Divertidamente 2 | Confira nossa crítica

Riley entra na puberdade e começa a viver com novos sentimentos perigosos para a sua formação de caráter. Será que os velhos sentimentos se manterão firmes?

Ficha Técnica
Título: Divertidamente 2
Ano de Produção: 2024
Dirigido Por: Pete Docter, Kelsey Mann
Estreia: 13 de Junho de 2024
Duração: 1h 36min
Classificação: Livre
Gênero: Aventura, Animação, Comédia, Família
País de Origem: EUA
Sinopse: Divertidamente 2 marca a sequência da famosa história de Riley (Kaitlyn Dias). Com um salto temporal, a garota agora se encontra mais velha, com 13 anos de idade, passando pela tão temida pré-adolescência. Junto com o amadurecimento, a sala de controle mental da jovem também está passando por uma demolição para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções. As já conhecidas, Alegria (Amy Poehler), Tristeza (Phyllis Smith), Raiva (Lewis Black), Medo (Tony Hale) e Nojinho (Liza Lapira), que desde quando Riley é bebê, eles predominam a central de controle da garota em uma operação bem-sucedida, tendo algumas falhas no percurso como foi apresentado no primeiro filme. As antigas emoções não têm certeza de como se sentir e com agir quando novos inquilinos chegam ao local, sendo um deles a tão temida Ansiedade (Maya Hawke). Inveja (Ayo Edebiri), Tédio (Adèle Exarchopoulos) e Vergonha (Paul Walter Hauser) integrarão juntos com a Ansiedade na mente de Riley, assim como a Nostalgia (June Squibb) que aparecerá também.

 

Velhos Amigos, Novos Amigos

Enquanto internamente há uma expansão e reforma para a chegada de novos sentimentos “funcionários”, Riley tem que encarar novidades e grandes mudanças em sua vida, como mudar sua rotina para novos ares, enquanto se despede de sua antiga vida de criança.

Vemos um amadurecimento necessário, que faz com que ela tenha que encarar os novos sentimentos com cuidado, para que não perca o que tem de mais valor e faz parte de seu passado, e ao mesmo tempo, consiga se adaptar à novos ares e pessoas.

Um sistema todo confuso!

Alegria conseguia manter um equilíbrio incrível com sua equipe, até que uma reforma inesperada (totalmente sem aviso) se inicia, para que os novos quartos fiquem prontos para a chegada de Ansiedade, Inveja, Vergonha e Tédio (além da doce Nostalgia).

O filme começa um tanto desastroso e atropelando tudo, mas, aos poucos vai ganhando forma, e começando a ficar melhor, com um final bonito e inteligente. Infelizmente, não consegue ser o melhor que poderia, por falta de mais tempo de tela e algumas soluções serem um pouco preguiçosas por pressa de fazer acontecer o próximo passo.

Piadas Gráficas

No primeiro filme, a aposta foi clara, mantendo foco apenas nos sentimentos de uma criança inocente, e agora, o filme tenta amadurecer, para ser visto pelo público já chegando na adolescência. Retrata bem os sentimentos internos e como eles nos fazem agir.

A utilização de gráficos 2D animados, e até 3D Pixelizados, para alguns personagens com missões e motivos bem específicos, veio bem a calhar, e acaba sendo um dos destaques maiores durante o pouco tempo em que surgem. As piadas sobre os gráficos e épocas passadas dão um bom alívio ao espectador, após momentos tensos ou até tristes da busca por resolução.

Veredicto Final

Um filme bonito e que pode agradar bem ao público infanto-juvenil, além de provavelmente ajudar a preparar os jovens para a adolescência, com uma abordagem leve e divertida. Começa um pouco perdido, mas, ao encontrar seu caminho, consegue voltar a crescer e melhora bastante.