Entrevista | Nissin Foods

Durante o Capital Moto Week, em Brasília, que vem acontecendo desde o dia 24/07 até 02/08, o Teoria Geek teve a oportunidade de conversar com a Acna Fossati, gerente de marketing da equipe da Nissin Foods do Brasil. Confira abaixo nossa entrevista:


Teoria Geek: Quais são os principais lançamentos da Nissin em 2025? Podemos esperar novos sabores ou linhas diferenciadas ainda este ano?

Ana Fossati: Olha falando dos principais lançamentos, a gente tá aqui no Motoweek trazendo UFO que é uma marca recente também no portfólio da Nissin, recentemente lançada, há 2 ou 3 anos. Mas lançamentos para 2025, sem dúvidas, a gente tem que falar de Croc Choco, que é o nosso chocolate, que acabou de chegar no mercado e é um chocolate muito diferenciado que já existe no Japão. A Nissin é uma empresa que tem já um portfólio grande de produtos no Japão e a gente tá trazendo agora esse esse produto também pro Brasil.

TG: Recentemente vimos colaborações entre marcas de alimentos e influenciadores ou franquias geeks. A Nissin tem algo nesse sentido em vista?

AF: A gente não pode revelar nossa estratégia né, mas sempre que a gente participa do evento é importante fazer essa comunicação com o público ali do evento. Então, por exemplo, nós já tivemos no passado em outros festivais, até de música, de jogos… participações, né? co-branding enfim, então a gente tá sempre antenado realmente para estar junto e trazer também algo que seja muito significativo pro público daquele evento, ok? Mas não não dá para dar spoiler (risos)

TG: Vocês trouxeram algo especial para o Capital Moto Week? Existe algum produto ou ativação exclusiva para o evento?

AF: Siiiim! O capital motowick a nossa primeira vez no evento né, então acho que isso é bem importante e marca também a nossa primeira vez com a marca UFO como apoiadora do evento. A gente já já teve outras outros patrocínios de outros festivais, por exemplo com cup noodles, mas pra UFO realmente é a primeira vez, então a gente quer reforçar o conhecimento dessa marca, como eu disse, é uma marca também relativamente recente nosso portfólio, é um produto também super prático para você preparar, fica pronto em 3 minutos, também bem prático e muito conveniente para esse tipo de evento, então a gente tá trazendo o UFO realmente de um jeito diferenciado dessa vez, aqui nosso food truck.

TG: A Nissin tem acompanhado tendências como produtos mais saudáveis, veganos ou sustentáveis, como o próprio miojo sabor legumes. Como a empresa tem se adaptado a essas demandas do consumidor moderno?

AF: Legumes, isso! Isso mesmo, a gente tá todo tempo antenado, realmente entendendo o que tá acontecendo com nosso consumidor, o que a gente pode oferecer de produto pro nosso consumidor, que seja alinhado com as tendências e como você mesmo colocou, a gente tem na nossa linha Nissin lamen o nosso legumes que tem também selo da Sociedade de Vegetarianos.


TG: Há uma crescente busca por experiências sensoriais e sabores mais ousados. A Nissin pretende investir em sabores mais ‘gourmet’ ou edições limitadas voltadas para públicos mais exigentes?


AF: Olha, a gente tem um histórico de trazer realmente sabores diferenciados, lembrando aí um pouquinho a gente já teve lançamento de lamen doce que foi algo realmente bem diferente. No ano passado, por exemplo, nós trouxemos edições limitadas de Misterioso, que era um produto que a gente não contava pro consumidor qual que era ali a combinação. A gente tem também a linha café da manhã, que também foi uma edição limitada, então a todo momento a ideia é a gente usa própria expressão dos consumidores, o que os consumidores estão fazendo ali no dia a dia. Enfim, acaba usando isso de inspiração e trazendo realmente produtos novos, geralmente em edições limitadas.


