Entenda a ascensão do mercado de apostas em e-sports no Brasil
O mercado de apostas esportivas se tornou uma verdadeira tendência no Brasil, estampando a camisa dos principais clubes de futebol, financiando eventos ao redor do país e aparecendo na tela da TV aberta em boa parte dos intervalos comerciais das grandes emissoras.
De acordo com a Fact.MR, o mercado promete um crescimento superior a 10% a nível mundial nos próximos anos, alcançando cifras bilionárias, principalmente com a regulamentação efetiva das apostas em um mercado potencialmente consumidor como o Brasil, que já permite a prática do negócio por marcas de fora, mas ainda não estabeleceu regras para o registro das empresas no país.
O futebol ainda continua sendo o carro-chefe das apostas no país, mas os e-sports já aparecem no topo e prometem brigar de frente. E nós separamos um post completo para você entender um pouco mais sobre o crescimento dos esportes virtuais nas casas de apostas; confira!
O que são as apostas esportivas?
O conceito de ‘aposta esportiva’ não é nada novo. Na verdade, o negócio já funciona há um bom tempo em casas físicas, sobretudo em mercados familiarizado com o gambling como Reino Unido e Ásia. O objetivo é ‘apostar’ na ocorrência ou na não-ocorrência de determinado fato em um evento esportivo.
Por exemplo, um jogo de futebol compreende uma série de possíveis acontecimentos de acordo com suas próprias regras, como gols, escanteios e faltas. Além disso, a partida pode ter um vencedor ou terminar em empate. O mercado de apostas permite o ‘jogo’ com as probabilidades de tais eventos.
Ao apostar na vitória de um time no confronto futebolístico, o apostador está jogando com as probabilidades de o resultado acontecer de fato. O cálculo dos valores da vitória não é obtido apenas pela divisão de três terços de placares possíveis, mas também leva em conta a força de cada equipe na disputa.
Portanto, o mercado de apostas envolve cálculos matemáticos para o estabelecimento de ‘favoritos’ dentro de um jogo e de entradas financeiras múltiplas para a ocorrência ou para a não ocorrência de um dos tantos eventos possíveis na partida; e nos mais variados esportes.
As apostas nos e-sports
Quando tratamos de e-sports, a lógica é exatamente a mesma. Uma partida virtual traz uma configuração semelhante a um jogo no mundo real, com uma gama de eventos possíveis – a depender do game -, um conjunto de regras e a possibilidade de ‘prever’ acontecimentos.
E a variedade de opções também é parecida com as modalidades esportivas. A seção de e-sports da Midnite conta com uma série de títulos, com partidas ao vivo e apostas antecipadas a eventos futuros. Igual ao futebol, por exemplo, os e-sports também têm suas ‘Copas do Mundo’ e já produzem torneios gigantescos ao redor do planeta.
E quais são esses grandes torneios?
Alguns games já conseguiram estabelecer um panorama competitivo, como é o caso do League of Legends, da Riot, que negocia franquias ao redor do planeta para a realização de campeonatos profissionais. O CBLoL é a versão brasileira do torneio que faz bastante sucesso nas casas de apostas.
O Counter-Strike: Global Offensive, ou simplesmente CS:GO, conta com um circuito competitivo bem desenvolvido, com ligas de diferentes níveis ocorrendo o ano todo. O mesmo acontece com o Valorant, nova criação da Riot, que sonha em alcançar números tão poderosos como a final do Mundial de LoL de 2021.
Os jogos da FIFA e da NBA também são bastante populares nas ligas profissionais e amadoras, atraindo a atenção dos apostadores, principalmente por trazerem os mesmos elementos do futebol e do basquete, respectivamente, em um ambiente virtual por completo.
Qual o futuro?
Desde 2018, tramita no Congresso Nacional o projeto para a regulamentação completa das casas de apostas, com o objetivo de permitir a operação total das marcas registradas no país. A tendência é de que a documentação seja resolvida já nos próximos anos, o que irá aumentar bastante a força do mercado no país.
Um levantamento do Grupo Globo sobre o mercado de apostas esportivas concluiu que 59% dos brasileiros, ainda em 2021, começaram a apostar nos últimos 12 meses. Dos apostadores, 48% se identificaram como ‘medium user’, utilizando os sites de 1 a 3 vezes na semana.
Os números mostram que os investimentos em publicidade têm funcionado, já que o aumento dos usuários cadastros nos sites se deu também na época de mais gastos com comerciais. A pesquisa indica também que há todo um público com a tendência de ser mais assíduo no mercado.
Nesse sentido, os e-sports chegam para reforçar a presença nas apostas, sobretudo entre os jovens que não acompanham tanto o futebol como outras faxas etárias, alcançando novos mercados que podem reverter em investimentos dentro da própria indústria de games, que não parará de crescer tão cedo!
Conheça o nosso canal no YouTube: