Bob Esponja: The Cosmic Shake é a aventura que todas as crianças pediram.
Desenvolvido por: Purple Lam |
---|
Publicado por: THQ Nordic |
Gênero: Ação e Aventura, Plataforma, Luta |
Série: SpongeBob SquarePants |
Lançamento: 31 de janeiro de 2023 |
Classificação indicativa: Livre |
Modos: 1 Jogador |
Disponível para: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC |
Bob Esponja: The Cosmic Shake consegue ser nostálgico para os adultos, e uma ótima diversão para as crianças. Pela primeira vez, a THQ Nordic consegue trazer nosso amigo esponjudo completamente dublado em Português do Brasil, inclusive, com as vozes originais do desenho a qual todos nós já tivemos um vislumbre em algum momento.
A localização completa trouxe uma sensação gostosa e aconchegante, pois além de nos ser familiar, ainda permite degustar de ótimas piadas do calça quadrada e seus amigos. É claro que a temática é infantil, mas é muito difícil de segurar a risada com os brilhantes insights que os personagens trazem para o diálogo.
Algo deu errado…
E o Bob Esponja, certamente é o culpado. Durante um passeio com o Patrick, os amigos encontram uma feiticeira que está vendendo umas bugigangas. Bob Esponja então vê algo brilhante e misterioso e resolve comprar, o que a feiticeira vende de bom grado, por se tratar de uma velharia.
O item faz bolhas mágicas e Bob Esponja sem ler as instruções de uso, acaba causando o caos na Fenda do Biquini e misturando diversos mundos do cosmo ao utilizá-lo. Cabe ele agora, resolver junto de Patrick e Kassandra — a feiticeira — o estrago que foi feito, reunindo toda a geleia e resgatando os personagens dos “mundos” que surgiram.
É para crianças!
Assim que iniciamos a aventura, fica claro que o jogo foi feito para crianças, assim como o desenho tem seu público alvo, é evidente que aqui também. Toda ação inclui um tutorial visual bem claro e simples, permitindo que qualquer um consiga aproveitar a gameplay sem maiores dificuldades. Inclusive os tutoriais se repetem, quando a ação envolve o progresso na história principal.
Os comandos envolvem bater, pular e planar. Existem algumas combinações, mas é isso. Nada de menus complexos ou árvores de habilidade.
A Fenda do Biquini
Em Bob Esponja: The Cosmic Shake podemos percorrer por toda a Fenda do Biquini, e conforme progredimos na história, podemos explorar portais que dão acesso a outros mundos. Além então da cidade do Bob Esponja, nos deparamos com 7 outros mundos que nada mais são do que variedades de cenários já conhecidos.
Esses mundos são cada um diferente dos outros, tanto em aspecto, pois todos os cenários e ambientações são bem divergentes. Como também, os objetivos principais se alteram proporcionando uma aventura divertida, mas sem ser tão repetitiva.
A gameplay é toda em terceira pessoa e podemos percorrer por cenários repletos de obstáculos, plataformas, quebra-cabeças, e claro, confrontos. Tudo bem equilibrado, pra satisfazer a criançada.
Mas, é assim tão fácil?
A princípio a preocupação de que você ficará eternamente entediado com a tamanha facilidade, se faz presente. Mas então, conforme o progresso do jogo, é nos exigido um conjunto de habilidades que apesar de não serem difíceis, tornam a aventura fluída e remotamente desafiadora.
Bob Esponja: The Cosmic Shake vai ensinando o jogador a realizar determinadas manobras, como planar entre plataformas distantes, não cair de uma montaria, se balançar corretamente nos ganchos e não demorar na prancha. Tudo isso é combinado em alguns trechos, deixando a gameplay bonita de se ver, e propiciando assim uma maior diversão para os jogadores mais experientes.
Variedade
Seja na Fenda do Biquini ou dentro de algum portal, sempre muita cor está envolvida. Os cenários são variados, assim como as fantasias que Bob Esponja precisa utilizar para adentrar nesses locais. A propósito, a customização tá bem bacana, permitindo alterar entre diversos trajes do amarelão, e também comprar novos ao juntar geleia — a moeda do jogo, e desbloqueá-las com ouro — ganho ao finalizar com sucesso missões secundárias.
O que não varia muito são os inimigos, novos aparecem e são misturados a cada novo portal atravessado, mas é possível contá-los nos dedos. Porém, não necessariamente é uma crítica, por se tratar de um jogo de menor orçamento, a quantidade está satisfatória, até porque cada um exige uma estratégia diferente para ser derrotado.
Parte Técnica
Se tratando de um jogo de PlayStation 4, a performance parece adequada, oferecendo pouco tempo de carregamento. A aventura também está devidamente polida, mesmo sem o patch Day One tudo fluiu corretamente, sem a presença de bugs.
A qualidade sonora se faz brilhar com a dublagem em PT-BR, como também todas as músicas descontraídas que molduram nossa exploração. Cenários e ambientação, são produzidos com bastante fidelidade ao que víamos no desenho, deixando apenas o aspecto gráfico um pouco a desejar. Afinal, quem está jogando no PlayStation 5, pode notar a falta de nitidez.
Bob Esponja: The Cosmic Shake: Vale a pena?
O jogo sem dúvida é uma ótima aquisição para quem tem criança em casa, já que jogos infantis estão em falta. Ainda mais por contar com uma dublagem tão excelente e fiel ao desenho, tornando-se assim uma ótima pedida para os fãs também. Logo, Bob Esponja: The Cosmic Shake cumpre o que promete, trazendo um conteúdo bem específico e divertido para os pequenos.
No entanto, para um adulto, só recomendo o jogo caso você se divirta jogando em baixa dificuldade. Pois tanto os desafios, batalhas, como os quebra-cabeças podem não oferecer uma experiência ao nível do seu conhecimento e aprendizado gamístico. Será apenas uma aventura casual e engraçada por algumas poucas horas.