Embora muito apreciado pelo público, “Lendas da Paixão”, não é um filme muito apreciado por Brad Pitt, que não gostou da forma como seu personagem é representado.
Um sucesso público
Quando foi lançado nos cinemas, Lendas da Paixão arrecadou nada menos que US$ 160 milhões em todo o mundo . Um grande sucesso financeiro que pode ser explicado, em parte, pela presença de Brad Pitt no casting. O ator havia sido revelado alguns anos antes com Thelma e Louise (1991) e acabara de impressionar em Entrevista com o Vampiro (1994). No entanto, Tom Cruise foi inicialmente considerado para o papel de Tristan. Mas ele recusou, Brad Pitt o substituiu e se envolveu fortemente neste projeto, que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de melhor ator em filme dramático.
Dado o sucesso de Lendas da Paixão e esta marca de reconhecimento no Globo de Ouro, seria de se pensar que Brad Pitt carrega o filme no coração. Na verdade, é exatamente o oposto, como Edward Zwick revelou em seu livro de memórias Hits, Flops, and Other Illusions: My Fortysomething Years in Hollywood , cujos trechos foram publicados pela Vanity Fair . O diretor revelou que desde a primeira leitura do roteiro com o restante do elenco, Brad Pitt quis se demitir . O produtor da época, Marshall Herskovitz, finalmente o dissuadiu.
Mas um filme odiado por Brad Pitt
As filmagens começaram, portanto, mas em condições complicadas. O verão foi “ o mais chuvoso já registrado em Alberta ”, onde Lendas da Paixão foi filmado. Edward Zwick então descreveu o lugar como “ uma paisagem infernal cheia de lama ”. O suficiente para criar alguma ansiedade em Brad Pitt e inúmeras divergências entre o cineasta e a estrela.
Às vezes, não importa quão experiente ou sensível você seja como diretor, as coisas não funcionam. Você acha que o ator está na oposição, mas ele te considera ditatorial. (…) Ambos estão certos e ambos estão errados.
Apesar destas dificuldades, o resultado final convenceu largamente o público, muito mais do que a imprensa. No Rotten Tomatoes , o drama romântico tem 87% de críticas positivas dos telespectadores, e apenas 59% da imprensa.
Opinião visivelmente compartilhada por Brad Pitt, que odiou o longa-metragem quando o descobriu . Ainda segundo Edward Zwick, o ator não gostou da exclusão de uma cena que lhe permitiu enfatizar a loucura de seu personagem. Uma cena que Brad Pitt gostou muito e que o diretor sentiu, depois do ocorrido, que deveria ter sido mantido, e pediu desculpas por isso.