Sabemos que hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Entretanto, você sabe por que celebramos esta data tão importante para todas as mulheres?
A celebração ocorre para recordar e vivenciar as conquistas sócio-político e econômicas das mulheres. Aliás, vale lembrar que a data se deu por vários eventos, mas dois, dentre eles, se destacaram. Confira:
- 1911: o incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, em Nova York, que levou às manchetes dos jornais as terríveis condições de trabalho a que as mulheres eram submetidas; e
- 1917: a marcha das mulheres russas por pão e paz, na qual iniciou uma revolução de efeitos globais que reverberam até hoje.
Para celebrar essa data tão importante, o Teoria Geek separou 5 filmes de diferentes gêneros, que foram aclamados pela crítica e dirigidos por mulheres, no quais você precisa assistir:
Ataque dos Cães (Jane Campion, 2021)
O filme aclamado pela crítica rendeu o Oscar de Melhor Direção em 2022 à sua diretora, Jane Campion, também, conhecida por dirigir O Piano (1993). Aliás, este último deu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante à Anna Paquin, com apenas 11 anos de idade.
Sinopse: Phil e George são irmãos, e comandam juntos a fazenda familiar que receberam como herança. Enquanto o primeiro é um patrão tirânico, respeitado pelos funcionários, o segundo tem um temperamento dócil, sendo ignorado pelos pastores e caubóis. Quando George se casa com Rose, uma viúva cujo filho adolescente é considerado efeminado demais para os padrões locais, Phil faz questão de deixar claro que os dois não são bem-vindos na propriedade. Começa uma batalha silenciosa e feroz pelo poder.
Ataque dos Cães está disponível em Netflix.
Encontros e Desencontros (Sofia Coppola, 2003)
É! A família Coppola tem um dom em dirigir longas-metragens. Isso porque, a filha do aclamado, Francis Ford Coppola, é uma exímia diretora. Sofia Coppola detém uma vasta coletânea de obras cinematográficas, dentre eles, Virgens Suicidas, Maria Antonieta e, claro, Encontros e Desencontros, com, simplesmente, 95% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Sinopse: Em resumo, Bob Harris é uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte, por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo de celebridades aficionado pelo seu trabalhado e que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário e estranhos em uma terra estrangeira, Bob e Charlotte não conseguem dormir e se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo. Em pouco tempo, encontram distração, fuga e compreensão um no outro entre as luzes de Tóquio.
Encontros e Desencontros está disponível na Netflix.
Matrix (Irmãs Lilly e Lana Wachowski, 1999)
Você sabia que um dos filmes que revolucionou o mundo cinematográfico foi dirigido por duas mulheres trans? Estou falando de Matrix, com o nosso querido Keanu Reeves. Aliás, uma das diretoras, Lilly Wachowski, revelou que a história do Sr. Anderson/Neo é uma metáfora para aceitação e transição de gênero.
Sinopse: Em suma, o jovem programador Thomas Anderson é atormentado por estranhos pesadelos em que está sempre conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a desconfiar da realidade. Thomas conhece os misteriosos Morpheus e Trinity e descobre que é vítima de um sistema inteligente e artificial chamado Matrix, que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.
Matrix está disponível na HBOMax.
Psicopata Americano (Mary Harron, 2000)
De uma coisa não temos dúvidas, a carreira de Christian Bale é dividida em antes de Psicopata Americano e depois de Psicopata Americano. E, parte disso se deve à diretora Mary Harron, que soube extrair todo o talento e a carga dramática do ator, nesse filme ótimo e perturbador.
Sinopse: Patrick Bateman (Christian Bale) jovem bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele.
Psicopata Americano está disponível no Star+.
Que Horas Ela Volta? (Anna Muylaert, 2015)
E, claro, que não poderia faltar uma representante brasileira no nosso rol de diretoras extraordinárias. O filme é um dos mais importantes da década passada e eleito o 71º melhor filme brasileiro de todos os tempos segundo a Abraccine. Ademais, foi selecionado para o Festival de Berlim 2015; ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance 2015; e foi um dos favoritos para representar o Brasil no Oscar daquele ano.
Sinopse: Em suma, a pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa.
Que Horas ela Volta? está disponível em Netflix.
Já assistiu a algum filme? Então, conte-nos o que achou?
Até mais, e Obrigado pelos Peixes!
Quer saber mais sobre filmes? Então, clique aqui!
Conheça o nosso canal do YouTube: