Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro são os protagonistas do novo filme de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, que começa a ser filmado neste mês de junho, no Rio de Janeiro, e será lançado nos cinemas. Walter Salles volta a rodar um longa de ficção no Brasil depois de “Linha de Passe”, codirigido por Daniela Thomas e vencedor do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes de 2008, para Sandra Corveloni.
“Ainda Estou Aqui”, filme Original Globoplay, é produzido por VideoFilmes e RT Features, em coprodução com o Globoplay, Conspiração e Mact Productions, e tem roteiro de Murilo Hauser (“A Vida Invisível”) e colaboração de Heitor Lorega.
“Ainda Estou Aqui” é um drama emocionante, baseado na história real de Eunice Paiva, uma mãe de cinco filhos, que se confronta com o maior desafio de sua vida: descobrir o paradeiro do marido desaparecido, o ex-deputado Rubens Paiva. No Rio de Janeiro dos anos 70, durante a ditadura, ele foi arrancado de casa por militares para ser interrogado. Nunca mais foi encontrado.
A busca pela verdade dura 30 longos anos. E quando as respostas começam a aparecer, Eunice sente os primeiros sintomas da doença de Alzheimer. Baseado no best-seller homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens, o filme é uma saga sobre memória e esquecimento.
A atriz Fernanda Montenegro interpretará Eunice na segunda fase da história. “Ainda Estou Aqui” marca o reencontro entre a atriz e o diretor de “Central do Brasil”. O filme também marca o reencontro entre Fernanda Torres, atriz de “Terra Estrangeira” e “O Primeiro Dia”, e seus codiretores Walter Salles e Daniela Thomas, produtora associada de “Ainda Estou Aqui”.
ELENCO:
- Fernanda Montenegro
- Fernanda Torres
- Selton Mello
- Valentina Herszage
- Luiza Kozovski
- Bárbara Luz
- Guilherme Silveira
- Cora Ramalho
- Dan Stulbach
- Maeve Jinkings
- Humberto Carrão
- Carla Ribas
EQUIPE:
- Diretor: Walter Salles
- Produtores: Maria Carlota Bruno, Rodrigo Teixeira e Martine de Clermont-Tonnerre
- Produção Executiva: Juliana Capelini, Renata Brandão, Thierry de Clermont-Tonnerre, Guilherme Terra e Lourenço Sant’Anna
- Produtora Associada: Daniela Thomas
- Direção de Fotografia: Adrian Teijido
- Consultor Artístico: Marcelo Rubens Paiva
- Direção de Arte: Carlos Conti
- Figurino: Cláudia Kopke
- Caracterização: Marisa Amenta
- Som Direto: Laura Zimmerman
- Baseado no livro ‘Ainda Estou Aqui’, de Marcelo Rubens Paiva
- Produtoras: VideoFilmes e RT Features
- Coprodutoras: Conspiração, Globoplay e MACT Films
WALTER SALLES | Diretor
Walter Salles é um diretor brasileiro premiado nacional e internacionalmente. Seus primeiros documentários “Krajcberg, o Poeta dos Vestígios” (1986) e “Socorro Nobre” (1995), ganharam prêmios em vários festivais, incluindo o Fipa d’Or de melhor documentário (França) e o prêmio do público no Festival dei Popoli.
“Terra Estrangeira” (1995), codirigido por Daniela Thomas, foi selecionado para o Festival de San Sebastián e vencedor do prêmio de público no Rencontres de Cinéma de Paris. “Central do Brasil” (1998) recebeu mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Urso de Ouro de melhor filme e o Urso de Prata de melhor atriz para Fernanda Montenegro no Festival de Berlim, além do BAFTA da Academia Britânica e o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro; “Abril Despedaçado” (2001) foi selecionado para a competição do Festival de Veneza, onde recebeu o Leonino D’Oro (prêmio do júri jovem) e venceu o prêmio de melhor diretor no Festival de Havana; e “Diários de Motocicleta” (2004), ganhador de mais de 20 prêmios internacionais, entre eles o BAFTA de melhor filme estrangeiro e melhor trilha sonora, prêmio da Associação de Críticos de Londres, prêmio do público no Festival de San Sebastián e o Oscar® de melhor música original.
