Dragon Ball Z Kakarot -DAIMA- Aventura pelo Reino dos Demônios Parte 1 | Confira nossa review
Sávio Cross
Ficha Técnica
Desenvolvido por: CyberConnect2
Publicado por: Bandai Namco
Gênero: Ação, Aventura, RPG de ação
Série: Dragon Ball, Dragon Ball DAIMA, Dragon Ball Z Kakarot
Lançamento: 17 de Julho de 2025
Classificação indicativa: 12 anos
Modos: Single-player
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC
Dragon Ball Z Kakarot -DAIMA- Aventura pelo Reino dos Demônios Parte 1 trata-se da 7ª DLC de história, a primeira do terceiro passe de temporada de Dragon Ball Z Kakarot. Mas será que vale a pena investir tempo e dinheiro nela? Vamos conferir!
O que o game cobre em termos de história
Neste conteúdo adicional, assim como na versão animada, Goku e seus aliados são transformados em crianças por Gomah, um demônio aspirante a se tornar o Rei do Reino dos Demônios, em um plano para enfraquecê-los e conquistar os dois mundos, para assim atingir seu objetivo. Aqui no game, a narrativa adapta os 8 primeiros episódios do anime, mas também adicionando seu tempero a mais, trazendo cenários e alguns eventos inéditos. A trama termina com um cliffhanger / gancho, para a DLC Parte 2, prevista para o primeiro trimestre do ano que vem.
Exploração
Assim como no início do anime, esta primeira parte da aventura se passa no Terceiro Reino dos Demônios, com ilhas flutuantes, formações de cinzas mágicas, plantas Skyseed e outros terrenos variados que exigem estratégia de movimentação. Vale lembrar que também como no anime, inicialmente aqui também estamos com nossa habilidade de voo restrita, e a aventura se passa predominantemente no solo. O sistema de viagem rápida via atalhos Sky Seed ajuda a driblar limitações de voo no mapa.
É curioso que a CyberConnect2 conseguiu expandir e enriquecer ainda mais o ambiente em que a aventura ocorre, de maneira parecida com o que foi feito com game de Sand Land. Para quem jogou ambos, é impossível não fazer a comparação. E tudo em tudo a gente nota um carinho e respeito pelo material fonte. Infelizmente a exploração ainda assim é pouco recompensadora, com side-quests pouco criativas e repetitivas.
Combate e Mecânicas
Um dos maiores destaques da DLC é sem dúvidas o combate, que aqui é renovado para se adequar ao clima sombrio e místico da nova ambientação. E é nessa mudança de ambientação que o game se beneficia, ganhando mais variedade nos inimigos. Chega de bater em robôs esqueletos da Red Ribbon ou em soldados do exército de Freeza. Aqui você terá a oportunidade de enfrentar trolls, goblins, Tamagamis e a Gendarmaria do Makai. Novas habilidades como o uso do Bastão Mágico em batalha e Inseto Medicinal trazem efeitos estratégicos adicionais, e aliados como Panzy e Glorio oferecem suporte em batalha. As batalhas aqui, assim como nos 2 DLCs anteriores, fazem uso constante das batalhas no solo.
O game base tinha a quase totalidade de seus conflitos ocorrendo no ar, o que era um um dos principais pontos negativos do game, mas isso foi resolvido na 5ª DLC do game, com a adição dos combates em solo, que funcionam muito bem, por sinal, sendo inclusive destacados como uma mecânica nova para o game. Uma pena que é um recurso que não pode ser ativado retroativamente para os embates pré-existentes do modo história do game base. Mas com o nível de polimento desta mecânica conseguimos nos assegurar de que a CyberConnect2 seria completamente capaz de fazer um Dragon Ball Kakarot da fase clássica da franquia. Seria um Dragon Ball Son Goku?
Além do clássico Goku (na forma infantil e Super Saiyajin), você também pode controlar Panzy, Glorio e o Supremo Kaioh Shin, cada um com habilidades únicas úteis tanto na exploração quanto no combate.
Aspectos sonoros e visuais
As cutscenes e os cenários mantêm o padrão visual característico de alta fidelidade de Kakarot, com animações fluidas, áudio limpo e trilha sonora que enfatiza a atmosfera demoníaca e tribal do enredo. As músicas e os efeitos sonoros também casam com o clima da expansão.
A primeira parte da expansão Daima traz ambientes inéditos e exclusivos do game, novas mecânicas, mas sofre por ser curta e com um fechamento abrupto, deixando no ar uma sensação de incompletude. A divisão em 2 partes pode ser um ponto de frustração para aqueles que não gostam de ter que esperar para o fim da história. Para os fãs de Dragon Ball que já concluíram as DLCs anteriores de Kakarot e estão ávidos por material novo é recomendada. Para os que buscam um conteúdo mais robusto, duradouro, com mais profundidade e completo, talvez seja melhor esperar sair a Parte 2.
Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 4 / 5 pela Bandai Namco para a elaboração desta análise.
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