O filme Super Mario Bros. é uma verdadeira carta de amor não só para os novos fãs e fãs de longa data do italiano bigodudo, como para o próprio personagem que conta com mais de 40 anos de legado. O filme não deixa de levar em consideração um legado tão importante e assim sendo oferece dezenas de easter eggs. Abaixo, você pode conferir a maioria deles!
Cuidado! O texto contém spoilers, então se você ainda não assistiu ao filme, leia por sua conta e risco! Let’s-a go!
1 – Vamos começar com o primeiro easter egg: o covil móvel de Bowser (não confundir com o Castelo de Bowser, que também aparece no filme) é uma amálgama de vários esconderijos baseados em lava ao longo dos anos para o rei dos Koopas. A versão do filme lembra mais o Covil de Lava de Bowser em Super Mario Galaxy 2.
2, 3, 4 – Entre os lacaios de Bowser, na cena de abertura, estão Blue Shell Koopas (que fazem uso do infame ataque de casca azul de Mario Kart mais tarde no filme), Kamek, um vilão introduzido pela primeira vez em Yoshi’s Island e inimigos básicos da série, os Bullet Bills.
5 – Bowser confronta um grupo de pinguins, cujos designs são tirados de Cool, Cool Mountain, de Super Mario 64.
6, 7 – Por último ainda na abertura, um Bloco “?” (diretamente da primeira tela de Super Mario Bros. de 1985) e uma Super Star também aparece.
8 – Em seguida, passamos para a introdução de Mario e Luigi no filme. O anúncio brega de sua empresa de encanamento inclui um rap que foi tirado diretamente do Super Mario Bros Super Show de 1989. Confira:
9 – O final do anúncio também mostra Mario e Luigi ‘voando’ em capas amarelas. São itens introduzidos pela primeira vez como power-ups no início do Super Mario World através da Cape Feather. (conhecida popularmente e carinhosamente no Brasil como “Peninha”).
10 – É então revelado que Mario e Luigi estão assistindo ao anúncio na Punch-Out Pizzeria, que é uma referência à série Punch-Out da Nintendo. As façanhas de seu protagonista, Little Mac, podem ser vistas pontilhadas nas paredes em recortes de jornais.
11, 12 – Brilhantemente, a primeira pessoa com quem Mario fala sobre o sotaque italiano duvidoso que ele usa no comercial é uma pessoa cuja voz soa exatamente como o Mario dos games. Porque ele é! É o dublador Charles Martinet, que começou a dublar Mario em 1991. Você também notará que ele está jogando em um arcade de Donkey Kong, que contou com a primeira aparição de Mario em 1981, ainda com seu nome original de Jumpman. No filme, Martinet deu a voz a dois personagens: Giuseppe, o personagem com o visual do Mario nos anos 80, citado acima; e também o pai de Mario e Luigi.
13 – A próxima pessoa com quem o Super Mario Bros. fala é seu antigo chefe Spike. Ele não é apenas um alívio cômico: ele era um capataz em Wrecking Crew de 1985, um título de Famicom obscuro com Mario e Luigi.
14 – Ouça atentamente a mesma cena e você notará que o toque de Mario é o som de inicialização do Nintendo GameCube.
15 – Conforme os irmãos partem, você pode ver uma agência de viagens Sunshine ao lado do Punch-Out. Está na mesma fonte de Super Mario Sunshine, de 2002.
16 – Mais tarde, há um restaurante no Brooklyn chamado Chasse au Canard, que traduzido do francês significa “Caça ao Pato”, ou em inglês Duck Hunt, o título clássico de NES com a light gun, de 1985.
17, 18 – A caminho de casa, Mario e Luigi passam por alguns canos familiares que lembram os Warp Pipes, e seu passeio pelo canteiro de obras é provavelmente uma referência ao Game & Watch de 1983, que marcou a estreia de Luigi.
19, 20, 21 – A própria casa de Mario é um baú de tesouro da Nintendo. Ele está jogando Kid Icarus quando vai para o quarto se lamentar. Obviamente, isso requer um console NES para jogar. Mario também consegue ser old school de outras maneiras, como você pode ver a icônica nave Arwing de Star Fox em seu aparelho de televisão.
