Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Dia de Star Wars | 10 indicações de games de Star Wars para conferir!

Hoje, 4 de Maio, é celebrado o Dia de Star Wars. A data é celebrada neste dia, em razão de um trocadilho com a citação mais famosa da Saga de George Lucas:

“Que a Força esteja com você!”

Isso porque, em inglês, idioma original de Star Wars, ela fica:

“May the Force be with you!” 

Dessa forma, os fãs frequentemente faziam uma brincadeira com a data 4 de maio que em inglês ficaria:

É por conta da data que muitos fãs celebram o dia, homenageando a Saga da Galáxia muito muito distante.

Como forma de celebrar, separamos 10 indicações de games para aproveitar! Confira!


Super Star Wars (1992) – SNES, Nintendo Wii (Virtual Console), PlayStation 4 e
PlayStation Vita

Super Star Wars é um videogame de ação side scrolling desenvolvido pela LucasArts e Sculptured Software para o Super Nintendo Entertainment System. É baseado no filme de 1977 Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. Foi lançado pela JVC Musical Industries no Japão em 1992, Nintendo na América do Norte em 1992 e na Europa em 1993. O jogo foi seguido por duas sequências baseadas nos filmes subsequentes de Star Wars, Super Star Wars: The Empire Strikes Back (1993) e Super Star Wars: O Retorno de Jedi (1994).

Star Wars: Rebel Assault (1993) – MS-DOS, Sega CD, Macintosh, 3DO

Star Wars: Rebel Assault é um videogame de tiro em trilho desenvolvido e publicado pela LucasArts para sistemas DOS, Macintosh, Sega CD e 3DO, ambientado no universo Star Wars. Lançado em 1993, é o primeiro jogo somente em CD-ROM a ser publicado pela LucasArts. A história do jogo se concentra em um jovem piloto chamado Rookie One enquanto eles são treinados e, posteriormente, lutam pela Aliança Rebelde na Guerra Civil Galáctica.

O jogo apresenta imagens e músicas digitalizadas dos filmes originais (embora a maior parte das imagens originais seja substituída por sequências renderizadas em CGI) e fala completa. Rebel Assault é um dos títulos mais antigos a fazer uso de vídeo em movimento completo (FMV) no PC. O vídeo foi usado para exibir gráficos 3D pré-renderizados muito à frente do que um PC contemporâneo poderia renderizar em tempo real. Os desenvolvedores pré-renderizaram vários ambientes e batalhas e o jogador voava por esses ambientes.

O jogo foi seguido por Star Wars: Rebel Assault II: The Hidden Empire.

Star Wars: Dark Forces (1995) – MS-DOS, Macintosh e PlayStation 1

Star Wars: Dark Forces é um videogame de tiro em primeira pessoa desenvolvido e publicado pela LucasArts. Foi lançado em 1995 para MS-DOS e Macintosh, e em 1996 para o PlayStation. A história se passa no universo fictício de Star Wars expandido e começa pouco antes do filme original de Star Wars, antes de avançar para um ano após os eventos do filme. O protagonista e personagem jogável do jogo é Kyle Katarn, um mercenário que trabalha em nome da Aliança Rebelde que descobre o Projeto Dark Trooper secreto do Império Galáctico, que envolve o desenvolvimento de uma série de poderosos novos dróides de batalha e stormtroopers blindados.

Dark Forces usa a engine Jedi, que foi desenvolvida especificamente para o jogo. O mecanismo adiciona recursos de jogabilidade que eram incomuns no gênero de tiro em primeira pessoa na época do lançamento, incluindo designs de nível com vários andares e a capacidade de olhar para cima e para baixo.

Star Wars Jedi Knight 2 – Jedi Outcast (2002) – PlayStation 4, PC, Mac, Nintendo GameCube, Xbox e Nintendo Switch

Muito antes dos jogos Star Wars Jedi da Respawn estabelecerem um novo padrão para jogos de ação em terceira pessoa no universo Star Wars, era Star Wars Jedi Knight 2 – Jedi Outcast que era considerado o padrão ouro. A Raven Software trouxe o retorno de Kyle Katarn – protagonista do incrível FPS dos anos 90 Star Wars: Dark Forces – e deu ao ex-Jedi a oportunidade de recuperar sua conexão com a Força, e com ela, nós a oportunidade de vivenciar o que seria ser como enfrentar sozinho o Império. Com sua excelente campanha single-player e arenas multiplayer surpreendentemente apertadas, Jedi Outcast continua sendo uma aventura verdadeiramente maravilhosa através do universo Star Wars.

Star Wars: Knights Of The Old Republic (2003) – Xbox, PC, Mac, iOS, Android e Nintendo Switch

Knights of the Old Republic é um RPG amado ambientado milhares de anos antes dos eventos dos filmes Star Wars, onde Darth Malak, um Lorde das Trevas dos Sith, desencadeou uma armada Sith contra a República Galáctica. O game segue a história de um soldado da República, o personagem do jogador, que é recrutado para a Ordem Jedi e encarregado de salvar a galáxia dos Sith, se aventurando em diferentes planetas. Como as escolhas dos jogadores afetam o resultado da história, o jogo tem um alto fator replay.