Em 2008, “Linha de Passe”, codirigido por Daniela Thomas, ganha o prêmio de melhor atriz para Sandra Corveloni no Festival de Cannes. Em 2020, Salles recebeu o prêmio FIAF, da Federação Internacional de Arquivos de Filmes, mais importante rede internacional de cinematecas e arquivos de filmes do mundo, pelo seu trabalho em prol da memória cinematográfica brasileira.
VIDEOFILMES | Produtora
Criada pelos irmãos Walter e João Moreira Salles em 1986, a VideoFilmes é uma produtora independente considerada referência pelo valor artístico de seus trabalhos. A produtora já realizou mais de 100 projetos de filmes de ficção, documentários, séries, programas para TV, coproduções nacionais e internacionais. Dentre suas premiadas produções estão “Central do Brasil” e “Linha de Passe”, de Walter Salles; “Santiago” e “No Intenso Agora” de João Moreira Salles; filmes de jovens diretores como Sérgio Machado, Karim Ainouz, Flavia Castro e Eryk Rocha, além dos documentários do grande mestre Eduardo Coutinho. A trajetória da VideoFilmes é marcada pela conquista de mais de 400 prêmios internacionais, entre eles o Urso de Ouro e Urso de Prata no Festival de Berlim, Palma de Ouro em Cannes (melhor atriz – Linha de Passe), Globo de Ouro, dois prêmios BAFTA, além de oito indicações e um Oscar® por suas produções e coproduções.
RT FEATURES | Produtora
Criada por Rodrigo Teixeira em 2006, a RT Features é hoje uma das principais produtoras audiovisuais e a brasileira com maior destaque no mercado internacional. Seus filmes são reconhecidos internacionalmente, tendo sido indicados para mais de 40 prêmios, incluindo seis indicações ao Oscar® e quatro ao Globo de Ouro.
Produziu filmes como “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” (2019), de Karim Aïnouz, vencedor do prêmio de melhor filme na mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes; “Ad Astra” (2019), de James Gray, com Brad Pitt como ator principal; “Wasp Network” (2019), de Olivier Assayas, com Penélope Cruz, Gael García Bernal e Wagner Moura; “The Lighthouse” (2019), dirigido por Robert Eggers, com Willem Dafoe e Robert Pattinson, que ganhou o prêmio máximo da crítica na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes; e “Call Me By Your Name” (2017), de Luca Guadagnino, vencedor do Oscar® de Melhor Roteiro Adaptado. Entre as produções brasileiras destacam-se os longas-metragens “O Cheiro do Ralo” (2006), “Tim Maia” (2014), “Alemão” (2014) e a série “O Hipnotizador” (2015).
CONSPIRAÇÃO | Coprodutora
A Conspiração é a produtora independente da América Latina mais indicada ao Emmy Internacional. No cinema, participou dos mais importantes festivais do mundo como Cannes, Berlim, Veneza, Toronto e foi responsável pelos sucessos de bilheteria “Vai Que Cola”, “Eu Tu Eles” e “2 Filhos de Francisco” – este último escolhido pelo Brasil como representante ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2006. Entre os lançamentos mais recentes estão “Eleita” (Prime Video), “Dom” (Prime Video), “Anitta: Made in Honório” (Netflix), “Sob Pressão” (Globoplay), “Viajando com os Gils” (Prime Video) e “Detetives do Prédio Azul” (Gloob). Atualmente a produtora trabalha em títulos como “O Auto da Compadecida 2” (H2O Films), “Não Tem Volta” (Star Distribution), “Detetives do Prédio Azul 4” (Paris Filmes) e “FIM” (Globoplay).
GLOBOPLAY | Coprodutora
O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, com oferta de conteúdo gratuito e exclusivo para assinantes. O serviço reúne diversos conteúdos originais Globo e do mercado audiovisual independente, filmes e séries internacionais renomadas, dentre elas produções exclusivas, que só estão disponíveis on-line. A plataforma conta ainda com uma oferta completa com os canais lineares da Globo através do Globoplay + canais ao vivo, que agrega em um só lugar, além da TV Globo, o Multishow, GloboNews, os canais Sportv, GNT, Viva, Gloob, Gloobinho, Off, Bis, Modo Viagem, Megapix, Universal TV, Studio Universal, SYFY, Canal Brasil e Futura. Tudo junto, na mais completa e variada oferta de conteúdo para que o público acesse a qualquer momento e de onde estiver o que está no ar, o que já foi ao ar e o que ainda será exibido.
Quer saber mais sobre Filmes? Então, clique aqui!
Conheça o nosso canal do YouTube: