Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Children of Silentown | Confira nossa review

Children of Silentown

Com Children of Silentown você terá uma jogabilidade simples, mas com uma aventura e história envolventes. Um jogo curto que te trará algumas horinhas tranquilas no sofá enquanto resolve diversos puzzles. Apesar do design fofo e ao mesmo tempo sombrio Children of Silentown vai te trazer alguns desafios. Confira nossa review sem spoilers!

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Elf GAmes e Luna2 Studios
Publicado por: Daedalic Entertainment
Gênero: Aventura e Indie
Série: Children of Silentown
Lançamento: 13 de janeiro de 2023
Classificação indicativa: 14 anos
Modos: 01 jogador
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox e PC

Afinal, o que se passa?

Em Children of Silentown você viverá a aventura de Lucy, uma jovem garota que vive numa cidadezinha pequena e envolta por uma floresta. Lucy tem uma vida tranquila e comum em Silentown com seus amigos e família, porem na cidade existem diversos mistérios. Com os anos, sua pequena população impôs regras para sobreviverem em segurança, já que perigos rondam pela floresta ao anoitecer. Nenhum de seus habitantes sabe ao certo o que existe nos arredores, mas com os rumores passando de geração em geração, e com o estranho desaparecimento repentino de moradores que acontece de tempos em tempos com o descumprimento das regras, todos vivem com medo. Após um desaparecimento próximo a Lucy é que sua aventura em busca de respostas começa.

Simples, mas divertido

Lucy tem muita afinidade com o canto, e o dom da garota te auxiliará na aventura. Além disso, para cada passo dado você terá que desvendar puzzle para se ver mais próximo das respostas que deseja. Children of Silentown te trará alguns desafios onde você terá que descobrir o que fazer para continuar avançando, mas seus puzzles são divertidos e criativos de maneira geral, em certo ponto o jogo se torna um tanto cansativo por te obrigar a ir e vir muitas vezes pelos mesmos cenários, até porque a cidade é bem pequena, mas ao avançar um pouco mais é possível ter novos ares.

Jogabilidade e Design

Children of Silentown tem um jogabilidade bem simples e intuitiva, onde você pode mover Lucy livremente por vários cenários e usar sua voz (seu canto) com alguns poucos comandos, além disso, o jogo apresenta alguns puzzles onde você não vê a garota, e somente fica com a tela focada inteiramente no enigma.

Seu design é fofo e ao mesmo tempo um tanto sombrio, todo com traços de desenho a mão, sendo assim uma arte única e com muitos detalhes. Sua trilha sonora te faz adentrar ainda mais no enredo e nos puzzles, a única voz que você ouvirá será a de Lucy e a da narradora da história em alguns curtos trechos do jogo.

O jogo termina sem terminar?

Children of Silentown tem uma história repleta de mistérios, e são eles que te fazem querer jogar do início ao fim, em busca de uma resolução. O jogo tem três finais diferentes, mas termina ainda com pontas soltas (que não citarei devido aos spoilers). Posso dizer que o jogo não é ruim, pelo contrário, seus puzzles criativos e sua narrativa o tornam muito satisfatório, mas gostaria de tê-lo concluído com mais respostas. Basicamente você irá iniciar sua trajetória com duvidas e terminar com duvidas diferentes das iniciais. Muitos jogos se apropriam de não contar uma história claramente e deixar a par do player suas próprias conclusões e teorias e mesmo assim são um sucesso, não há problema nenhum em se utilizar disso, mas em minha opinião Children of Silentown não se encaixa tão bem nesse modelo de narrativa (ou de não narrativa).

Children of Silentown, vale a pena?

Foi possível finalizar Children of Silentown em torno de sete horas, e foi um tempo tranquilo de jogatina, apesar dos momentos de impaciência rodando várias vezes o mesmo lugar buscando o objetivo. Além de ser um jogo bonito e com trilha sonora agradável, te faz raciocinar e se entreter muito com os puzzles que são bem agradáveis e satisfatórios de resolver. Apesar da questão narrativa não ser totalmente fechada, é interessante jogá-lo, e acredito que a história acabaria por ser muito complexa e longa se o objetivo fosse deixá-la totalmente resolvida, e essa, claramente não era a premissa do jogo. Concluindo, Children of Silentown é divertido e ótimo para passar umas horinhas exercitando o cérebro.


Confira mais novidades como essa clicando aqui!

Sair da versão mobile