Beyond Good & Evil 20th Anniversary Edition | Confira nossa review

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Ubisoft
Publicado por: Ubisoft
Gênero: Ação, aventura
Série: Beyond Good & Evil
Lançamento: 25 de junho de 2024
Classificação indicativa: 12 anos
Modos: Single-player
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X,  Nintendo Switch e PC (Ubisoft Store, Steam, Epic Games Store)

Após mais de 20 anos, Beyond Good & Evil retorna, em um 3º lançamento, desta vez, muito mais do que uma simples remasterização, contando com diversas melhorias, novos conteúdos ingame e melhorias de qualidade de vida. Mas será que isso é suficiente para justificar um novo lançamento? Confira!

Uma oportunidade para (re)descobrir um clássico

Beyond Good & Evil é um jogo de ação e aventura desenvolvido e publicado pela Ubisoft, lançado originalmente para PlayStation 2, Xbox, GameCube e PC, no agora longínquo ano de 2003. No game, o jogador acompanha as aventuras da ambiciosa e ousada repórter investigativa Jade, uma  artista marcial e assassina de aluguel/espiã que trabalha com um movimento de resistência para revelar uma conspiração alienígena.

No game, o jogador tem a oportunidade de explorar o mundo semiaberto de Hillys, um planeta marítimo incrível e estranho com ilhas esparsas, além de flora e fauna peculiares, com regiões diversas e amplas, repletas de vida. Seja nas ruas movimentadas da capital vibrante ou nas cavernas escondidas de vulcões dormentes, acabamos enfrentando criaturas grandes e pequenas, invadindo áreas perigosas, solucionando puzzles enigmáticos, jogando minijgames cativantes, além de correr contra os melhores pilotos de hovercrafts e fotografar toda a experiência, em uma combinação inovadora de jogo de ação e cenas dramáticas empolgantes.

Mas não pense que já estará sozinha nesta aventura! Além de seu bastão Daï-jo e sua câmera confiável, Jade também poderá contar com a ajuda de aliados, como seu tio porco (animal) adotivo Pey’j ou o corajoso Double H.

Embora o jogo tenha sido considerado um fracasso comercial no lançamento, mesmo tendo recebido críticas favoráveis, o jogo conquistou um culto de seguidores e é até considerado por alguns como um dos maiores videogames já feitos de todos os tempos. Uma versão remasterizada full HD do jogo foi lançada na Xbox Live Arcade e na PlayStation Store em 2011.

Um pouco da gameplay

Beyond Good & Evil é um jogo de ação e aventura com elementos de resolução de puzzles e uma dose de elementos do gênero stealth. O jogador controla a protagonista, Jade, de uma perspectiva de terceira pessoa. Jade pode correr, mover-se furtivamente, evitando inimigos, pular obstáculos e poços, subir escadas, empurrar ou bater portas e objetos e se achatar contra paredes, além de resolver puzzles. As principais ferramentas de Jade são seu cajado de combate Daï-jo (uma arma corpo a corpo ), discos para atacar à distância e uma câmera. A saúde de Jade, representada por corações, diminui quando atingida por ataques inimigos, podendo ser restaurada usando alimentos. Certos segmentos furtivos permitem que Jade lute por sua vida se ela for detectada, enquanto outros resultam em um game over instantâneo.

Além disso, como já dito acima, Jade também pode contar com a ajuda de alguns aliados, em certos momentos. Esses personagens são controlados pela IA, e os jogadores os direcionam por meio de comandos contextuais. Eles também possuem uma barra de saúde e ficam incapacitados se ela estiver esgotada.

Além de obter evidências e completar tarefas, a câmera de Jade pode tirar fotos de espécies animais em troca de moeda e escanear objetos para revelar mais informações sobre o ambiente. Quando a “Gyrodisk Glove” é obtida, Jade pode atacar inimigos ou ativar dispositivos à distância usando a interface da câmera.

Já em relação à exploração do game, existem vários minigames e submissões oferecidos por NPCs espalhados pelo mundo. Um hovercraft é usado para viajar ao redor do mundo, e também pode ser usado para disputar corridas e jogar outros minigames.  Mais tarde, a nave espacial Beluga também é adquirida. Ambos os veículos podem ser atualizados, por meio de pérolas obtidas conforme se avança no game, para alcançar novas áreas e progredir no jogo.

Novos recursos

Os recursos acrescentados ao game, tanto em termos de qualidade de vida, quanto de conteúdo, acabam tornando esta a melhor forma de se conferir esta aventura. Este relançamento melhorado conta com:

  • uma nova galeria ingame comemorativa do 20º aniversário, relembrando a história do desenvolvimento, desde os primeiros conceitos até o lançamento, incluindo diversas artes conceituais e vídeos inéditos, curiosidades exclusivas e conteúdo secreto nunca antes lançado, incluindo material cortado do game original.
  • áudio melhorado, com 15 músicas da trilha sonora regravadas com uma orquestra sob supervisão direta de Christophe Héral, compositor do game original.
  • gráficos melhorados, com alguns novos modelos, texturas e resolução para até 4k, em consoles modernos e desempenho de 60 fps.
    Visualmente falando, o aumento de resolução e melhores taxas de quadros proporcionados pelos consoles modernos é apenas parte do pacote. Todos os demais elementos visuais como textos, menus e ícones de HUD, receberam uma revisão considerável para não ficarem destoantes do resultado final. Da mesma forma, a maioria das texturas foram retrabalhadas com uma versão modernizada, algumas potencialmente tendo sido realizado upscale por IA. O resultado na maior parte delas acaba sendo eficaz, além de preservar o design e a ideia original.

  • save automático
  • possibilidade de pular cutscenes
  • controles redistribuídos, inclusive contando com suporte completo para controles, teclado e mouse no PC
  • novo modo speed run
  • 20 Conquistas inéditas
  • cross-save em todas as plataformas

Além disso, o game também conta com conteúdo exclusivo de história, que conecta o primeiro game à vindoura sequência, Beyond Good & Evil 2.

Beyond Good & Evil 20th Anniversary Edition: Vale a Pena?

Este jogo é mais do que uma remasterização de uma franquia pela qual o público se apaixonou. Entre a reformulação gráfica, o conteúdo inédito e alguns extras, ele ainda é um jogo atemporal, mesmo com o pesar da idade inevitável sobre algumas mecânicas de gameplay. Ainda é uma aventura agradável que vai te encher de nostalgia pelos jogos de plataforma 3D da era 128 bits e é certamente a melhor maneira de jogar nos dias de hoje um dos maiores sucessos cult do mundo dos games. Vale a pena a conferida até a vinda da sequência do game!

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 5 pela UbiSoft para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.