A história de Knights of the Old Republic é muito elogiada pelos fãs, bem como por sua mecânica de RPG viciante e construção de mundo. É frequentemente citado como um marco na história dos videogames e estabeleceu um alto padrão para futuros RPGs.

Star Wars: Republic Commando (2005) – Xbox, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC 

Star Wars: Republic Commando chegou no auge da popularidade de Rainbow Six e rapidamente provou que Tom Clancy não tinha domínio total sobre o espaço tático-FPS. Republic Commando colocou de lado a eterna batalha entre Jedi e Sith, colocando você no controle de um grupo de elite de Clone Troopers que foram encarregados de trabalhar atrás das linhas inimigas durante as Guerras Clônicas. Com seus cenários impressionantes, sistema de pareamento flexível e tiroteio pesado, Republic Commando se destaca como um dos jogos Star Wars mais únicos já feitos. Um port aprimorado do jogo foi lançado para PS4 e Switch em 2021, o que torna mais fácil do que nunca experimentar um dos melhores jogos originais do Xbox.

Star Wars: The Force Unleashed (2008) – iOS, J2ME, N-Gage, Nintendo DS, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Portable, Nintendo Wii, Xbox 360, PC, Mac, Nintendo Switch

Star Wars: The Force Unleashed conta a história do aprendiz secreto de Darth Vader, codinome “Starkiller“, mas nascido Galen Marek, enquanto ele caça os Jedi restantes depois que o Imperador Palpatine ordena que sejam mortos. The Force Unleashed é um jogo de ação em terceira pessoa no qual as armas do personagem do jogador são o sabre de luz e a Força, usando e abusando da mesma de maneiras nunca até então vistas na franquia. O game não é perfeito, mas é um dos favoritos dos fãs. A campanha de aproximadamente 10 horas é repleta de batalhas contra chefes grandiosas, bombásticas e brutais que chegam a lembrar de leve God of War. Mesmo os QTEs, que podem diminuir a tensão para algumas pessoas, conferem mais charme aos combates. Quando o jogo foi lançado originalmente, a Disney ainda não possuía os direitos da franquia Star Wars. Portanto, embora o título não fizesse parte do cânone principal, estava no Universo Expandido, hoje denominado Star Wars Legends, não sendo considerado canon.

Star Wars Jedi: Fallen Order (2019) – PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC e Google Stadia

Star Wars Jedi: Fallen Order é um jogo de ação e aventura em terceira pessoa que ocorre logo após os eventos do Episódio III: A Vingança dos Sith. O jogador controla Cal Kestis, um jovem Padawan que sobreviveu ao Grande Expurgo Jedi e agora está fugindo do Império Galáctico.

Juntamente com um elenco de personagens memoráveis, Cal deve usar suas crescentes habilidades da Força e sabre de luz para explorar vários planetas, descobrir segredos antigos e lutar contra o Império e seus inquisidores mortais. Jedi: Fallen Order é amplamente elogiado por sua história, jogabilidade satisfatória e visuais impressionantes, tornando-o um jogo obrigatório para qualquer fã de Star Wars.

Star Wars: Squadrons (2020) – PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X/S e PC 

Se você já se perguntou como seria estar no meio de uma das batalhas espaciais icônicas de Star Wars, pilotando manualmente belas naves em duelos mortais, então Squadrons é o jogo para você. É emocionante, exaustivo e totalmente inesquecível. Você não precisa de um headset VR ou joystick para aproveitar essa experiência, mas o par ajudará a criar uma sensação inquebrável de imersão. Havia três games competindo por este lugar na lista. Star Wars: Tie Fighter, lendário simulador de combate espacial de 1994; Star Wars Rogue Leader: Rogue Squadron 2, um dos melhores jogos de GameCube; e Star Wars Squadrons, que é efetivamente uma carta de amor moderna para ambos.

Lego Star Wars: The Skywalker Saga (2022) – PC, Nintendo Switch, PlayStation 4
PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S

Como o jogo mais recente e um retorno à forma da série LEGO Star Wars, é o único jogo em que você pode jogar como quase qualquer personagem do universo Star Wars e jogar todas as nove histórias dos filmes principais. Em alguns casos, há até pequenas mudanças na história que podem adicionar contexto ou preencher as lacunas entre os episódios. A mecânica de combate reinventada e a adição de dublagem são chocantes no início se você é um fã de Lego Star Wars da velha guarda, mas uma mudança bem-vinda na fórmula que faz as coisas parecerem novas. E os gráficos atualizados no hardware de próxima geração parecem incríveis, mantendo o adorável estilo de arte e comédia Lego. É um dos melhores jogos LEGO que você pode jogar agora.


Gostou das indicações? Confira também nosso especial sobre as Mulheres de Star Wars!!

Conheça nosso canal no YouTube:

Sair da versão mobile