Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa é uma adaptação de várias histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa e chega aos cinemas no dia 9 de janeiro de 2025. Dirigido por Fernando Fraiha e estrelado pelo fenômeno das redes sociais, Isaac Amendoim, o filme é uma aventura divertida, animada e cheia de lições de vida.
Título: Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (Original) |
---|
Ano de Produção: 2025 |
Dirigido Por: Fernando Fraiha |
Estreia: 9 de Janeiro de 2025 ( Brasil ) |
Duração: 1h 30min |
Classificação: Livre |
Gênero: Aventura, Comédia |
País de Origem: Brasil |
Sinopse: Chico Bento leva uma vida tranquila na Vila Abobrinha, rodeado de seus amigos e goiabas, até que a construção de uma estrada nas terras de seu Nhô Lau ameaça sua goiabeira e mobiliza toda a turma. |
---|
Sobre o Filme
No longa conhecemos a história de Francisco Bento, o Chico (Isaac Amendoim), que, desde o nascimento, tem uma ligação especial com uma semente de árvore que se torna a famosa goiabeira do Nhô Lau (Luis Lobianco), explicando assim o seu imenso amor por goiabas.
Porém, a vida dessa querida árvore está ameaçada, pois o Dotô Agripino (Augusto Madeira) pretende trazer o “progresso” para a Vila Abobrinha, construindo uma estrada que passará exatamente no local onde está a goiabeira.
Chico vê sua felicidade ameaçada com essa triste notícia e se une às outras crianças da vila — Rosinha, Zé Lelé, Hiro, Zé da Roça e Tábata — para impedir o projeto e salvar a goiabeira de um fim trágico. Mas, para isso, precisam convencer todos os adultos da vila, incluindo seus próprios pais, que estão tentados pelas promessas de avanço econômico e comercial que a estrada promete trazer.
Roteiro e Atuações
O roteiro, escrito por Elena Altheman, Raul Chequer e pelo diretor Fernando Fraiha, cria uma atmosfera perfeita para as férias e utiliza diversos elementos de quebra da quarta parede, sendo fiel à linguagem dos quadrinhos da Turma da Mônica, além de trazer muitas lições sobre convívio pessoal, mostrando a importância de escutar os familiares e amigos, trabalho em equipe e a importância da preservação do meio ambiente.
O destaque fica para a atuação de Isaac Amendoim, que impressiona pela semelhança com o personagem interpretado. O influenciador e ator mirim prova que nasceu para as telinhas, realizando seu trabalho com maestria e muito carisma.
Outro destaque foi para a aparição do autor Maurício de Souza em uma cena do filme, remetendo muito a linguagem utilizada pela Marvel com as aparições do Stan Lee. Ou seja, mostrando que o Brasil tem o mesmo potencial para criar as próprias histórias e franquias, e lotar os cinemas.
Considerações Finais
Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa é uma ótima pedida para crianças e adultos nestas férias, ou seja, mostrando que o cinema nacional é vibrante e forte, e que as obras de Maurício de Sousa continuam com extremo potencial para encantar todas as gerações, além de gerar ótimos filmes e narrativas de novos personagens para divertir toda a família.
Nota: