Dragon Ball Z Kakarot | Confira nossa review [PS5]

Uma ótima oportunidade para revisitar um dos mais divertidos RPGs de anime!
Ficha Técnica
Desenvolvido por: CyberConnect2, BANDAI NAMCO Entertainment
Publicado por: BANDAI NAMCO Entertainment, BANDAI NAMCO Entertainment America
Gênero: RPG, luta, battle arena
Série: Dragon Ball
Lançamento: 13 de janeiro de 2023
Classificação indicativa: 12 anos
Modos: Singleplayer
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC

 

Esta review trata-se de uma análise comparativa da versão atualizada de DRAGON BALL Z: KAKAROT para a geração atual de consoles (PlayStation 5 / Xbox Series X|S) com as melhorias em relação ao game da geração passada. A nossa review da versão old gen do game você pode conferir aqui.

Versão atualizada para a geração atual

Lançado há quase 3 exatos anos após o lançamento original, para a geração anterior de consoles, Dragon Ball Z Kakarot dá as caras novamente nos consoles PlayStation e Xbox, dessa vez no PS5 e Xbox Series S/X, da geração vigente de consoles, apresentando melhorias fazendo uso do poderio das novas máquinas. Mas será que vale a pena investir na nova versão?

Gráficos

Assim como muitos games da nova geração (e alguns da antiga), há dois modos visuais:

  • Modo performance: que aumenta a taxa de quadros de 30fps da geração passada para 60fps, o que acaba dando uma grande vantagem ao game, considerando que o combate do anime e do game ocorre em ritmo acelerado, o jogo acaba se beneficiando da fluidez e responsividade dos comandos;
  • Modo qualidade: em 30fps, mas comparativamente não se observa tantos benefícios gráficos em relação ao modo performance, além de um melhoria na nitidez;

Muitos assets e efeitos visuais também foram retrabalhados para aproveitar o hardware mais poderoso, oferecendo uma experiência de jogo mais polida e suave.  A iluminação acaba sendo o mais notável deles de cara, ajudando as paisagens do jogo a parecerem muito mais dinâmicas, com raios de sol mais realísticos, sombras mais escuras e detalhadas e um draw distance maior. Há uma maior quantidade de árvores, com folhagens mais exuberantes, e grama e flores com aparência um pouco mais realistas, e assim como as texturas estão mais detalhadas, os modelos dos personagens tiveram uma melhoria também. Com efeitos de iluminação mais ambientais e suaves, os personagens acabam se misturando perfeitamente ao ambiente.  Tudo isso dá uma estética mais serena e visualmente agradável, estando mais de acordo com o estilo visual do anime.

Um comparativo entre as versões old gen e next gen.

Gameplay

Outra diferença gritante além da parte visual já citada é a redução dos irritantes tempos de loading da versão original do game, que aqui tornaram-se quase inexistentes. Mal dá tempo de apreciar as belas artes de loading nessa versão. Além disso, a atualização também faz com que as ondas de combate de inimigos se alternem suavemente, sem engasgos. Um exemplo de um dos recursos mais notáveis desta geração: a velocidade de processamento dos consoles atuais.

DualSense

Algo que ficou a desejar foi a integração com o DualSense. Não há nada que faça um uso interessante do feedback tátil ou dos gatilhos adaptativos. Uma oportunidade que acaba sendo desperdiçada, visto a vastidão de situações em que poderia ter sido feito uso dos recursos citados, como sentir o ki dos personagens carregando, ou o pulso de um Kamehameha lançado, o sentir do vento batendo nos personagens durante o voo ou até mesmo uma implementação diferente durante o minigame de pesca. Não afeta tanto a experiência com o game, mas seria um atrativo a mais.

Troféus

E para os Trophy Hunters, há uma lista de troféus inteiramente nova, inclusive com autopop para os que tiverem preguiça de fazer todos os troféus novamente, bastando importar seu save da versão de PS4, da nuvem (requer o plano PS Plus), ou dos dados salvos da versão old gen no ps5.

Dragon Ball Z Kakarot [PS5]: Vale a pena?

Com toda a certeza, sim! Dragon Ball Z Kakarot de nova geração certamente irá agradar dois tipos de públicos: aqueles que não experimentaram o game ainda a primeira vez e aqui encontrarão momentos de diversão; e aqueles que já experimentaram o game, e se ainda possuírem suas versões old gen, poderão revistar o game com todas as novidades citadas acima e mais importante de tudo: de graça! Uma atualização relativamente substancial e sem exigir uma segunda compra.

 

Dragon Ball Z: Kakarot está disponível como Standard Edition isoladamente, ou como Deluxe ou Legendary Edition. A versão Deluxe contém o primeiro Season Pass, enquanto a Legendary contém o primeiro e o segundo Season Pass. O jogo de cartas Card Warriors também está disponível como uma versão offline, para jogar sozinho.
Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 4/5 pela Bandai Namco para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.