Digamos que você está no ensino médio ou estudando para o Enem e precisa ler as obras clássicas como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Triste Fim de Policarpo Quaresma, entre outras, mas não entende a linguagem e nem o que o autor quer passar com a obra.

E se eu te dissesse que há um meio de absorver o conteúdo desses livros de uma forma mais prática, confortável e rápida com o Palco Literário.

Palco Literário Digital

Criado em 2013, por Priscilla Lessa e Pedro Ruggiero, o Palco Literário já revolucionava a maneira de estudar as obras clássicas ao adaptá-las ao teatro para várias escolas do Rio de Janeiro.

Palco Literário Digital

No entanto, o Rio de Janeiro era “pequeno” para esse projeto.

Então, por que não criar algo que fosse para todo o país? E assim surgiu o Palco Literário Digital, um áudio teatro que dramatiza o livro em formato de podcast como se fosse uma NETFLIX (ou Literaflix rs).

Palco Literário Digital

O Teoria Geek conversou com os fundadores do Palco Literário Digital para descobrir mais sobre esse projeto inovador no Brasil e, sobretudo, o que esperar para o futuro:
TG: O que é o Palco Literário Digital? 

Palco Literário Digital: São Podcasts de Áudio Teatro Literário. Não é um áudio livro e nem um bate papo sobre literatura. É um mergulho mais profundo no livro. Imagina que você está na plateia de um teatro, de olhos fechados, ouvindo o espetáculo acontecer no palco. Os diálogos entre os personagens, os sons que ambientam as cenas e guiam sua imaginação. Através da voz e da emoção desses personagens a conexão com a obra se torna ainda mais profunda e inesquecível. Adaptamos para este formato os clássicos literários que os alunos precisam conhecer para o ENEM e vestibulares , literatura infantil e infanto-juvenil. Sempre com muito cuidado pra manter a fidelidade à obra, mas colocando uma roupagem mais contemporânea. Com isso, nos tornamos um facilitador para o aluno e um aliado do professor de literatura.

TG: Como surgiu o Palco Literário Digital?

Palco Literário Digital

Palco Literário Digital: Há 8 anos levamos essas obras literárias para as grandes escolas particulares do Rio de Janeiro de forma presencial. Pouco antes da pandemia, resolvemos transformar nossos conteúdos em digital, por meio do Áudio Teatro Literário, com o objetivo de quebrar todas as barreiras geográficas e conseguir alcançar o maior número de pessoas. Decidimos colocar os valores o mais acessível possível também, como uma forma de tentar equalizar a educação do nosso país. Com a chegada da pandemia essa necessidade se fez ainda mais presente.

TG: Quem são as pessoas por trás do Palco Literário Digital?

Palco Literário DigitalPalco Literário Digital: O casal, Pedro Ruggiero e Priscila Lessa. Nós somos formados em Artes Cênicas, pós graduados em Teatro-Educação e completamente apaixonados por literatura!

TG: O método do Palco Literário Digital é pioneiro no país. Como é criar algo novo para a literatura brasileira?

Palco Literário Digital: É muito gratificante, pois acreditamos que, por meio da literatura e do teatro, podemos transformar indivíduos e torná-los mais questionadores também, e com isso contribuir de alguma forma para o crescimento do nosso país. Sempre sentimos o Palco Literário como uma ferramenta de transformação. Criamos tudo com muito amor, é quase uma missão pra nós.

TG: Em um novo contexto pandêmico, a ideia do Palco Literário Digital é genial. Como está sendo a resposta dos assinantes? 

Palco Literário Digital: É muito gratificante ver a resposta dos jovens, principalmente. Nós chegamos para eles como um respiro, mas um respiro cheio de cultura rsrs… Eles nem se dão conta de que também estão estudando enquanto se divertem ou se emocionam com o Áudio Teatro Literário. Escutar de uma aluna do terceiro ano do ensino médio, como nós escutamos, que Macunaíma é o Áudio Teatro Literário favorito dela nos faz ganhar o dia.

Palco Literário Digital

TG: E os planos para o futuro do Palco Literário Digital? Tem como contar um pouquinho aqui para o Teoria Geek, algumas novidades que estão por vir?

Palco Literário Digital: Estamos focados para produzir este ano o maior número possível de conteúdos. Agora estamos em fase de finalização de mais dois títulos, “A Metamorfose” do Franz Kafka e um infantil que fala sobre o surgimento da Caatinga que se chama “A Lenda da Caatinga”. Em paralelo a isso, já estamos roteirizando também “A Revolução dos Bichos” do George Orwell. Nosso objetivo é nos tornarmos uma “Netflix Literária” Rsrsrsrsr…

Você pode ter acesso ao Palco Literário Digital em duas formas:

  • Assinatura: Audição ilimitada com acesso a todas as obras ou,
  • Aluguel: Audição por 8 dias de cada obra literária.

Conheça mais sobre o Palco Literário Digital:

Site: www.palcoliterariodigital.com.br

Instagram: @palcoliterariodigital

Gostou da entrevista? Então, confira mais AQUI!

Até mais, e Obrigado pelos Peixes!