Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Dia Nacional da Matemática | 5 livros para você perder o medo dos números

dia_nacional_da_matematica

E nem só de números os livros de Matemática podem ser feitos!

Você sabia que existem histórias que abordam um contexto matemático ao mesmo tempo em que desenvolvem uma trama comum como qualquer outro livro? Infelizmente, estes livros não são muito divulgados, mas eles estão por aí, esperando você dar uma chance a eles. Indiferente de sua habilidade com números, há obras que valem a pena ser lidas “apenas” pela imensa genialidade que alguns autores conseguiram alcançar, cruzando os números com a literatura.

Gostaria de encaixar aqui a quebra do que a sociedade coloca como padrão em “ou ama a Matemática ou ama o Português”. Peço licença para colocar um ponto bem particular em foco: NÃO É VERDADE. Sim, existem pessoas que se encaixam nisso. E tudo bem. Assim como existem pessoas que gostam do filme de “Thor: Ragnarok” e outras que graças a Deus não (risos, não consigo perder essa piada).

Pois bem, meu ponto particular que quero apontar é que: prazer, sou formada em Matemática. Sim, quatro longos, árduos e maravilhosos anos mergulhada em páginas e mais páginas de cálculos aparentemente impossíveis de serem solucionados. Ah, como eu amava! E como eu ouvia a dita cuja “você deve odiar Português, deve ser terrível na gramática”. Pois bem, olha só, eu nasci uma tremenda amante dos números E das palavras. Amo ler desde que me conheço por gente. Amo a Matemática e o Português, são duas das linguagens mais lindas que existem (sim, Matemática é considerada uma forma de linguagem, a seu modo).

O que eu quero focar em apontar é: a Matemática e o Português, não andam sobre a divisória gigantesca de uma muralha que nunca os deixa se cruzarem. Não, pelo contrário, elas funcionam muito bem juntas. E aqui, quero mostrar o quanto isso é verdadeiro! Afinal, se você chegou até aqui, ou é porque gosta de ler ou talvez tenha ficado intrigado com o título deste especial (risos)…

Pois bem, você aí, sabia que existem livros com tal conteúdo? Se não, me acompanhe para eu poder te mostrar! Se sim, me permita lhe apresentar mais algumas obras desta listagem que talvez desconhecia. Bora!

O Homem que Calculava

Eu quero ser direta e começar com o melhor que esse cruzamento, dos números e das palavras, pode oferecer até hoje. O escritor Malba Tahan além de ter ganhado prêmios por esta obra, é capaz de mostrar sua genialidade nas primeiras linhas de seu livro.

A trama narra sobre a vida de um viajante, Beremiz Samir, em Bagdá. Este homem, simples, porém inimaginavelmente inteligente, conta sobre sua vida focando em alguns momentos em que ele teve que solucionar enigmas matemáticos que para os outros parecia impossível. Mas para ele não. De uma maneira extraordinária, o autor consegue cruzar a vida de Beremiz com problemas matemáticos e solucioná-los de um modo genial.

Curioso e extremamente intrigante, Malba Tahan entrega um ícone da literatura misturando também diversas lendas, histórias e quebra-cabeças que transformam tudo em algo ainda melhor. Sério, abrindo meu coração para vocês, cada capítulo é melhor que o outro! É simplesmente brilhante cada enigma e conto, TUDO. Te prende do início ao fim e te faz ficar pensando o quão realmente fácil o habilidoso Beremiz fez a coisa parecer ser.

É incrível! Indico e “reindico” esse livro à TODOS.

Gosta de Matemática? Não gosta de Matemática? Indiferentemente, LEIA. Não tem erro.

E se ainda existe alguma dúvida em seu coração, vou exterminá-la agora: sabe o porquê do Dia Nacional da Matemática ser no dia 06 de Maio? Pois bem, este foi o dia do nascimento de Júlio Cesar de Mello e Souza, lá em 1895… E sabe quem é esse “fulano”? Para os mais íntimos, ele é conhecido como o fabuloso Malba Tahan.

O Diabo dos Números

Certamente aqui você pode se identificar: o personagem principal é Robert, um garoto que sempre ODIOU os números e a Matemática de toda a forma que se possa imaginar. Nada o fazia ter empatia com a matéria, ele simplesmente detestava tudo que estava relacionada a ela.

