Cem Anos de Solidão | Confira nossa crítica

A aclamada e premiada obra prima do consagrado escritor colombiano Gabriel García Márquez, enfim, ganha uma adaptação para as telas. Adaptação essa, aliás, à altura do espetacular material original!

Ficha Técnica
Título: Cem Anos de Solidão
Ano de Produção: 2023
Dirigido Por: Alex García López
Estreia: 2024
Duração: 8 episódios
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama, Fantasia
País de Origem: Colômbia
Sinopse: Na pacata cidade de Macondo, sete gerações da família Buendía vivem o amor, o esquecimento e a impossibilidade de fugir do passado e do próprio destino.

 

Amor Impetuoso

Enfrentando o preconceito e os medos, por serem primos, o jovem casal José Arcadio Buendía (Claudio Cataño/Diego Vasquez) e Úrsula Iguarán (Susana Morales/Marleyda Soto) decide deixar sua terra natal após a perseguição de uma insistente assombração à residência onde moram.

Porém, mesmo depois de encontrarem um novo lar, deveras distante dali, os conceitos transmitidos por seus familiares continuam a perturbá-los. Especialmente o pavor quanto às possíveis deformidades dos filhos, que faz a garota investigar cada rebento tão logo nascem.

Apesar disso, eles conseguem realizar o sonho de fundar Macondo, cidade isolada na qual pretendiam implantar uma sociedade utópica, longe das intolerâncias do mundo exterior. Mas que acaba sofrendo tais influências mesmo assim, sejam elas naturais ou sobrenaturais.

Lendas e Mistérios

Conforme o tempo transcorre e a fama do local cresce, começam a surgir pessoas de vários lugares do mundo por lá. Entretanto, é a chegada da trupe de ciganos o ponto responsável pela virada de chave do protagonista.

Pois ao conhecer o enigmático Melquiades (Moreno Borja), ele passa não só a mergulhar em excêntricos experimentos alquímicos, como também a duvidar da realidade cuja qual o cerca. Tornando-se assim insano e sendo amarrado na árvore existente no centro da própria habitação.

Fora tamanho transtorno relativo ao marido, a sobrecarregada matriarca ainda necessita lidar com os inúmeros e mais inacreditáveis problemas envolvendo sua prole. Daqueles que nenhuma mãe jamais imaginaria ter de encarar.

O Engenhoso Coronel

Dentre todos, contudo, Aureliano Buendía (Claudio Cataño) é o grande destaque da trama. Segundo fruto da união, a evolução da criança pacata até o grande líder do Exército Liberal ocorre de maneira monumental ao longo da história. Arco digno dos maiores sucessos de Hollywood!

Detendo personagens icônicos e enredo magistral, a série surpreende inclusive os fãs mais reticentes do ovacionado livro. Tendo em vista a fidelidade ao conteúdo no qual se baseia.  O que muito deve-se às exigências feitas pelos filhos do autor para autorizar tal projeto.

Os efeitos especiais, a trilha sonora, os cenários, as atuações brilhantes, a maquiagem impecável, cada pormenor dessa épica produção sul-americana merece aplausos. Afinal, nada ficam devendo frente trabalhos os quais possuem orçamentos imensamente superiores.

Portanto, não deixe de conferir esse legítimo tesouro dos streamings! Item obrigatório na lista de qualquer aficionado do gênero literatura fantástica. Baita exemplo de como é possível conciliar ficção e realismo, numa façanha que honra o nome da prestigiada publicação clássica.

Quer saber mais sobre séries? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal de games no YouTube: