Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Clube dos Cinco passa no teste de Bechdel, mas não sem controvérsia

Clube dos Cinco é um exemplo perfeito de um adorado filme adolescente dos anos 80. Mas muitos filmes clássicos para adolescentes não envelhecem bem, e alguns são um pouco mais sexistas do que os fãs se lembram. O Teste de Bechdel é uma ótima maneira de avaliar essa qualidade. Então, Clube dos Cinco passa no teste?

O Teste Bechdel foi introduzido pela primeira vez em uma história em quadrinhos em 1985 por Allison Bechdel, daí o nome. É um teste bastante simples para explorar a representação da mídia sobre mulheres e pessoas que se apresentam como mulheres. O teste consiste em três perguntas básicas: Existe mais de uma personagem feminina com nomes? Elas conversam entre si? O assunto da conversa é algo que não seja homem ou assuntos relacionados a romances? Claro, não é um teste perfeito, e alguns filmes ainda são sexistas, apesar de passarem no Teste de Bechdel. Mas é uma boa diretriz para o mínimo necessário na produção de filmes.

Clube dos Cinco passa no teste de Bechdel

 

O filme tecnicamente passa no teste. Para começar, dois dos cinco adolescentes do filme são mulheres e têm nomes. Molly Ringwald, Claire e Allison personagem de Ally Sheedy, não têm muitas interações amigáveis ​​e geralmente não se dão bem, mas elas têm algumas conversas uma com a outra. O primeiro notável acontece quando o grupo está sentado em círculo, e a conversa vai ficando muito tensa e profunda. Allison e Claire têm um momento em que se dirigem uma à outra, mas considerando que estão insultando a sexualidade uma da outra em uma conversa em grupo, não é uma interação que passa no Teste de Bechdel com distinção. No entanto, eles têm uma interação mais íntima e amigável perto do final do filme, quando Claire está ajudando Allison a se arrumar. Enquanto elas estão fazendo isso, elas estão falando principalmente sobre si mesmas.

Com isso dito, nem todos concordam que o filme passa no teste de Bechdel. Enquanto algumas pessoas discordam porque esquecem que Allison tem um nome, outras têm preocupações mais sérias. Principalmente, eles argumentam que a cena da em que Claire ajuda Allison, se trata da única interação direta amigável que as mulheres têm, não deveria contar. Isso ocorre porque, embora não estejam discutindo sobre homens, aparentemente estão usando maquiagem para atrair homens. A ideia de dar à garota alternativa de se transformar em patricinha vai de encontro a regra, algo problemático, é uma preocupação pelo fato de ter que mudar sua aparência. No entanto, nem todo mundo vê a cena dessa maneira.

O status Bechdel de Clube dos Cinco é controverso

A maquiagem tem algumas conotações negativas, especialmente em filmes e TV. Na maioria das vezes, a maquiagem é retratada como uma ferramenta que uma mulher usa para apaziguar ou atrair os homens. Mas também é importante ter em mente que a maioria das pessoas usa maquiagem para si mesmas. Com isso dito, ter uma cena em que duas mulheres estão se unindo para se arrumarem, embelezarem, geralmente não é apenas para homens. Atrair uma paixão certamente pode ser um pouco mais fácil quando bem vestido, mas a cena em questão é focada em aumentar a confiança de Allison. Claire estava simplesmente ajudando Allison a derrubar suas paredes e talvez até convencê-la de que ela não precisa de delineador pesado para se sentir confiante ou chamar a atenção. Ter a atenção de um menino dificilmente é a prioridade na cena, mas ela parece muito feliz com o bônus no final.

O Teste de Bechdel dificilmente é preto e branco , e isso é bom. Embora seja um sistema básico que pode ser usado para avaliar brevemente um filme ou programa de TV, não está equipado para analisar completamente o contexto de situações específicas. Considerando que o Teste de Bechdel é usado para determinar se um filme ou programa representa adequadamente seus personagens femininas, é realmente compreensível considerar uma cena envolvendo uma cena de embelezamento como reprovada no teste. A ideia de mudar por outra pessoa é um truque que tem sido usado demais na mídia e nunca foi uma grande mensagem. Mas nem toda mudança estética é problemática, e a pontuação do Teste Bechdel de Clube dos Cinco permanece forte.


Sair da versão mobile