Teoria Geek – O Importante é se divertir!

“É muito doloroso” | Denis Villeneuve tomou uma decisão radical para Duna 2

Denis Villeneuve falou sobre as cenas que filmou para “Duna 2”, mas que não apareceram na versão final. E o que ele tem a dizer pode decepcionar parte do público…

Em breve poderemos descobrir nas telas aquele que se anuncia como um dos grandes eventos cinematográficos do ano: Duna, segunda parte . Depois de Duna em 2021, Denis Villeneuve está de volta, fazendo de tudo para oferecer um show ainda mais ambicioso. Em torno de Timothée Chalamet e Zendaya, outros talentos reconhecidos foram convidados para esta segunda obra, nomeadamente Austin Butler, Léa Seydoux, Florence Pugh e Christopher Walken.

Questionado pelo Collider , Denis Villeneuve falou sobre as cutscenes de Duna 2 , que poderíamos descobrir mais tarde, por exemplo, nas edições em DVD e Blu-Ray do filme. Mas como já acontecia com Duna , não haverá , e o diretor explicou o porquê.

Às vezes eu apago fotos e penso: “Não acredito que estou excluindo isso”. Me sinto como um samurai fazendo hara-kiri. É doloroso, então não posso voltar atrás e criar um Frankenstein e tentar reanimar coisas que matei. É muito doloroso. Quando está morto, está morto por uma razão. Mas sim, é um processo doloroso, mas é o meu trabalho. O filme vem primeiro. Acho que sou muito rigoroso na sala de edição. Não penso no meu ego, penso no filme. (…)

Sinceramente, acho que quando não está no filme, está morto. Estou matando momentos queridos e é doloroso.

Como co-roteirista e diretor de Duna, Parte II – Denis Villeneuve decidiu “proteger” o filme dando-lhe uma forma única, um conjunto único de imagens. Uma forma de expressar o desinteresse pelo que poderia ser, por exemplo, um “ final alternativo ”, a extensão “ não cinematográfica ” de uma de suas sequências, ou uma cena “ inédita ” de sua história, tantas imagens que descobriríamos mais tarde  e de forma diferente do filme exibido nos cinemas.

Esta é, em última análise, uma decisão lógica, embora o público esteja habituado, especialmente nos blockbusters, a ter uma forma de extensão de um filme depois de este ter sido lançado nos cinemas. Do ponto de vista dos distribuidores, as cutscenes de um filme são a forma de aumentar sua “vida útil” junto ao público e de tornar atrativas as edições físicas de um filme, oferecendo algo “inédito”.

Porém, do ponto de vista do autor e, portanto, neste caso de Denis Villeneuve, não é uma prática que considere útil – considera mesmo que é “dolorosa” – e deseja, portanto, que apenas o filme exista em sua versão final mostrada ao público.


Siga-me os bons! Inscreva-se em nosso canal

Sair da versão mobile