MAS, certa noite… Em um sonho, para ser mais específica, o menino recebe uma visita. Sim, o Diabo dos Números aparece para lhe provar o quão estimulante e divertida que a Matemática pode ser. Ele explica mistérios e enigmas que são capazes de começar a mudar a opinião de Robert, que achava tudo muito monstruoso e inútil. Contudo, o diabinho que aparece em seus sonhos, é tão sagaz com os números que mostra o quão interessantes e úteis os números podem ser, deixando a “maldição” da Matemática para trás.

Um livro que certamente devia estar na cabeceira de todos que já sofreram na escola, indiferente da idade. Também muito premiado, a obra que Hans Magnus Enzensberger nos proporcionou, é incrível.

Você já sofreu com a Matemática? Você tem um filho que sofre com ela? Pois garanta este livro na sua prateleira, aposto que ele será capaz de te fazer ver os números de uma forma totalmente diferente.

O Teorema do Papagaio

Escrito pelo grandioso Denis Guedj, aqui temos um “suspense matemático-policial”.

Um garoto chamado Max resgata um papagaio sequestrado por gângsteres. Em meio a isso, o dono de uma livraria recebe uma carta o avisando que lhe foi enviado a maior biblioteca de Matemática do mundo. Abordando curiosidades e histórias desde a antiguidade até a atualidade da grandiosa Matemática, os protagonistas terão de lidar com os mistérios que os cercam enquanto leem os livros, descobrem e conectam o passado com o presente e desvendam a razão pela qual o papagaio era tão importante para um grupo de mafiosos.

Gosta daquela dose marota de suspense e surpresas? Pois então aqui temos uma obra que certamente lhe valerá a pena. Além de abocanhar um gênero bem intrigante, aprenderá MUITO sobre os números enquanto investigam juntos toda a teia de aranha por trás dos acontecimentos da trama.

O Teorema de Katherine

E aqui vamos de um nome provavelmente bem mais conhecido no mundo da literatura: John Green. É isso mesmo, jovens, nosso eterno pai de “A Culpa é das Estrelas” se aventurou numa abordagem bem inusitada e bacana.

Desta vez o protagonista é Colin, um garoto gênio que sempre foi apaixonado por criar anagramas. Além disso, outra coisa que ele ama é: KATHERINE’s. Não Katerine ou Caterine, mas sim KATHERINE. Ele namorou com 19 garotas chamadas de Katherine e o resultado sempre foi o mesmo: ele foi chutado.

Totalmente desapontado com o último término, ele decide cair na estrada e assim, começa a trabalhar no “Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines”. Isso mesmo, ele estuda e tenta bolar uma fórmula que o fará prever os futuros relacionamentos com as próximas Katherine’s de sua vida. Desta forma, conhecemos mais sobre as anteriores e nos familiarizamos com toda a situação.

Para quem gosta de um romance bem gostosinho e divertido, aqui temos uma mistura perfeita. E para quem já é fã das lágrimas que John Green é capaz de nos arrancar, vai que é sua.

Poesia Matemática

Poesia? Temos também.

“Um quociente apaixonou-se, um dia, doidamente, por uma incógnita”.

Como não shippar esse casal? (risos)

Para fechar com chave de ouro, indico algo bem levinho, porém audacioso do escritor Millôr Fernandes. Ele mostra a habilidade que tem em formular uma história de amor em algo que a maioria não veria nada (além de pânico): um simples livro de Matemática.

Bem humorado e super criativo, o autor nos entrega algo bem curioso e viciante. Vale a pena conferir!

Conhecia alguma dessas obras? Se alguma delas esteve fora de seu cardápio literário até o momento, lhe aconselho veemente a introduzi-la imediatamente. São livros incríveis que vão muito além dos números e das palavras, pois mostram o quanto a união dessas duas pode produzir algo realmente fabuloso.

E neste Dia Nacional da Matemática, fica aqui, nossa singela, porém carinhosa homenagem, a este genial mundo dos números.

Quer saber mais sobre livros? Então, clique aqui!


Conheça o nosso canal do Youtube:

 

Sair da versão mobile