A cantora Célia, sucesso do MPB dos anos 70, ganha uma nova antologia com seus sucessos devido à súbita popularidade obtida no TikTok em 2020.

Cantora de MPB Célia

A cantora que faleceu aos 70 anos em 29 de setembro de 2017, Célia, recebeu nova popularidade póstuma em fevereiro de 2020 no TikTok. Dessa forma, graças ao crédito, uma antologia, que reúne 30 gravações feitas entre 1970 e 1982, foi lançada em 19 de março de 2021; pela Warner.

A princípio, aconteceu em fevereiro do ano passado, no Tik Tok, onde uma usuária postou uma gravação que embutia o sample da gravação do samba “David” (Nelson Angelo, 1970). A faixa pertencia ao primeiro álbum da cantora. Em suma, a crítica apontou que a antologia de Célia é primorosa pelo repertório – exemplo do gosto refinado da artista. Além disso, também por reverberar o suingue e a expressividade do canto dessa voz nunca ouvida pelo Brasil com a devida atenção após o boom inicial da cantora na primeira metade da década de 1970.

Antologia Célia, MPB, sucessos anos 70

Ademais, o samba é o ritmo predominante na seleção das 30 faixas do álbum. Contudo, a cantora transita por gêneros musicais como blues e frevo, ritmo de Chuva.

Saiba mais a respeito na matéria do G1.

Enfim, ouça a antologia da Célia, a cantora “perdida” do MPB:


Leia mais sobre música AQUI, no TG.