22 – No noticiário, aparece a prefeita de Nova York falando sobre um vazamento no esgoto de Brooklyn. A personagem é Pauline, a primeira moça que Mario resgata nos games, ainda no arcade de Donkey Kong. Ela retornou na franquia com mais força em 2017 em Super Mario Odyssey, sendo a prefeita de New Donk City, em que canta “Jump Up, Super Star!”, música tema do jogo.
23 – As paredes da casa de Mario também estão cheias de joias escondidas da Nintendo. Há até recriações da boxart de Golf and Tennis, de NES.
24 – Não muito tempo depois, Mario e Luigi vão consertar um vazamento gigante no meio do Brooklyn. Isso exige que eles desçam aos esgotos, onde uma música familiar de Super Mario Bros’ World 1-2 começa a tocar. Brilhantemente, uma placa atrás de Luigi também indica que eles estão no nível 1-2 do sistema de esgoto do Brooklyn.
25, 26, 27 – Mario e Luigi são então sugados para um Warp Pipe, com o familiar som dos canos e tudo, e são transportados para diferentes lugares. Mario cai no Mushroom Kingdom – enquanto Luigi cai nas Dark Lands de Super Mario Bros. 3.
28, 29 – Mario encontra os Biddybuds de Super Mario 3D Land e o Bramball de New Super Mario Bros. Wii.
30, 31, 33, 34 – Enquanto isso, Luigi, pega uma lanterna que está com a luz falhando, em referência a seu papel em Luigi’s Mansion e se assusta com o tipo de morcego Swoops (Super Mario World), Shy Guys (Super Mario Bros. 2/Doki Doki Panic), e Dry Bones (Super Mario Bros. 3). Essa parte também apresenta o Castelo de Bowser, um local que já esteve presente na maioria dos jogos que traz Bowser como vilão – e até uma pista de corrida. Na verdade, é tudo estilizado para se parecer com as fases difíceis de lava do World 8 de vários jogos de plataforma 2D do Mario, incluindo Super Mario World.
35 – Já no Mushroom Kingdom, Moedas são apresentadas, usadas para dar vidas extras, introduzidas pela primeira vez em Mario Bros. de 1983. Toads podem ser vistos acertando-as no que parece ser um sistema bancário.
36 – O tema clássico de Super Mario Bros. também toca assim que Mario vê o Mushroom Kingdom pela primeira vez.
37 – Falando em Toad, há um pôster de uma banda de Toads na parede em uma cena, com Toadette como baterista. Ela é uma versão feminina de Toad trazida pela primeira vez para a série em Mario Kart: Double Dash.
38 – Depois, há uma visão familiar de Mario: o logotipo da Fire Flower, um power-up visto pela primeira vez em Super Mario Bros. que permite aos jogadores lançar bolas de fogo. Todo um campo delas é visto mais tarde.
39, 40, 41, 42 – Ao caminhar pelas ruas do Mushroom Kingdom, Mario passa por uma Crazy Cap Store, que foi introduzida em Super Mario Odyssey. Há também uma loja de antiguidades onde podemos ver a Boomerang Flower do Super Mario 3D Land de 2011, a Music Box de Super Mario Bros. 3 de 1988 e o pixilated hammer que Jump Man usa no Donkey Kong de 1981.
43 – Mario e Toad então se aventuram no Castelo da Princesa Peach, que parece ter sido arrancado direto de Super Mario 64 – completo com um mural da Peach de vitral.
44 – Os guardas do portão brincam com Mario, dizendo que “Nossa princesa está em outro castelo,” uma frase famosa dita por Toad no final de cada mundo (e, brincando, após o chefe final) em Super Mario Bros.
45 – Depois que Mario finalmente consegue entrar no castelo, várias paisagens são vistas como pinturas nas paredes. Isso é certamente uma mensagem discreta para o sistema de níveis em Super Mario 64, que exigia que os jogadores pulassem nas pinturas para entrar nos níveis.
46 – A música que toca dentro do castelo de Peach é a mesma que ouvimos em Super Mario 64.
