O BIG Festival 2022, maior festival de games, criação e networking na América Latina, aconteceu entre os dias 07 e 10 de julho e o Teoria Geek esteve lá para separar para você os melhores acontecimentos do evento.

Se você nunca participou do BIG Festival aqui você saberá o que acontece por lá para se preparar para as próximas edições. Bora?

BIG Festival 2022

O BIG Festival é um evento mais voltado a desenvolvedores, marcas e networking. Se você é desenvolvedor de games ou está tentando entrar nesse mercado e não sabe por onde começar, lá com certeza é um ótimo lugar para começar seu nertworking, conhecer pessoas importantes no ramo, fazer parcerias e até procurar aconselhamento de quem já desenvolve games.

BIG Festival 2022

Panorama Brasil

O BIG Festival abre as portas para estúdios indie e iniciantes divulgarem e apresentarem seu trabalho. Na sessão Panorama Brasil do evento foi possível conhecer e testar jogos novos e que não entraram no modo competitivo do festival. Alguns dos jogos expostos pelos estúdios foram:

Astrea – Estúdio Little Leo Games

Um RPG mais raiz do tipo Roguelike, com construção de decks de dados.

Jogo Indie Astrea no BIG Festival

Asleep – Estúdio Black Hole Games

Jogo indie brasileiro de terror, inspirado em Silent Hill.

Jogo indie Asleep no BIG Festival

PiraCrash! – Estúdio MadMozer

Jogo indie com modo multiplayer (online ou local) e singleplayer. Extremamente divertido, perfeito para reunir os amigos e duelar. Considerado o melhor indie exposto no Panorama Brasil do BIG Festival 2022.

Jogo indie Piracash no BIG Festival

Empresas participantes

Além dos estúdios do Panorama Brasil houve a participação de alguns outros desenvolvedores e publicadores de games, de empresas de ramos conectados ao nosso universo geek e patrocinadores, como é o caso da Ripio e da Bayz.

BIG Festival 2022

Tivemos um estande da desenvolvedora e publicadora DX Gameworks, apresentando 05 novos jogos fantásticos, sendo eles: Amazon Quest, Eternal Hope, Umbilical, Akane e Toy Sports. Lembrando que todos os jogos expostos no BIG Festival podem ser testados. A DX Gameworks, juntamente com a Able Games, trouxe a seu estande um tópico extremamente importante, a acessibilidade. Afinal, todos devem poder conseguir jogar vídeo game, certo?

O estande trazia a acessibilidade física em rampas, e também todo o aparato necessário nos consoles (controles táteis e adaptados) e QR-codes com áudio descrição de todos os jogos.

BIG Festival 2022

Palestras e eSports

Todos os dias do BIG Festival foram marcados com palestras sobre temas diversos ligados ao mundo dos games, desenvolvimento, mercado e até temas mais voltados ao mercado financeiro como os NFTS. Além de nomes muito importantes da indústria participarem, como David K. Lam, diretor de arte da Riot Games, David Brevik, presidente da Skystone Games e um dos criadores da franquia Diablo e Takashi Tokito, designer líder de Final Fantasy.

BIG Festival 2022

O BIG Festival também foi palco para grandes atrações de eSports. O streamer Gaules transmitiu a IEM Cologne 2022 – ESL Pro Tour de Counter-Strike diretamente do evento. Ainda foi possível assistir de pertinho alguns times profissionais se enfrentando durante a final da Elite League do CBCS 1XBET e no campeonato beneficente de Free Fire para emulador da NFA.

Testar e Jogar

O BIG Festival trouxe mais de 200 jogos para serem jogados, alguns com exclusividade e em primeira mão. Além disso, alguns jogos passam por análises competitivas e concorrem a prêmios e títulos no Festival. Você consegue ver a lista de participantes e ganhadores aqui. Todos os jogos participantes do competitivo podem ser jogados durante o evento!

Gamedec ganhador BIG Festival

Como já citado anteriormente, existem muitos estúdios no Panorama Brasil, que trazem seus jogos para serem apresentados ao público, todos eles também podem ser jogados. Contudo, existe uma área ao centro do evento onde é possível jogar ao menos 05 jogos diferentes de cada estúdio, empresas como PlayStation, Nintendo e a Capcom trouxeram jogos incríveis, alguns ainda em fase de lançamento.

BIG Festival 2022

Últimas Considerações

O BIG Festival pode ser um evento com foco mais “empresarial” para networking, mas para você que é amante do mundo dos games e quer ter a oportunidade de testar alguns jogos em primeira mão, ele é um bom local. O fluxo de pessoas no evento (ao menos nessa edição) é consideravelmente baixo, o que torna possível aproveitá-lo ao máximo sem maiores dificuldades.

E para você que faz parte do mundo de desenvolvimento de jogos ou que quer entrar para esse mundo, começar pelo BIG Festival pode te abrir diversas portas e trazer bons conhecimentos e experiências. Vá preparado para as palestras, elas terão muitas informações de extrema importância, mas também esteja aberto a conversar com outros desenvolvedores e empresas para expandir seus horizontes.


Confira mais novidades como essa clicando aqui!