O Homem de Ferro (Iron Man) acabou sendo um personagem jogável em Marvel Super Heroes, um jogo de luta desenvolvido e lançado pela Capcom em 1995. Poderíamos imaginar que um personagem como o Homem de Ferro, membro fundador dos Vingadores, também teria um lugar em Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes, 1999. De fato, essa era a intenção da Capcom, mas a Marvel não permitiu.
No início deste ano, Atsushi Tomita (também conhecido como Tomichin), ex-funcionário da Capcom, designer de Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes, comentou sobre como a Capcom teve o uso do Homem de Ferro negado, mas, com uma simples troca de paleta de cores, conseguiu usar o Máquina de Combate em seu lugar. Embora não fosse o ideal perder o Homem de Ferro, Tomita sentiu que a Marvel foi muito generosa ao aprovar o Máquina de Combate como substituto.
Segundo Tomita, isso aconteceu porque a Capcom perdeu brevemente os direitos do personagem Iron Man para a Acclaim, que lançou o criticado Iron Man / XO Manowar in Heavy Metal em 1996.
According to planner Tomichin, Iron Man is not featured in Marvel Vs Capcom 1 because Capcom was unable to obtain the rights to the character (it seems that Acclaim held the exclusive rights at the time). He was therefore replaced by War Machine.xcancel.com/tommy_tin/st…
— VGDensetsu (@vgdensetsu.bsky.social) 2025-11-22T07:44:17.381Z
“Na época, os direitos do Homem de Ferro para videogames pertenciam a outra empresa, então não tínhamos permissão para usá-lo, mas mudamos a cor dele e dissemos que era o Máquina de Combate, e quando a Marvel permitiu isso, eu realmente senti o quão generosos eles estavam sendo conosco”, disse Tomita sobre o assunto.
Tomita também reconhece que a troca de paleta de cores criou algumas inconsistências com a aparência do personagem Máquina de Combate nos quadrinhos da Marvel. “Na época, nos quadrinhos originais, o Máquina de Combate nunca usou uma armadura com esse design, mas a Marvel já havia se tornado mais tolerante e compreensiva. Na demo de vitória e em outras ilustrações, Bengus desenhou o design original, que é completamente diferente do do jogo, mas ninguém o criticou.”
Nessa época, Iron Man & XO Manowar in Heavy Metal foi lançado para PlayStation, Sega Saturn, Game Boy, Game Gear e MS-DOS. Como Iron Man and XO Manowar in Heavy Metal foi lançado em 1996, esses direitos de videogame não entraram em conflito quando o Homem de Ferro foi adicionado à franquia Marvel Super Heroes em 1995. Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes foi lançado em 1998, o que aparentemente indica que a Acclaim Entertainment controlou os direitos de videogame do Homem de Ferro por algum tempo após o lançamento de Iron Man and XO Manowar in Heavy Metal.
Naquela época, as diferenças entre o Homem de Ferro e o Máquina de Combate nos quadrinhos eram mais sutis do que apenas mudanças de cor, no entanto, o Máquina de Combate parece bem mais robusto em certas representações dentro de Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes em comparação com seu sprite no jogo. No entanto, a Capcom conseguiu fazer funcionar mesmo assim e obteve a aprovação da Marvel para isso.
O War Machine é jogado de forma quase idêntica ao Homem de Ferro em Marvel vs. Capcom, com exceção de algumas mudanças na animação. No entanto, quando Marvel vs. Capcom 2 foi lançado em 2000, a Capcom pôde reintroduzir o Homem de Ferro e, portanto, tornar o War Machine um pouco mais individual.