47 – Depois que Peach concorda em treinar Mario para sua grande luta com Bowser, vemos um fluxo constante de notáveis marcas registradas de Mario. O principal deles é o mastro na pista de obstáculos, que marca o fim de todos os níveis 2D tradicionais do Mario e no Super Mario 3D World.
48, 49, 50, 51, 52 – Há também inimigos famosos do Mario, como as Piranha Plants e Cheep-cheeps semelhantes a peixes. Acrescente aqui também o icônico som de salto de Mario e o power-up Super Mushroom que faz com que Mario cresça (e neste filme, fique mais forte), além de um recorte de Bowser desenhado no estilo dos ícones dos jogadores no Super Mario 3D World do Wii U.
53, 54, 55 – Bowser faz parte de alguns interlúdios musicais em The Super Mario Bros. Movie – adequado, visto que ele é dublado por Jack Black. Seu show de rock tem um punhado de inimigos e forragem de Mario que foram pisoteados com raiva ao longo dos anos: Bob-ombs, Goombas, e Spinys.
56 – Você também pode reconhecer a banda tocando no show. Eles consistem em alguns dos Koopalings, antagonistas recorrentes introduzidos pela primeira vez em Super Mario Bros. 3 e nomeados em homenagem a vários músicos na localização em inglês, incluindo Iggy (Iggy Pop), Lemmy (Lemmy do Motorhead) e Ludwig von Koopa (Ludwig von Beethoven).
57 – Não muito tempo depois, temos um flashback de Baby Mario e Baby Luigi, as versões infantis fofinhas dos mascotes da Nintendo. Eles apareceram pela primeira vez em Yoshi’s Island, onde os jogadores precisam usar o dinossauro verde para proteger os bebês.
58, 59 – Mario então parte em sua jornada, passando pelo Sand Kingdom de Super Mario Odyssey de 2017 e uma manada de Yoshis, embora não esteja claro se o conjunto colorido deles seja uma referência ao vídeo de introdução do jogo de luta de GameCube Super Smash Bros. Melee.
60 – Luigi, porém, está se dando mal neste ponto do filme. Ele está enjaulado ao lado dos pinguins no Castelo de Bowser e, curiosamente, uma Luma de Super Mario Galaxy – que atua como um dos personagens mais engraçados do filme.
61 – Peach e Mario vão recrutar o Exército Kong, liderado por Cranky Kong (Fred Armisen), o macaco idoso introduzido pela primeira vez em Donkey Kong Country. Este também é o Donkey Kong que Mario/Jumpman enfrentou no jogo de arcade original.
62 – Esta seção inteira apresenta um monte easter eggs de Donkey Kong e Mario Kart para fãs de longa data. Há a casca de banana que um dos Kongs joga de volta em um Koopa. O item banana tem sido um item básico da série Mario Kart.
63 – Uma introdução mais recente foi a do planador para Mario Kart 7, que um Kong de cabelos louros usa para levar Mario e Peach em direção a Cranky Kong.
64 – O Jungle Kingdom – com suas cachoeiras, pontes de corda bambas e cabanas – parece ser uma referência à pista de Mario Kart 7 DK Jungle.
65 – Falando em DK, Donkey Kong é apresentado no filme apoiado pelo DK Rap, a música tão ruim que é boa que toca no começo de Donkey Kong 64.
66, 67, 68, 69, 70 – Toda a luta Mario vs. Donkey Kong está repleta de easter eggs e aparições. Tem o Diddy Kong, parceiro de Donkey Kong de Donkey Kong Country; um macaco com ’64’ em sua camisa, talvez uma referência a Donkey Kong 64; a namorada de Diddy, Dixie Kong, que apareceu pela primeira vez em Donkey Kong Country 2: Diddy Kong’s Quest, de 1995, também está ao seu lado. Também vindo de Donkey Kong Country 2 está Swanky Kong, o empresário bigodudo da família Kong que também está na multidão. Outro membro da multidão de macacos é Chunky Kong, um personagem jogável de Donkey Kong 64.
71 – Durante a luta Donkey Kong realiza alguns ataques de marca registrada: arremessa barris (Donkey Kong) e rola (Donkey Kong Country). Seu soco também é muito parecido com seu ataque up smash em Super Smash Bros.
