Como Treinar Seu Dragão (live action) | Confira nossa crítica

Finalmente chega aos cinemas a versão com atores reais de “Como Treinar Seu Dragão”, trazendo um novo respiro à franquia de Soluço e Banguela, com suas aventuras incríveis em um reino de vikings e dragões.

Ficha Técnica
Título: Como Treinar Seu Dragão
Ano de Produção: 2025
Dirigido Por: Dean DeBlois
Estreia: 12 de Junho de 2025
Duração: 1h56m
Classificação: Livre
Gênero: Aventura
País de Origem: Estados Unidos
Sinopse: Em um reino de vikings, Soluço contraria a vontade de todos, e faz amizade com um dragão do tipo “Fúria da Noite”, enquanto vive uma grande aventura, tentando ganhar orgulho e respeito de seu pai, o rei viking de seu vilarejo.

 

Uma Boa Adaptação

Mesmo havendo pequenas mudanças, o filme consegue trazer a mesma atmosfera da animação original (e do livro), tendo grande parte das cenas quase um “Ctrl-C Ctrl-V” em questão de ângulos, dando um ar de nostalgia maior aos fãs da película original.

Com exceção de Astrid, que tem aparência bem diferente da animação, todos os outros personagens ficaram fiéis ao extremo. Curiosamente, memso atuando bem, não havia muita química entre ela e os outros personagens, como deveria se esperar, pela sua importância.

Na animação original, a mãe de Soluço não era mencionada, apenas no segundo filme, enquanto aqui temos ela sendo mencionada, já fazendo um adendo à possibilidades de aparição em novas sequências.

Trilha Sonora e Efeitos

A música conseguiu ambientar bem, e cada cena tinha sua grandiosidade ou minimalismo, na medida certa. No caso do CGI, ficou um meio termo entre animação e realismo, para não deixar de ter os rostos caricatos dos dragões, que eram necessários para atingir o público alvo.

Banguela se manteve fiel, com poucas mudanças, enquanto os outros dragões ficaram com aparência mais próxima de jogos de videogame como Monster Hunter. O misto de realismo com caricato ficaram muito bons, e de acordo com o teor do filme.

Veredito Final

O filme serve tanto para agradar aos fãs da animação original quanto para um novo público, e desta vez está já preparado para ter continuações planejadas. Emociona e diverte, fazendo valer cada minuto na sala de cinema.