Dia Mundial do Livro | Livros que estamos aguardando uma continuação

dia-livro

Em 23 de abril é celebrado o Dia do Livro e do Direito Autoral, segundo a UNESCO. A escolha da data foi com intuito de celebrar as obras, incentivar a leitura, homenagear autores e conscientizar sobre os direitos autorais. 

Aparentemente, segundo a maioria dos veículos de informação, a data foi escolhida em virtude do dia da morte de William Shakespeare, de Miguel de Cervantes e de Inca Garcilaso de la Vega

dia-livro

No entanto, você sabia que a data de dois autores pode estar errada? 

dia-livro

Sim! Há uma grande controvérsia em relação à data sustentada pela Unesco em 1995. 

Isso porque, a maior parte das fontes diz que o espanhol Miguel de Cervantes morreu, na verdade, no dia 22 de abril e que foi enterrado no dia 23. 

E quanto à morte de Shakespeare, vale lembrar que a Inglaterra era regida pelo Calendário Juliano na época. Logo, o 23 de abril dos ingleses correspondia ao 3 de maio do Calendário Gregoriano.

Mas que assunto mórbido, não?! No entanto, era necessário para explicar a data comemorada no dia de hoje. 

E para celebrar ainda mais a data, convidei alguns integrantes do Teoria Geek, para dizer quais livros que gostariam ou estão esperando ansiosamente por uma continuação.

Alô, Alô, Sr. George R. R. Martin?! por Lu Guedes

dia-livro

Sim, eu sei que esse pedido é um tanto quanto frustrante para milhares de fãs das Crônicas de Gelo e Fogo. Principalmente, porque o autor George R. R. Martin já disse várias vezes que não importa o quão os fãs da obra o perturbem para ele terminar Os Ventos do Inverno e o Um Sonho de Primavera, ele somente irá finalizá-los quando for realmente a hora.

Aliás, embora seja de universos diferentes, tenho que trazer, aqui, a fala de Gandalf quando Frodo reclama de estar atrasado, pois cabe certinho à situação: 

“Um mago nunca se atrasa, nem se adianta, ele chega exatamente quando pretende chegar”. 

Mas, não achem que o autor largou de vez o projeto dos seus últimos livros. De vez ou outra, ele avisa no seu “não” blog pessoal, que está voltando a Westeros ou que está escrevendo sobre o ponto de vista de algum personagem, como a Arya, por exemplo.

Então, para nós, fãs da obra, só nos resta a esperança ou esperar mesmo. Ah! E vou logo avisando, embora seja diferente, o autor já disse que o seu final não irá destoar do final agridoce da série Game of Thrones. 

Come to Brazil, sequels! por Marcelo Rodrigues

dia-livro

Como fã das histórias de terror e apreciador do R.L. Stine, tenho sonhos em completar as coleções de suas obras – Goosebumps e Rua do Medo – uma esquecida pela Fundamento e a outra incompleta pela Rocco. Aos poucos, a Rocco e a Alt Editora estão retomando alguns lançamentos que não chegaram ao Brasil (ou chegaram e necessitavam de reimpressões), mas há muito caminho pela frente até termos uma edição uniforme e completa da série. 

Outra história que sonho com a publicação no Brasil são as prequels da série O Aprendiz de Vampiro (cuja série principal igualmente poderia ser reimpressa no Brasil – inclusive, temos pouquíssimo material do Darren Shan disponível no momento), contando a jornada do mestre do nosso protagonista homônimo do autor (inclusive, recomendo bastante a saga do Aprendiz de Vampiro – apesar de ser difícil de ser encontrada hoje em dia). 

Por fim, indo para algo muito mais obscuro, lembro quando era adolescente me aventurando em histórias de fantasia e recebi de presente um livro chamado Academia Knightley, uma história muito próxima a Harry Potter, mas que trocava o mundo bruxo por um mundo de cavaleiros. Divertidíssima história, mas por não ter tido grande recepção no Brasil, jamais teve sua continuação publicada por aqui (jamais te perdoarei, Editora Moderna!)

Tá na hora de desenvolver mais isso aí, Dona Féerica! por Taís Wölfert 

dia-livro

Feérica é um livro pouco conhecido que merecia não só mais reconhecimento, mas também uma sequência. O livro consegue apresentar um mundo mágico e inserir sua protagonista na nossa realidade de maneira bem inusitada. 

Os capítulos nos permitem conhecer o mundo feérico de onde a protagonista veio e embarcar junto com ela em sua aventura no nosso mundo. Cheio de momentos maravilhosos e icônicos, o livro merecia uma sequência com mais explicações e aventuras no “mundo real” e suas consequências no mundo feérico.

Qual obra você está ansioso pela continuação ou publicação aqui no Brasil?

Até mais, e Obrigado pelos Peixes!

Quer saber mais sobre Livros? Então, clique aqui!


Conheça o nosso canal do YouTube