72, 73, 74, 75 – Mario quase cai na batalha, dizendo tonto sua frase de efeito “It’s a-me” ao ser socado pelo macaco feroz. Ele também inadvertidamente pega um Mini Mushroom, aparecendo pela primeira vez em Mario Party 4 de 2002, encolhendo, mas vira a maré da batalha com o traje Cat Mario – introduzido pela primeira vez em Super Mario 3D World. Por fim, quando Cranky chama Mario e DK para uma cabana, a arte de Super Mario Kart de Donkey Kong pode ser vista ao fundo.
76, 77 – No Jungle Kingdom, depois que Donkey Kong foi derrotado por Mario e o exército de Kong concorda em se juntar ao Mushroom Kingdom em sua guerra contra Bowser (sim, sem enredo), nossos heróis se reúnem em torno de um mapa de seu mundo. Olhe atentamente e você notará que na verdade é o mapa do jogo de Super Mario World. A casa onde se reúnem é modelada com base na casa de Donkey Kong Country.
78 – A Rainbow Road (uma pista perene de Mario Kart desde as origens da série) também está presente no filme.
79, 80 – Quando os Kongs pulam em karts e vão para a guerra, também podemos identificar o especialista em transporte favorito dos fãs, Funky Kong, que estreou em Donkey Kong Country e Kiddy Kong, um dos heróis de Donkey Kong Country 3 de 1996.
81, 82 – Ao longo do caminho, você pode ver as rodas anti-gravidade/hover de Mario Kart 8 e a Moto da Peach de vários jogos de Mario Kart.
83, 84 – A música e um menu que lembra a de seleção de kart do Mario Kart 8 também estão presentes quando Mario, Peach e Toad selecionam seus carros.
85 – O Rocket Barrel de DK também aparece preso na parte de trás de seu veículo, presente em toda a série Donkey Kong Country, e ainda causam pesadelos em muitos, devido às fases de Tropical Freeze.
86 – Mario também pode ser visto fazendo drifts durante a sequência de perseguição para ganhar um booster, assim como os jogadores fazem nos jogos Mario Kart.
87, 88 – Depois que Mario e DK caem da Rainbow Road, eles são engolidos inteiros por um Maw-Ray, uma criatura parecida com uma enguia que estreou em Super Mario 64. Nessa parte, vários Bloopers também marcam presença. Os inimigos lula estrearam em Super Mario Bros. e fizeram mais de uma dúzia de aparições nas últimas décadas.
89 – É neste ponto do filme que descobrimos os planos de Bowser de se casar com Peach. Isso, é claro, é uma tradição de longa data na série Mario. Ele aparece equipado, com seu traje de casamento de Super Mario Odyssey.
90, 91, 92 – Entre os convidados estão King Boo (Luigi’s Mansion), King Bob-Omb (o primeiro chefe em Super Mario 64) e Petey Piranha (Super Mario Sunshine).
93 – No altar, Peach usa uma Ice Flower, para virar a maré e resgatar os prisioneiros. A primeira aparição deste power up ocorreu no mangá Super Mario-kun, no Volume 5, de 1992, e nos jogos em Mario & Luigi: Partners in Time.
94 – Mario aparece e salva seu irmão de um destino de fogo graças ao Traje de Tanooki de Super Mario Bros. 3. Enquanto usa a roupa, Mario consegue voar, como no game e atacar com a cauda.
95 – Um dos subordinados de Bowser está usando um Koopa Clown Car que Bowser usou para atormentar Mario em Super Mario World.
96 – Enquanto a ação salta para o Brooklyn, Mario é visto empoleirado atrás de uma placa ‘Jumpman’. Jumpman era o apelido original de Mario no jogo de arcade Donkey Kong de 1981.
97 – Mario e Luigi eventualmente se reencontram e atingem a Super Star, o que faz com que um remix do Invincibility theme de Super Mario Bros. comece a tocar.
98, 99 – Durante a batalha que se seguiu, um Hammer Bro ataca Mario e eles passam correndo por uma loja chamada Disk-Kun, nome do mascote do Famicom Disk System no Japão.
100 – Para completar, somos brindados com o épico tema Gusty Garden Galaxy de Super Mario Galaxy tocando nos crédito do longa. Wahoo!