O texto abaixo foi publicado no site oficial da Square Enix:
DRAGON QUEST III HD-2D Remake é um jogo lindo – e uma verdadeira conquista para a talentosa equipe de desenvolvimento.
Refazer um jogo é um desafio na melhor das hipóteses, mas assumir um dos RPGs mais amados, icônicos e influentes de todos os tempos? Essa deve ser uma perspectiva assustadora.
Em um vídeo recente ‘INSIDE SQUARE ENIX’ no Japão, onde criadores de videogames são entrevistados sobre os títulos da Square Enix em que trabalharam, o produtor Masaaki Hayasaka falou extensivamente sobre o desenvolvimento do jogo – e sua recepção. Estava cheio de detalhes fascinantes, então aqui estão apenas algumas das coisas sobre as quais a equipe falou:
O jogo foi construído com uma filosofia diferente dos títulos HD-2D anteriores…
DRAGON QUEST HD-2D Remake usa o estilo visual pioneiro de títulos como OCTOPATH TRAVELER, LIVE A LIVE e TRIANGLE STRATEGY – mas adota uma abordagem muito diferente desses jogos.
De acordo com a equipe de desenvolvimento, os visuais HD-2D originalmente vieram do desejo de criar um estilo de arte que encontrasse algo novo no nostálgico. DRAGON QUEST III HD-2D Remake adota a abordagem oposta – o objetivo era encontrar a nostalgia em algo novo.
…e adota uma abordagem criativa diferente
Outra diferença vem do jogo em si. OCTOPATH TRAVELER, TRIANGLE STRATEGY e LIVE A LIVE se inspiram fortemente no estilo dos jogos clássicos da SquareSoft – os visuais e esquemas de cores são naturalistas e, como a equipe diz, um tanto chiques.
DRAGON QUEST tem um tom muito diferente – é brilhante, acolhedor e atraente para famílias. Por causa disso, a equipe pensou que se eles fossem combinar o estilo dos títulos HD-2D existentes, seu jogo pareceria mais próximo de um título FINAL FANTASY do que de um DRAGON QUEST.
Então, eles se inclinaram fortemente para a paleta de cores para o novo remake. A grama é muito verde, a água é muito azul e tudo é vividamente colorido. A equipe também ajustou vários recursos de jogos HD-2D porque eles estavam se mostrando incompatíveis com a estética DRAGON QUEST.
Por exemplo, jogos anteriores usam efeitos de profundidade de campo e neblina para criar uma sensação de atmosfera e criar a perspectiva de você olhando de cima para baixo. No entanto, quando a equipe usou isso, eles descobriram que a saturação caiu e as áreas não pareciam mais DRAGON QUEST.
Da mesma forma, tornar a água muito realista também prejudicou o espírito do jogo.
Como resultado, a equipe teve que estilizar o estilo visual para se adequar ao jogo. Ironicamente, fazê-lo parecer mais artificial o tornou muito melhor para o jogo!
Os locais em DRAGON QUEST III HD-2D Remake são construídos de forma diferente
O mundo de DRAGON QUEST III é cheio de cidades e vilas, e é impressionante como cada uma delas parece diferente. Isso é inteiramente por design – cada uma tem iluminação única, suas próprias bandeiras e muitas outras diferenças além disso.
Outra maneira pela qual a equipe diferenciou os lugares foi pelo uso de cores. Cada assentamento e masmorra no jogo tem sua própria paleta de cores, o que faz com que pareça mais identificável para os jogadores, mas também dá uma atmosfera mais definida.
Novos detalhes foram adicionados ao mundo para surpreender os fãs
Enquanto muitos jogadores estão experimentando DRAGON QUEST III pela primeira vez, a equipe também estava ciente de que algumas pessoas teriam jogado o original. Embora quisessem manter o jogo fiel àquela experiência original, eles também queriam fazer com que os lugares que você explora parecessem novos.
O estilo de arte HD-2D deu a eles a oportunidade de fazer exatamente isso, adicionando pequenos detalhes, como novas janelas que distorcem a imagem quando você passa por baixo delas. Elas não estavam lá na versão original do jogo, mas foram adicionadas para dar mais vida e variedade visual às cenas.
Outra diferença é a introdução de noites nas cidades que você visita. O DRAGON QUEST III original tinha um ciclo dia/noite e também tinha noites no mundo superior, mas para o remake eles adicionaram a habilidade de explorar cidades e masmorras ao anoitecer.
