Cavaleiros do Zodíaco é, com toda a certeza, um dos principais responsáveis por popularizar o gênero anime por aqui, no Brasil. Transmitida inicialmente pela saudosa TV Manchete entre os anos de 94/95, a obra de Masami Kurumada foi uma das maiores febres da época e é, merecidamente, bastante aclamada até hoje, seja pelos seus personagens muito bem construídos, seja pela forma como seu enredo explora a mitologia grega ou por todas as virtudes que transmite, como a amizade, o amor, a perseverança e, principalmente, a luta pela justiça.
Um dos elementos de Cavaleiros do Zodíaco que vem a ser seu principal diferencial, é a forma como suas cenas de luta são construídas. Em vez de confrontos físicos, as batalhas focam mais em conceitos de longo preparo para os golpes, estratégia ante às características do oponente e lutas mais filosóficas, proporcionando uma intensa experiência para quem assiste.
Por isso, o Teoria Geek listou as cinco batalhas mais marcantes da saga clássica do anime. Confira:
Atenção! O texto contém alguns spoilers!
5. SEYA X SHIRYU
Esse é um confronto que acontece no quarto episódio de Cavaleiros do Zodíaco, O Invencível Golpe do Dragão. Durante o Torneio Galáctico, Seya de Pegasus e Shiryu de Dragão, que até aqui ainda não eram aliados, estão lutando para disputar a armadura de ouro de Sagitário.
Após muita tensão, Seya, impulsionado pela vontade de reencontrar sua irmã Seyka, vence seu oponente usando uma estratégia que consegue fazer o ataque e a defesa de Shiryu serem usados como armas contra ele próprio.
4. SHUN X SAGA
Esse é um duelo que ocorre durante a icônica Batalha das Doze Casas, no episódio quarenta e seis, chamado A Corrente Nebulosa de Andrômeda Ataca Desta Vez.
Depois de Hyoga de Cisne sofrer o golpe “Outra Dimensão” da ilusão criada por Saga de Gêmeos, nesta que vem a ser a terceira das Doze Casas do Zodíaco, e desaparecer, Shun de Andrômeda resiste bravamente ao ataque, partindo para o embate reconhecendo que, mesmo que sempre tente evitar a luta, terá momentos que ele vai ter que a encarar, por um bem maior.
Após também ser encorajado pelo cosmo de seu irmão, Ikki de Fênix, Shun consegue se desvencilhar do golpe de Saga, que reconhece a derrota acabando com a ilusão e o permitindo passar pela Casa de Gêmeos.
3. SEYA X MISTY
No episódio vinte e quatro, intitulado O Voo de Pegasus, temos o confronto do narcisista Misty de Lagarto, que havia recebido ordens do Santuário para viajar ao Japão com o objetivo de liquidar Seya e os outros Cavaleiros de Bronze.
Assim, contando com a companhia de Marin de Águia, mestre de Seya, que tenta sem sucesso criar uma armadilha para o despistar, Misty, depois de desdenhar de seu oponente, o ataca com seu golpe principal, o “Furacão das Trevas”.
No entanto, após achar que havia vencido e rasgar diversos elogios a si mesmo, Misty é surpreendido por Seya, que conseguiu se desviar de seu ataque e corajosamente o encara, fazendo seu inimigo ver que não é possível conquistar a vitória sem antes conhecer a dor. Após isso, o Cavaleiro de Pegasus ataca Misty utilizando pela primeira vez o golpe “Turbilhão de Pegasus”, conseguindo vencer a luta.
2. SHIRYU X ALGOL
O episódio vinte e oito de Cavaleiros do Zodíaco, O Golpe de Misericórdia do Dragão, é com certeza um dos momentos mais emblemáticos do anime. Em síntese, a batalha contra os Cavaleiros de Prata está acontecendo, dessa forma, Seya, Shiryu e Shun são interpelados por um grupo de Cavaleiros e, entre eles, está Algol de Perseu, que utiliza um escudo em sua armadura que possui a capacidade de transformar seus oponentes em pedra com seu golpe “Olhar da Medusa”.
Após aplicar o golpe em Seya e Shun, Algol parte para cima de Shiryu, que está em enorme desvantagem. Assim sendo, o Cavaleiro de Dragão tenta vários artifícios para evitar olhar para o escudo de Algol, em vão. Então, Shiryu, que no momento só pensa em salvar seus amigos da morte, acaba fazendo o impensável: destrói sua visão, furando seus próprios olhos. Algol se espanta com a atitude de Shiryu, mas vai adiante e o ataca.
Contudo, guiado pela deusa Athena, Shiryu consegue achar uma forma de vencer Algol com seu golpe, o “Cólera do Dragão”. Antes de morrer, Algol reconhece a coragem de Shiryu, que no fim, salva Seya e Shun da forma de pedra em que estavam.
1. IKKI X SHAKA
Em resumo, durante a Batalha das Doze Casas, a partir do episódio cinquenta e seis, Shaka, O Cavaleiro Mais Próximo de Deu, passando pelo cinquenta e sete, Shaka Abre Os Olhos, até o cinquenta e oito, Ikki Morre Corajosamente Por Amizade, acompanhamos o confronto mais filosófico de toda a saga de Cavaleiros do Zodíaco.
Shaka, guardião da Casa de Virgem, após derrotar facilmente Seya, Shiryu e Shun, é confrontado por Ikki. Então, o Cavaleiro de Ouro o faz passar por uma verdadeira sessão de tortura psicológica: o mergulha em um mar de sangue, cria uma ilusão onde Ikki se vê criança com seu irmão Shun atravessando uma estrada de espinhos e também aplica seu golpe “Ciclo das Seis Existências”, onde Ikki é lançado para escolher um mundo para onde irá após sua morte.
Reconhecendo ser impossível deter Shaka, Ikki, antes de tentar em vão convencer o Cavaleiro de Virgem de que o Grande Mestre é um farsante, de propósito, sofre mais um ataque, o “Tesouro do Céu”, que tira todos os seus sentidos. No entanto, a perca dos sentidos eleva o cosmo de Ikki para o mesmo nível que o de Shaka, que até então estava privando seu sentido da visão, para aumentar ainda mais sua energia.
Por fim, Ikki consegue deter Shaka, mas tendo que se sacrificar para isso. Ikki e Shaka desaparecem e, por meio de seu cosmo, Ikki novamente encoraja Shun para que siga lutando com o objetivo de salvar Saori.
E esses são só alguns dos principais confrontos desse excelente anime. Espero que tenham gostado da lista, que em breve continua. Até a próxima, geek’s!
Quer saber mais sobre Cavaleiros do Zodíaco? Então, clique AQUI.
Conheça o nosso canal do YouTube: