Em muitos sites que falam sobre mangás ou que disponibilizam um acervo online de mangás podem ter mencionado em algum momento o termo TANKOUBON, porém, muita gente não sabe o que é e seu significado, acabam por achar que é algo novo do próprio mangá como uma continuação mas normalmente é uma formatação melhorada do mesmo, enfim vou tentar explicar tudinho da melhor forma.

No Japão normalmente os mangás são lançados primeiramente em uma revista e seus lançamentos podem ser semanais ou mensais. Cada revista é voltada para um público ou tema específico que são:

Kodomo – para crianças pequenas

Shojo – para meninas/mulheres jovens

Shonen – para meninos/homens jovens

Josei – para mulheres mais velhas

Seinen – para homens mais velhos

Normalmente o formato destas revistas é maior que o dos volumes encadernados, são especificamente econômicos e impressos em papel reciclado (papel jornal) e em preto e branco. Antes de começarmos vou fazer uma pequena e rápida explicação, como vocês verão mais embaixo muitos dos nomes dos formatos ou terminam em Ban, Bon ou Hen e cada um tem um significado BAN é uma das leituras do kanji “han” que seria Edição, já o BON é uma das leituras do kanji “hon” que seria livro e por último o HEN que seria compilação. Agora vamos aos formatos:

       TANKOUBON

Tankoubon (livro/volume independente) termo japonês para denominar uma obra que contem uma história completa, mas no caso dos mangás é utilizada para representar a compilação de diversos capítulos de uma história em volume.

 KANZENBAN

Kanzenban (completo/perfeito) é uma edição de luxo, seu formato possui mais páginas, qualidade maior, uma quantidade maior de páginas coloridas, contem cenas inéditas muitas vezes e extras.

       SOUSHUUHEN

Soushuuhen (compilação) é um formato publicado pela Shueisha (maior editora japonesa) com publicação no formato B5 (176x250mm) maior que um kanzenban, traz capas de capítulos e páginas coloridas, incluindo uma variedade de bônus como: pôsteres, entrevistas, contem mais páginas e com isso mais capítulos em menos volume. Normalmente os lançamentos são para mangás populares e com publicação em andamento.

     WIDE-BAN

Wide-Ban ou Waidoban (vem da palavra wide que significa largo em inglês) tem seu formato A5 (14,8x21cm) maior que um tankoubon. Mangás Seinen e Josei são os que normalmente após serem publicados em revistas são lançados em wide-ban e nunca são lançados no formato tankoubon que é comum no gênero Shonen e Shojo. Quando um mangá é originalmente lançado no formato tankoubon ele é relançado em formato wide-ban contendo mais páginas do que o original, portanto, terá menos volumes.

       BUNKOBAN

Bunkoban (coleção/formato pocket) é uma edição mais econômica, são pequenos, no formato A6 de bolso e varia muito o tamanho e espessura, mas normalmente a espessura é bem menor e sua gramatura consequentemente também é menor, contém mais páginas e são mais baratos.

    AIZOUBAN

Aizouban (edição do amor ou edição favorita) é uma edição de colecionador, com uma maior qualidade, um formato com bastante página, mais caro, papel de alta qualidade, repleto de extras, capas exclusivas e são geralmente edições limitadas.

SHINSOUBAN

Shinsouban (nova edição) é similar ao wide-ban pois é uma versão “remodelada” e geralmente possui uma nova capa, novos extras, páginas coloridas, material inédito, as vezes até novas páginas, correções como a mudança de algum objeto que na nossa época atual não se usa mais e assim o atualizam, correções e as vezes reorganizados e revisados como foi o caso de Sailor Moon que teve extras retirados e volumes reorganizados. Normalmente são obras que já foram lançadas há muito tempo e são relançadas nesse formato por ser o aniversário de lançamento ou do autor ou um novo anime, peça de teatro ou jogo.

Bom, é isso pessoal, espero que tenham gostado e se vocês tiverem alguma duvida ou algo a acrescentar sejam muito bem vindos para comentar <3 Jaa ne