mulheres do rock que se reinventaram durante a época da pandemia.
.
O gênero musical inventado por uma mulher, o rock, levou muito tempo até reconhecer a importância destas na criação de boas músicas. Em pleno 2021 há quem ainda ache que mulher precisa de “carteirinha” para curtir o bom e velho rock n’roll. Mas estas mulheres que selecionamos para comemorar o Dia Mundial do Rock mostram que o rock também é feminino!
.
Durante a pandemia, essas cantoras se reinventaram e não ficaram paradas: criaram canais no YouTube por onde estreitaram a relação com os fãs. Enfim, conheça um pouco mais da carreira delas e não deixe de acompanhá-las nas redes sociais.

Floor Jansen


Mulheres do Rock - Floor Jansen

Ficou conhecida mundialmente por ser a vocalista do Nightwish, e ter levado a banda a se tornar a maior da Europa. Todavia, antes de se tornar a principal voz da banda finlandesa, Floor Jansen se aventurou pelas bandas After Forever e Revamp; chegando também a ser uma das juradas do programa holandês Best Zangers. Aliás, ela teve performances elogiadíssimas! Durante a pandemia, Floor Jansen criou um canal no YouTube onde faz versões, analisa shows antigos, responde perguntas dos fãs e mostra que é sim, muito acessível.

Siga Floor JansenTwitter | Youtube | Instagram | Spotify


Fabienne Erni


Fabienne Erni

Os fãs do Eluveitie a conhecem por sua presença à frente dos vocais, onde está desde 2017. Mas, a artista também divide seu talento com a banda Illumishade, que lançou álbum de estreia em 2020. Além disso, durante a pandemia foi mais uma que se arriscou e investiu na produção de conteúdo para o canal no YouTube. Lá, acompanhada por seu teclado, Fabienne Erni realiza versões, como por exemplo: de John Lennon, Foo Fighters, entre outros.

Siga Fabienne Erni: Instagram | Youtube | Spotify


Aline Happ


Mulheres do Rock: Aline Happ

Aline Happ, conhecida por seu trabalho como frontwoman do Lyria, é compositora, bem como, letrista e produtora. Durante a pandemia, ela atendeu ao pedido dos fãs por mais conteúdo e criou o próprio canal, mantido graças a eles por meio do apoio via Patreon e Padrim (Brasil). Em suma, há cerca de um ano ela faz quase que semanalmente novas versões, realizando lives de lançamento nas redes sociais. Além disso, também atendendo pedidos dos fãs para gravações especiais, fez versão inédita da música-tema do Mandalorian (série) e a versão a capella de Linkin Park.

Siga Aline Happ: Facebook | Instagram | Youtube | Spotify


Cristina Scabbia


Mulheres do Rock: Cristina Scabbia

Há quem tenha ido para o YouTube e também aquelas que decidiram dar um giro de 360º e direcionar seus esforços durante a pandemia para o Twitch. A vocalista da banda italiana Lacuna Coil, Cristina Scabbia, montou um canal no Twitch e por lá conversa com os fãs enquanto joga. E achou que é só isso? Além disso, ela também criou uma loja em que compartilha itens com suas artes personalizadas.

Siga Cristina Scabbia: Facebook | Instagram | Youtube | Spotify

https://www.twitch.tv/videos/1081594133


Vicky Psarakis


Vicky Psarakis

A frente dos vocais do Arch Enemy, a cantora Vicky Psarakis retornou durante a pandemia com o seu canal no YouTube, onde publica covers de músicas que vão desde a trilha sonora de “A Pequena Sereia” até canções do Dark Tranquility, bem como, Gojira e Queen. Ademais, dedicada a inovar, ela também costuma fazer cosplay de personagens em algumas canções, como Chapéuzinho Vermelho, Sally (O Estranho Mundo de Jack) e Ghostbusters.

Siga Vicky Psarakis: Instagram | Youtube | Spotify


E você? Conhece mais mulheres do rock que inovaram durante essa pandemia? Nos conte nos comentários!

Leia mais sobre música AQUI, no TG.