Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Coração Manchetossauro

Parafraseando o lendário jornalista Joelmir Beting, “explicar a emoção de ter vivido os tempos áureos da Rede Manchete a um Manchetossauro, é totalmente desnecessário. E a quem não é Manchetossauro… é simplesmente impossível!”

“Aconteceu, virou Manchete!”

Criada em 1983 e extinta em 1999, a Manchete marcou época na TV aberta brasileira. Seja pela enorme qualidade nas transmissões de eventos (como Carnaval e Futebol), as novelas inesquecíveis (tal qual Pantanal e Chica da Silva) ou os excelentes trabalhos jornalísticos.

Vindo a falir devido a vários fatores como: severa queda de audiência, juros excessivos da dívida da emissora e do Grupo Bloch, assim como má administração, que resultaram em  atrasos de salários e outros graves problemas.

Contudo, permanece viva no coração de toda uma geração! Sendo sempre relembrada com carinho, graças à atenção dada a alguns dos maiores animes e tokusatsus de todos os tempos.

O Trash de Respeito

Para quem não conhece, tokusatsu é um termo em japonês que se refere a filmes ou séries live-action. Os quais fazem um forte uso de efeitos especiais zoados!

Apesar de ser japonês, hoje em dia o termo também estende-se às séries que seguem a mesma linha de produção e conceito ao redor do mundo.

Dentre os representantes do gênero transmitidos na saudosa rede televisiva, como Esquadrão Especial Winspector, Kamen Rider, Patrine e Solbrain, dois se destacam: Jiraiya e Jaspion.

Sendo Jaspion um adolescente que descobre ser o guerreiro descrito na profecia da Bíblia Galáctica. Com a ajuda de Anri, uma androide construída pelo profeta Edin, ele parte numa missão para encontrar os pedaços do livro sagrado. Visando também destruir o cruel Satan Goss, nascido a partir da união de todas as energias negativas do universo.

Jiraiya é um ninja que foi treinado pelo seu pai adotivo, Tetsuzan Yamaji, um sábio mestre das artes marciais. No intuito de fazê-lo seu sucessor na Família de Feiticeiros Togakure! O principal desafio do rapaz é enfrentar um maligno clã que procura o Pako, o antigo mapa para um misterioso tesouro.

Infância Feliz

Nos anos 90, um gênero até então discreto de desenhos ganhou força na programação da emissora. Trazendo consigo obras que se tornaram imortais na memória dos telespectadores da época!

Fora aquele cuja fama merece um tópico à parte, tivemos outros animes considerados, mesmo atualmente, entre os melhores. Tal qual Shurato e Samurai Warriors.

Yu Yu Hakusho, por exemplo, conta a história de Yusuke Urameshi. Um delinquente de quatorze anos de idade que é atingido e morto por um carro, ao tentar salvar a vida de uma criança. Após realizar alguns testes apresentados a ele por Koenma, o filho do governante do submundo, Yusuke é revivido e recebe o título de “Detetive Sobrenatural”. Com o qual deve investigar vários casos envolvendo demônios e fantasmas no mundo humano.

Sailor Moon, que buscava conquistar o público feminino, tem a trama girando ao redor das defensoras renascidas de um reino o qual está sendo ameaçado, novamente, pelas forças do mal. As personagens principais, as Sailors, são adolescentes capazes de se transformar em heroínas representando a Lua e os planetas.

O Divisor de Águas

Por fim, não poderia faltar o principal motivo de quem foi criança ou adolescente naquele período lembrar da Rede Manchete com tanta nostalgia.

Os Cavaleiros do Zodíaco, trazendo consigo batalhas entre guerreiros trajando imponentes armaduras e valendo-se de golpes cujos nomes são conhecidos até por quem nunca viu a série, mudou de uma vez por todas o patamar da categoria no país.

Exibido inclusive em horário nobre, tinha uma das maiores audiências da emissora e se tornou febre nacional! Gerando linhas de bonecos, roupas, camisetas, dentre tantas outras coisas.

Com a obra permanecendo viva ainda hoje, apesar do total descaso de quem a gere. Renegando a base de fãs e mutilando-a, em prol de alcançar o desinteressado público americano.

Enfim, só quem presenciou a existência de tão memorável rede televisiva entende porque ela deixou saudades e continua sendo mencionada como exemplo de excelência. A despeito do seu lamentável fim!

Quer saber mais sobre séries? Então, clique aqui!


Conheça nosso canal no YouTube:

Sair da versão mobile