Teoria Geek

Capcom pretende expandir as franquias Mega Man, Ace Attorney e Devil May Cry com novos projetos.

A Capcom divulgou seu Relatório Integrado de 2025 e, na seção do COO Haruhiro Tsujimoto, há uma passagem que chama a atenção dos fãs das IPs subutilizadas da empresa. 

Ao delinear os objetivos de desenvolvimento de longo prazo da Capcom, Tsujimoto menciona diretamente Mega Man, juntamente com Ace AttorneyDevil May Cry como uma marca que a empresa pretende expandir por meio de novos projetos internos.

Eis a parte relevante de sua declaração (página 28):


Na Capcom, nosso objetivo é manter nosso indicador-chave de desempenho (KPI) de crescimento anual do lucro operacional de 10% ou mais, juntamente com nossa meta de longo prazo de vendas anuais de software de 100 milhões de unidades. Para aumentar nossas chances de sucesso, estamos trabalhando para resolver os desafios de negócios, um a um. Nossos esforços estão focados em propriedades intelectuais (IPs) principais, como as franquias Resident Evil, Monster Hunter e Street Fighter, e no planejamento de novos títulos e sequências das séries principais, remakes, novas IPs e adaptações de conteúdo para os consoles mais recentes. Lançamos consistentemente de dois a três grandes títulos novos a cada ano, mas reconhecemos a necessidade de expandir nosso catálogo de lançamentos . A Capcom detém uma vasta gama de marcas globalmente populares, como Mega Man, Devil May Cry e Ace Attorney . Nosso objetivo é expandir nossa base de usuários e melhorar nosso desempenho por meio de novos lançamentos, remakes e adaptações de títulos dessas séries para novos consoles. Ao fortalecer a marca e cultivar bases de fãs leais, transformaremos essas IPs em IPs principais.

Mega Man tem sido frequentemente descrito em relatórios anteriores ou reuniões de acionistas como um componente da estratégia de catálogo antigo da Capcom, e não como um alvo ativo de crescimento. Mas aqui, Tsujimoto o apresenta como uma propriedade intelectual não essencial que a empresa pretende apoiar ainda mais com  novos lançamentos , remakes ou ports. 

Tsujimoto também descreve a estratégia de produção mais ampla da Capcom para dar suporte a isso: expandir seu centro de desenvolvimento em Osaka, construir uma nova instalação de desenvolvimento com conclusão prevista para 2027, recrutar mais funcionários e continuar atualizando a RE Engine.


A equipe que desenvolve esse conteúdo é formada por nossos criadores internos de nível internacional. Nos últimos três anos, priorizamos o fortalecimento do nosso capital humano e, para isso, temos treinado e recrutado pessoal para expandir nossa estrutura de desenvolvimento. Anteriormente, consolidamos o desenvolvimento de nossos jogos em Osaka para aumentar a eficiência; no entanto, para fortalecer ainda mais essa estrutura, estamos construindo um novo centro de desenvolvimento ao lado da nossa sede, com previsão de conclusão em 2027.

Nada aqui confirma um projeto específico, mas a mensagem é mais clara do que nunca: à medida que a Capcom expande seu desenvolvimento e busca ampliar sua produção de software, Mega Man está explicitamente incluído entre as séries que eles pretendem elevar à categoria de propriedade intelectual principal. Isso pode se concretizar em novos jogos,  remasterizações, remakes ou coletâneas adicionais.

Por ora, é animador ver Mega Man posicionado na estratégia oficial de crescimento da Capcom, em vez de apenas em sua história.


FonteRockman Corner, Relações com Investidores da Capcom | Relatório Integrado 2025

Sair da versão mobile