TG: A tecnologia e o marketing digital têm moldado o comportamento de consumo. Como a Nissin tem usado essas ferramentas para se conectar com o público jovem e geek?


AF: Isso é super importante, porque eu acho que a gente tem dois grandes pilares, de um lado a gente tem um investimento muito grande no digital, então a gente tá muito presente nas redes, com uma série de campanhas o tempo todo e trazendo muita novidade, e até é interessante comentar, a gente tem própria Nissin tem uma comunicação que é uma comunicação mais solta, mais divertida a gente tem esse tom né, de de diversão, ali na nossa comunicação, mas por outro lado, a gente entende também que é importante estar presente, que nem aqui num evento, que você tá ao vivo, né? Você tá ali no offline, com as pessoas, participando, degustando o produto, gerando um outro tipo de experiência de memória, então acho que acaba se complementando, né? Tem o digital, mas também tem esse esse offline aqui, que que acaba sendo bem importante.


TG: A Nissin sempre teve uma forte conexão com o público jovem. Como vocês veem o papel da marca na cultura pop atual?


AF: Não, sem dúvida! Eu acho que a gente tem desde nossa comunicação, que acaba sendo uma comunicação que tem muito essa inspiração na cultura pop, de ser uma uma comunicação, como eu disse, já mais fun e mais divertida, e o fato de estar presente também nos eventos, né? Onde os nossos consumidores estão, a gente está também e tá levando essa experiência de marco.


TG: Quais os principais projetos sociais, culturais ou ambientais que a Nissin está desenvolvendo ou apoiando atualmente?

AF: A gente tem muitos projetos desenvolvidos pela nossa área de sustentabilidade. A gente faz algumas ações mais locais, às vezes em lugares onde a gente tem as fábricas, outras ações maiores. Nos próprios eventos a gente também tem um olhar de sustentabilidade, né? Que tá sempre presente, então acho que é interessante.

TG: Vocês têm alguma estratégia específica para se posicionar entre as novas gerações, como a Geração Z? Como é esse diálogo com um público cada vez mais exigente?


AF: Eu acho que volta um pouco no que a gente falou. O consumidor do macarrão instantâneo, é um consumidor de muitas idades, né? A gente tem realmente essa comunicação mais voltada pro público mais jovem, e é um público que tá muito aberto não somente a experimentar o produto, mas até fazer o produto de forma diferenciada, fazer ali, por exemplo, com o próprio e Nissin lamén a gente tem a questão da versatilidade, então acho que é um pouco isso. De um lado a gente tá muito antenado com esse consumidor e tá realmente oferecendo essa essa versatilidade, essas criações que o consumidor faz, que são muito ricas. Então acho que a gente tem tanto a parte da comunicação para falar com esse consumidor, mas também esse produto, oferecer os novos sabores, tudo isso acaba gerando essa conexão.


TG: Se a Nissin fosse um personagem do universo geek, quem ela seria?


AF: Essa é difícil, hein? Mas você sabe que a gente tem os nossos personagens, viu? Isso que eu acho que é legal, que a gente tem os nossos personagens bem inspirados nesse universo. Então a gente tem aqui, por exemplo, o UFão, aqui na nossa moto, né? Então a gente tem o Cupman, Cupland ali nos nossos filmes de cup noodles, agora o nosso Crocantão aqui! Então, a gente tem os nossos próprios personagens que acabam entrando nesse universo.


TG: Para quem curte maratonar séries ou jogar por horas, a Nissin costuma ser uma companheira fiel. Vocês enxergam esse nicho como parte da identidade da marca?


AF: Sem dúvida, acho que a gente tem um produto que é como a gente disse. Ele é extremamente fácil, conveniente para ser feito. Você consegue comer ali de uma forma rápida, é muito gostoso, então você pode fazer uma pausinha ali ou, realmente, tá na correria e até ter esse produto ali de companheiro para aquele momento.