Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Dixit | Conheça esse incrível jogo

Caso você não conheça, saiba que Dixit é um jogo incrível que vai fazer se divertir muito de uma maneira muito criativa. Cada imagem conta uma história, mas que história a sua imagem contará?

Jogo

Dixit é um jogo com mecânica e regras muito simples, mas com muita profundidade, estratégia, criatividade e variedade. Cada jogador tem uma mão de cartas com obras de arte incríveis. As regras especificam mãos de seis cartas, mas você pode sim jogar com mais cartas em mãos. Isto dá aos jogadores mais opções e reduz o “fator sorte” de ter “boas cartas”. As cartas são incríveis não só pela qualidade, mas também pelo conteúdo; as imagens são fantásticas ( mesmo que as vezes “estranhas” ).

A cada turno/rodada, um jogador diferente assume o papel de Narrador. A “história” que contam pode ser quase qualquer coisa: uma palavra, uma frase, uma frase inteira, uma letra de música, alguns até fizeram um efeito sonoro ou ruído, em alguns casos até um trecho de história como um RPG. O Narrador então joga uma de suas cartas virada para baixo que acompanha sua história. Todos os outros jogam uma carta (também virada para baixo) que pode acompanhar a história. O objetivo deles é fazer com que outros escolham sua carta em vez da carta do Narrador. O Narrador pega todas as cartas, mistura-as, coloca-as viradas para cima e a verdadeira diversão começa.

Todos devem tentar psicanalisar todas as cartas jogadas e descobrir qual delas é a “real”; a carta pertencente ao Narrador. A história do Narrador não pode ter sido muito difícil ou muito fácil porque ele precisa que parte dos jogadores adivinhem sua carta para marcar pontos, caso numero de votantes sejam par, metade precisa acertar, caso a maioria acerte ou erre, todos acertem ou errem, ele não recebe pontos. Se o Narrador falhar de alguma forma, ele não pontuará nada e todos os outros receberão 2 pontos. Se o Narrador tiver sucesso, ele ganha três pontos e os jogadores que acertaram também ganham 3 pontos. Qualquer palpite incorreto recompensa o jogador dono da carta incorreta com um ponto adicional. Também pode ser uma corda bamba para os adivinhadores. Você realmente tenta entrar na cabeça do Narrador, mas muitas vezes fica em dúvida entre duas cartas.

Estratégia
Como já mencionado, a chave para Dixit é andar na corda bamba em sua narrativa. Se você falhar como Narrador em uma rodada e não obtiver nenhum ponto enquanto todos os outros obtiverem 2, será um desafio alcançá-lo e ainda assim vencer, mas definitivamente possível. As pontuações podem mudar rapidamente com reviravoltas dramáticas. Há uma enorme vantagem neste jogo em conhecer as outras pessoas com quem você está jogando.

Uma estratégia eficaz é tentar se conectar de forma muito específica com alguém que está atrás no placar. Se você conseguir pensar em algum elemento/característica artística de um de seus cartões com o qual possa se conectar a eles, mas que ninguém mais saberia, você poderá fazer com que apenas aquela pessoa adivinhe. Neste caso, apenas você e eles ganham 3 pontos e, por estarem atrás na pontuação, isso permite que você fique à frente dos demais que competem com você pela liderança. É certo que isso pode diminuir o “fator diversão” para todos os outros que se sentem “no escuro” em relação à sua história.

Dificuldades

 

O único aspecto negativo que experimentei foi ficar cansado de olhar para a mesma arte depois de algumas dezenas de jogadas. Felizmente, os criadores do  Dixit  anteciparam isso e lançaram vários baralhos de expansão de diversos temas. Temos a opção do “Odyssey”, que tem outro baralho de cartas e suporta até 12 jogadores. Houve momentos em que tive 7 ou 8 jogadores, então Dixit não era uma opção, mas agora estou pronto! Outro pequeno ponto negativo é que quando você é o Narrador e já distribuiu sua carta, você não terá muito o que fazer ate a hora de indicar sua carta, mas pode ver a reação das pessoas enquanto tentam desvendar sua carta não é ruim.

Resumo

 

Dixit tem sido divertido todas as vezes que joguei, mesmo quando estou perdendo terrivelmente (um sinal de um bom jogo). Cada turno é uma pequena “vitória” quando você consegue discernir com sucesso a carta do Narrador. Acho especialmente divertido jogar com diferentes grupos de pessoas porque a mesma obra de arte irá gerar histórias completamente diferentes. É divertido ver o lado criativo das pessoas ganhando vida. É uma ótima maneira de conhecer pessoas e explorar como elas pensam de maneira diferente.

Saiba mais sobre os jogos da Galápagos

 

Sair da versão mobile