Outro exemplo é o quão brilhante o jogo é. Tudo brilha e cintila no jogo – reflexos capturam a luz e a água brilha no sol. Tudo isso se soma a um mundo que parece rico e distinto.
O Overworld foi projetado para dar aos jogadores uma sensação de aventura
A equipe de desenvolvimento queria que os jogadores sentissem como se estivessem em uma viagem ao redor do mundo ao jogar DRAGON QUEST III HD-2D, inclusive ao atravessar o mundo superior.
Embora todas as cidades e masmorras tenham uma aparência e sensação distintas, não significaria nada se o mundo superior que conecta essas regiões parecesse apenas uma passagem chata. Então, a equipe se esforçou muito para construir o mapa do mundo, experimentando diferenças na elevação do terreno para inspirar essa sensação de aventura.
Foi um dos maiores desafios que a equipe enfrentou ao desenvolver o jogo, especialmente considerando o tamanho aumentado em comparação ao original. Na verdade, se você olhar os primeiros teaser trailers, você pode realmente ver que o mundo é muito mais plano, no estilo do jogo original.
Durante os primeiros testes, no entanto, eles perceberam que o jogo parecia mais uma remasterização do que um remake propriamente dito, então mudaram de direção, criando o mundo como ele é hoje.
Ramia voa lentamente por um motivo
Embora DRAGON QUEST III HD-2D Remake tenha sido muito bem recebido, alguns fãs sugeriram que talvez o lendário pássaro Ramia pudesse voar ao redor do mundo um pouco… mais rápido?
No entanto, há uma razão e, como costuma acontecer em jogos, é de natureza técnica: há desafios inerentes em fazer uma paisagem 3D se repetir, incluindo tempos de carregamento, consistência de efeitos e muito mais.
A equipe poderia ter mantido uma visão de cima para baixo, como no jogo original, e isso reduziria o número de objetos mostrados e, por fim, permitiria um voo mais rápido – e a equipe até construiu isso durante o desenvolvimento.
Mas os criadores tinham padrões exigentes para Ramia e para a experiência do jogo como um todo. Não parecia que você estava voando sobre o mundo ou uma sensação de aventura. Correr em supervelocidade também não combinava com a bela melodia que acompanha a travessia com Ramia. A vibração estava simplesmente errada.
Então, depois de muita discussão, a equipe decidiu priorizar a sensação de voar acima de qualquer outra coisa — era isso que eles queriam que o jogador experimentasse.
História e tradição são infundidas por toda parte
Quando a equipe estava desenvolvendo o jogo, eles sempre pensaram em como mostrar o mundo e a história por meio da arte. Tudo no jogo é como é por uma razão – mesmo que não seja explicitamente explicado ao jogador.
Por exemplo, na casa do herói há uma pintura de um navio. Não é apenas uma imagem aleatória – ela se refere a algo muito específico, embora a equipe de desenvolvimento seja de boca fechada sobre exatamente o que. Mas ela fala sobre o nível de paixão e intencionalidade na direção de arte estelar do jogo.
Incorpora elementos de DRAGON QUEST XI
O jogo não apenas puxa do DRAGON QUEST III original, mas também apresenta detalhes inspirados no DRAGON QUEST XI. Sem revelar muito, há uma conexão entre os dois jogos.
Baramos’s Lair é uma região conhecida como Necrogond. Esse nome aparece em DRAGON QUEST XI, assim como o nome de uma nação, e muito da tradição e história é explicada naquele jogo. Então, quando a equipe de arte estava criando essa área para DRAGON QUEST III HD-2D Remake, eles olharam para essa área e a incorporaram neste remake.
Ele inspirou novos designs que foram transformados no estilo visual HD-2D!
A equipe está encantada com a recepção do jogo
Quando tudo estiver dito e feito, DRAGON QUEST III HD-2D Remake é… bem, um remake. Isso significa que a equipe está disputando com as memórias dos jogadores. Os criadores queriam que o jogo tivesse uma aparência bonita, mas também correspondesse a como os jogadores do original teriam imaginado o mundo em suas próprias mentes.
A equipe colocou todo o seu coração e alma nos visuais do jogo — especialmente porque eles o chamavam de “remake HD-2D”, então, como diz o produtor Masaaki Hayasaka, é gratificante que os jogadores tenham respondido tão positivamente!
DRAGON QUEST HD-2D Remake já está disponível para Nintendo Switch, PS5, Xbox Series X|S e PC via Microsoft Store e Steam.
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